Doce Presente

Eu gosto de dar doces de presente. Creio que tem a ver com lembranças da infância e o hábito que se tinha de se trocar pratos cobertos com uma toalha com a vizinhança. E a cada dia, menos gente faz coisas em casa – isso em praticamente no mundo todo. No Japão, o “tezukuri” (literalmente, feio à mão) é muito valorizado. Presentear alguém com algo artesanal é considerado de extremo bom-gosto.

Algo curioso na cultura japonesa é exatamente essa troca de presentes, o ano todo. Algumas datas, claro, são consideradas especiais, como no Ano-Novo e o Valentine’s Day. Por exemplo, quando alguém viaja para alguma outra província, costuma trazer na bagagem caixas com doces típicos do lugar, para parentes, amigos e colegas de trabalho. Alguns doces são muito cobiçados, como o momiji manju de Hiroshima ou o Tokyo banana. O presente também é uma forma de agradecer um favor. Também se costuma deixar uma caixa de doces em despedidas, quando algum funcionário se tranfere de seção ou decide pedir demissão.

Feitos à mão, industrializados, em embalagens decoradas ou mais simples, caras ou mais baratas. Se essa idéia pegasse no Brasil, seria algo bom para o comércio, para os confeiteiros, artesães, doceiros.

A foto que coloquei é da fábrica de chocolates Royce, de Hokkaido. Uma vez ganhei uma caixinha desses maravilhosos doces, produzidos direcionados mais para um público adulto, creio eu, por conta da apresentação e do sabor, que é bem menos doce que os consumindos, por exemplo, no Brasil e Estados Unidos.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades. ligação permanente.

2 Responses to Doce Presente

  1. Luciana Bonino diz:

    O costume aqui na Holanda é presentear com flores. É impossível visitar alguém sem levar pelo menos um botãozinho de rosa, mas estou querendo introduzir os pratinhos recobertos de guardanapos e recheados de guloseimas como parte dos meus presentinhos!
    No Brasil eu costumava fazer sempre alguma coisa especial para presentear os amigos no Natal. Acho muito mais significativo dar alguma coisa preparada por mim do que comprar um presentinho qulaquer que depois vai ficar esquecido em alguma gaveta. Todo mundo adorava!

  2. Adorei todas as conversas e dicas para presentear os amigos, familiares, vizinhos, etc. Formidável! Amei! Se possivel, gostarei de receber mais dicas e receitas doces e sagadas. Agradeço com antecedencia. Muito obrigada. Bjs/Mauricéa.

Os comentários estão fechados.