Onigiri

Onigiri me lembra muita coisa. Almoços apressados, passeios fora da cidade, caminho para a praia, churrascadas em família. No Brasil e no Japão, o onigiri é comido com as mãos. E o simples bolinho de arroz, com um pouco de sal, pode receber um umeboshi no seu interior, ou flocos salgados de salmão, ou carne de porco frita com miso. Ou o que a imaginação permitir, já que não há receita de onigiri. Podem ser cobertos inteiramente, usando meia folha de alga nori, ou só parcialmente coberto ou totalmente descobertos. Podem também ser assados (e pincelados com shoyu), ganhando uma crosta crocante. Até o formato pode variar. Mas eu costumo faze-lo triangular. Existem moldes, mas faze-lo à mão não é difícil. Basta molhar a mão em um pouco de salmoura, para o arroz não grudar. Encontrei essas fotos do passo-a-passo no airandangels. Novamente esbarro no fato que não consigo tirar fotos com as minhas duas mãos ocupadas. 😀

Onigiri pode ser comprado em lojas de conveniência, supermercados e lojas de omusubi (outro nome para onigiri). A Oda Musubi, em Shinjuku, vende 4.500 unidades por dia, custando cerca de US$ 1,50 cada um. Eu conheci gente que levava onigiri todos os dias para o almoço. E isso durante anos! Mas acho que quem realmente conseguiu expressar as emoções que um onigiri pode provocar foi Miyazaki em “A Viagem de Chihiro”. Sen chora enquanto come um.

Na Komenet, curiosidades. Em Nagano, o onigiri vai ume do tipo duro (kari-kari), enquanto que em Yamanashi, é assado com miso. Em Shizuoka, onde morei, o produto típico da região, o sakura-ebi entra e em Aichi, vai um tempura de camarão. No site também tem uma série de idéias e fotos. Em japonês. E nem sempre o onigiri é feito com arroz branco. Pode ser feito com arroz de castanhas, de frango, arroz mochi (sekihan) e arroz com matsutake. A foto que coloquei é de lá.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, rápido com as tags . ligação permanente.

8 Responses to Onigiri

  1. D.R. diz:

    Hmmm, Onigiri. Muito tempo que eu não como e o meu não fica como eu gosto….

  2. Marisa Ono diz:

    Para o onigiri ficar realmente gostoso, o arroz tem que ser bom. Cada um modela de um jeito, já reparei. O meu fica menos prensado e o da mãe, bem duro. Questão de gosto e de mão.

  3. Mariana Takagui diz:

    Como seria essa saumoura? Água com sal simplesmente?
    Estou procurando um jeito de fazer oniguiri e gostei do jeito de fazer como vc falou, assado e pincelado com shoyu… No caso posso por umeboshi no centro e assar?

    • Marisa Ono diz:

      Apenas água e sal e na quantidade que preferir. Eu gosto de mais salgado, quase tão salgado quanto a água do mar. Não, Mariana, onigiri assado não leva recheio, creio que ficaria temperado demais. Se preferir, sirva o umeboshi à parte.

  4. Re diz:

    eu levo de lanche na escola as veses adoro quando minha mae inventa varios tipos de onigiri por exemplo:recheado com salsicha,com carne,com frango, mas é otimo pra leva no piquiniqui ou quando meu pai faz churrasco ha e é otimo com um tempero que se chama furikake e com alga nori

  5. Vera Nanae Ida diz:

    Marisa Ono, sou fã de suas receitas. Não consigo achar a receita do onigiri recheado com missô doce. Vc teria a receita do recheio?

    • Marisa Ono diz:

      Não conheço esse onigiri. De vez em quando faço abura-miso, que é miso refogado em banha. Um pouco de cebolinha no final, para quem gosta. Talvez seja algo parecido, só que vai açúcar e/ou mirin. Ou uma mistura de miso e pasta de feijão preto chinês, que é bem doce.

  6. christopher diz:

    Onigiri sem nada + linguiça deve ser a melhor combinação das duas culinárias.

Os comentários estão fechados.