Defumando na Frigideira

Vi essa técnica umas quatro vezes na tv antes de me animar a experimentar. Como tinha um pouco de linguiça que sobrou do churrasco do final de semana, resolvi arriscar.
Coloquei cerca de 1 xícara de farinha de mandioca e um sachê de chá preto em uma frigeira tipo wok, funda e de paredes espessas.

Por cima, o disco do cozimento no vapor, as linguiças (salpiquei um pouco de açúcar nelas), um pano úmido, a tampa e papel alumínio para vedar. Fogo alto no início, até começar a cheirar. Depois baixei de deixei, no total, por uma hora.
Não ficou tão bom quanto feito no meu defumador, mas a cor não está má. Se eu tivesse usado lascas de madeira, talvez o sabor fosse melhor. E da próxima vez, vou usar uma grade, para que as linguiças recebam mais fumaça.
O curioso não foi tanto o sabor. Foi a textura. A linguiça ficou suculenta e com uma textura próxima à de uma salsicha. Provavelmente por conta da temperatura.
Alguns autores sugerem usar só chá preto ou misturado com arroz integral ou lascas de madeira. Vale como opção para defumar pequenas porções de carne ou queijo, em casa, sem fazer muita sujeira.

Share This Post

3 Comments

  1. Júlio César

    Tenho dificuldade de manter os chips de madeira fumaçando. Começam bem e logo em seguida deixam de produzir fumaça.
    Como fazer para que queimem por um longo tempo?
    Grato

  2. Marisa Ono

    Talvez parem de queimar por falta de oxigênio. Sim, precisa haver uma entrada de ar para queimar. Outra possibilidade é que a madeira que você está usando não é adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *