Archive for the ‘Receitas’ Category

Alho Negro em Video

Monday, January 14th, 2013

Prato de Alex Atala, “Cogumelo Cru e Tostado Com Alho Negro e Mandioquinha Defumada”, em video, feito por Carlos Bêla para o Gastronomika 2012.

COGUMELO CRU E TOSTADO COM ALHO NEGRO E MANDIOQUINHA DEFUMADA from Alex Atala on Vimeo.

Filé à Wellington Com Alho Negro Bombay

Thursday, November 29th, 2012

Para 2 porções:

2 filés com cerca de 3 cm de altura

Sal e pimenta do reino

1 cebola pequena

200 gramas de cogumelos portobelo ou champignon

3 a 4 dentes de alho negro

Massa folhada laminada

Tempere os filés com sal e pimenta e leve ao fogo em uma frigideira bem aquecida, untada com óleo até dourar bem de um lado. Vire e doure de outro. Teste com o dedo para conferir o ponto. No Japão dizem que se está mole como o lóbulo da orelha, está mal-passado. Como o da bochecha, está ao ponto e se estiver firme como a ponta do seu nariz, está bem-passado.

Retire do fogo e deixe descansar em uma travessa até esfriar.

Enquanto isso, refogue a cebola em um pouco de manteiga até murchar. Adicione os cogumelos picados e refogue. Os cogumelos tendem a absorver líquido e gordura, mas depois “choram” um caldo. Refogue até quase todo o caldo evaporar. Há quem adicione um pouco de brandy, vinho branco ou conhaque. Fica a seu critério. Tempere com sal e pimenta e passe por um processador de alimentos, até formar uma pasta. Adicione os dentes de alho negro picadinhos e misture.

Enxugue bem os filés com um papel toalha. Pegue 2 pedaços de filme plástico e coloque um pouco da pasta de cogumelos em cada um. Coloque os filés em cima desses montinhos e cubra-os com mais pasta de cogumelos. Embrulhe com o filme plástico e congele. Deixe no congelador até meia hora ou um pouco mais antes de servir.

Abra a massa folhada e embrulhe cada filé, ainda congelado, com ela. Feche bem as bordas, pincelando com clara de ovo para selar as emendas.

Pincele com gema e, com uma faca afiada, risque a superfície para que a massa possa estufar. Leve ao forno bem quente até dourar e sirva imediatamente.

Manteiga de Ervas e Alho Negro

Monday, November 19th, 2012

Para manteiga suficiente para 6 porções:

50 gramas de manteiga

2 colheres de chá de salsa desidratada (liofilizada)

1 colher de chá de estragão desidratado (liofilizado)

3 dentes de alho negro picado

50 gramas de manteiga

Derreta 50 gramas de manteiga em fogo baixo. Com uma colher, com cuidado, retire a espuma que se forma na superfície. Adicione a salsa e o estragão e deixe por cerca de 30 segundos. Desligue o fogo. Espere esfriar, adicione o alho negro picado e a manteiga restante, formando uma pasta.

Coloque em um filme plástico, enrole e dê um nó das duas pontas, formando um rolinho bem apertado. Leve à geladeira até a hora de usar.

Corte uma fatia e sirva sobre carne, frango ou peixe grelhado. O que não for utilizado, pode ser congelado.

A vantagem de usar ervas liofilizadas em relação a frescas, neste caso, é que podem ser congeladas. Ervas frescas tendem a mudar de cor, textura e sabor quando congelam.

Bagel com Pastrami, Cebola e Alho Negro

Monday, January 9th, 2012

Simples assim. Cebolas fatiadas, curtidas por uns 15 minutos em vinagre de maçã. Misture a pastrami fatiado, azeite e alho negro picado. Coloque dentro de um bagel aquecido, com algumas folhas de brotos de alface.

Para a receita do pão, publiquei aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=4479

Penne com Cogumelos e Alho Negro

Monday, May 23rd, 2011

Cogumelos ficam ótimos com manteiga. Melhor ainda com um pouco de shoyu. Esqueça por um instante que o molho de soja é típico da culinária oriental. Ele acentua sabores e, dependendo do tipo de shoyu, tem uma certa acidez, que é ótimo com esse prato. É muito fácil

3 a 4 shiitakes frescos, sem cabos, cortado em fatias

1/3 de pacote de shimeji

Algumas colheres de vinho branco seco

1 colher de manteiga

1 ou 2 colheres de chá de molho de soja (shoyu)

2 dentes de alho negro

100 gramas de penne ou outra massa de sua preferência

Cozinhe o macarrão em bastante água salgada.

Enquanto isso, refogue os cogumelos em meia colher de manteiga e um pouco de sal, até começarem a dourar. Primeiro vão absorver a gordura, depois vão soltar água e, finalmente, dourar.

Adicione o vinho branco, o molho de soja e a manteiga restante. Misture.

Adicione os dentes de alho negro picados.

Junte o macarrão cozido e escorrido. Misture e sirva.

Para decorar, coloquei um montinho de alho-porró em tiras, passado em óleo quente e um dente de alho negro.