Slow Cooking.

Por favor, não confunda com slow food. Slow cooking é cozinhar devagar, devagarinho. Sem pressa. Impossível para os dias pós-modernos, onde tudo é para ontem? Não. Há muito tempo comprei uma Shuttle Chef e nós duas vivemos felizes para sempre.

Feijão? Fervo o feijão que deixei de molho, por dez minutos. Tampo e coloco na parte térmica. Saio, trabalho, volto e o feijão está pronto. Sem estourar os grãos (se quiser fazer uma salada), com ótimo sabor. Carne também. Todos os cozidos ficarão muito bons, com baixo consumo de gás ou energia, sem perigo de queimar ou incendiar. Quer mais? Confira no site:

http://www.thermalcookware.com/

Share This Post

12 Comments

  1. admin

    Lembre apenas de ferver por uns dez minutos antes de colocar na parte térmica. Essa panela mantém uma temperatura boa por, no mínimo, 6 horas.
    Uma opção é fazer iogurte, por exemplo, nela. Aqueça a água até ficar morna e coloque um pote de leite com iogurte natural dentro (melhor que o pote tenha tampa que feche bem). Depois de algumas horas, o iogurte está firminho. Para fazer iogurte, é preciso que o leite seja o pasteurizado (de saquinho, o de caixinha não funciona) e eu costumo acrescentar umas colheres de leite em pó, para que fique mais espesso.

  2. Marisa Ono

    Não, trata-se de uma panela comum que se encaixa em uma “caixa” térmica, que mantém o calor por algumas horas. Segue o mesmo princípio das garrafas térmicas. Depois de fervida, a comida cozinha lentamente. Com isso, o feijão não arrebenta, carnes cozinham sem gastar muito gás, sopas ficam quentinhas por horas.
    Sei que existem similares, produzidas na China. Eu mesmo tenho uma. Mas não procurei nas lojas e não sei se existe algo assim, sendo comercializado.

  3. Marisa Ono

    Existem outros modelos, creio que chineses, à venda no Japão. Não são tão bonitos, mas são mais baratos e funcionam bem. Lamento que não veja essas panelas no Brasil. Ajuda a economizar gás e tempo, além de proporcionar um feijão cozido sem estourar os grãos.

  4. Eu comprei uma Freecom (isso, daquela marca de ar condicionado portátil) para a minha mãe há uns 13 anos, em uma loja de gadgets importados.
    Bom, ela não gostou e passou para mim quando me casei \o/ e acabei de tirá-la da caixa para fazer iogurte caseiro… funciona muito bem. Eu coloco o leite com coalho morno na panela maior, água fervente em uma menorzinha que fica por cima, tampo e deixo umas 8 horas. Fica ótimo e é bem mais fácil de lavar que a garrafa térmica.

  5. Marisa Ono

    Não dá para fazer muita coisa com uma iogurteira, a temperatura fica em torno de 36 graus, se não me engano. Não dá para cozinhar nada, só se for tentar fermentar soja e fazer nattô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *