Dorayaki

O Dorayaki é um doce bem popular. Basicamente, é uma massa feita na chapa, parecida com a das panquecas americanas. Recheadas com doce de feijão (anko), unidas duas a duas, são consumidas no lanche. Confesso, não sei qual a origem desse doce. Só sei que um personagem de desenho animado, o Doraemon, faz praticamente qualquer coisa por esse doce.

Dorayaki

Rende cerca de 5 unidades

3 ovos, batidos

150 gramas de açúcar

1 colher de glucose de milho

180 gramas de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

2/3 de xícara de água

Cerca de 1 xícara de doce de feijão (tsubu-an)

Bata os ovos com o açúcar e a glucose, até espumar. Acrescente à farinha, aos poucos, misturando bem. Dissolva o fermento em pó na água e acrescente à mistura da farinha, batendo bem. A massa deve ser lisa.

Aqueça uma frigideira, levemente untada. Despeje uma porção de massa. Cozinhe em fogo brando, até surgirem bolhas na superfície. Vire, mas deixe até apenas secar. Não deve pegar cor desse lado.

Recheie os dorayakis com o anko, de maneira que o recheio fique mais alto no meio e não atinja as bordas. Ao unir as duas panquecas, não se verá o doce do lado de fora.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , . ligação permanente.

6 Responses to Dorayaki

  1. Pingback: kanten blog » Dorayaki Faces

  2. Toshi Akuta diz:

    Marisa,
    Prazer! Adorei o blog, adorei a receita de dorayaki e sou fã do seu alho negro! Não sabia que era cultivado no Brasil, fiquei sabendo em um workshop do Kanashiro, no evento Prazeres da Mesa. Sou aluno de gastronomia e tava assisstindo a aula dele quando ele disse que uma japonesa cultiva o alho negro. Esqueci de perguntar na hora o nome de quem produzia, mas por sorte cai nos eu blog!

    Um beijo,

    Akuta.

    • Marisa Ono diz:

      Eu li sobre o workshop do Adriano Kanashiro. Curiosamente, não o conheço pessoalmente, assim como outros tantos chefs. Geralmente só converso com o pessoal do departamento de compras…

  3. Pingback: Dorayaki Da Minha Tia « Delícia

  4. Laura Noda diz:

    Oi Marisa.
    Eu uso sempre suas receitas como referencia para aquilo que quero fazer.
    Agradeco suas postagens e seus testes.
    Entrei hoje para ver uma receita de dorayaki e encontrei duas receitas no seu blog. Gostaria de saber se faz muita diferenca entre a receita que vc posta como Receita da minha tia e a receita que vc posta como dorayaki.
    Obrigada

    • Marisa Ono diz:

      A receita de dorayaki da minha tia ficou mais fofa mas um pouco diferente dos que eu comia no Japão, que são um pouco mais firmes. Mas ambas são boas.

Os comentários estão fechados.