Massa Oriental com Pasta de Alho Negro

Sempre gostei das massas orientais, geralmente fáceis e rápidas e com muitos vegetais, fazendo da refeição algo colorido, equilibrado e satisfatório. Usei um tipo de macarrão chinês, largo e fino, que cozinha em uns 2 ou 3 minutos. Poderia ter usado macarrão para yakisoba. A pasta de alho conferiu um sabor novo, sem ser muito forte e combinou bem com shoyu e molho hoisin. O molho é adocicado, com um aroma final de alho, mas sem ser exagerado. Muito, muito fácil de fazer.

1 porção de massa por pessoa; no caso, usei 3 porções

3 filezinhos de frango (já vi vendendo sob o nome de sasami, que é o nome do corte em japones), picados em cubos de 2-3 cm.

1/2 colher de chá de gengibre ralado

Sal e algumas gotas de sake

1 colher de sopa de amido de milho ou polvilho

1/2 cenoura média, cortada em tiras

1 cebola pequena, cortada em pétalas (cortada ao meio e depois do centro para a parte externa, obtendo meias-luas)

1 tingensai (bok choi; se preferir, use brócolis)

Um punhado de aspargos frescos, cortado diagonalmente, formanto tiras meio compridas

1 colher de sopa de molho hoisin

1 colher de sopa de pasta de alho negro (que é o alho negro amaciado e esmagado até virar um purê)

3 colheres de molho de soja

Sal

Coloque a água para ferver. Enquanto isso, tempere o frango com gengibre, sal e umas gotas de sake. Deixe pegar gosto por alguns minutos.

Aqueça uma wok ou frigideira bem larga. Acrescente óleo e refogue ligeiramente o frango. Adicione as cebolas e a cenoura e continue refogando até que fiquem macias. Adicione o tingensai cortado irregularmente. Deixe murchar e junte os aspargos. Mexa e adicione cerca de meia xícara de água. Deixe ferver e cozinhe até que tudo esteja macio, mas não molenga. Isso leva uns 2 minutos, no máximo.

Misture o molho hoisin, a pasta de alho e o molho de soja. Se preferir menos doce, diminua a quantidade de molho hoisin. Como a quantidade de sal varia muito conforme o tipo de shoyu e da marca, talvez seja preciso corrigir. Deixe isso para o final.

Junte o molho, misture e despeje a massa já cozida. Misture tudo, confira o sal e sirva imediatamente.

PS: Só estou sugerindo alguns ingredientes; se preferir, use brócoli, cogumelos, broto de feijão, ervilha-torta, etc. O frango pode ser substituído por carne de porco e, creio eu, também ficaria bom com camarão. Por fim, ainda vou experimentar usar molho de ostras no lugar  do molho hoisin. Creio que também ficaria bom.

Tags:

1 Comment

  1. Adri says:

    tou babando aqui… parece mto delicioso!

Leave a Reply