Cocadas

Outro dia fiz cocadas, com coco frescos que estava na promoção do supermercado. A parte chata de tudo é descascar e rala-los. Já fazer as cocadas, exige pouco tempo e um pouco de prática. A receita abaixo pode ser feita tanto com coco ralado ou com coco cortado em fatias finas (conhecidas como cocada de fita). Antes de tudo, deixe pronto uma assadeira ou superfície untada com manteiga. Essas cocadas são muito úmidas, macias.

Cocada Branca

Para cada 300 gramas de coco ralado, uso 500 gramas de açúcar e um copo de água.

Levo ao fogo o açúcar e a água, fervendo sem mexer. Testo a calda, colocando um pouco dela morna, entre os dedos. Deve formar um fio que se rompe com certa facilidade.
Junto o coco e deixo que apure. Misturo com frequência, até aparecer o fundo da panela. O ponto é quando a calda (pouca) se tornar leitosa, o doce, espesso e sentir que nas bordas da panela se forma uma crosta açucarada.
Imediatamente despejo colheradas do doce sobre a assadeira untada. Não toco, não mexo até que esfriem. Elas começam a endurecer praticamente assim que tocam a superfície fria, por isso, trabalhe com rapidez.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita. ligação permanente.

3 Responses to Cocadas

  1. cristina diz:

    Quem conhece uma doceira que faz cocadas de fita em forma de flor para festas?
    No Rio de janeiro ou Petrópolis.
    Obrigada.

  2. Angela Camargo diz:

    Olá Marisa, estou amando seu espaço. É muito gostoso ler o que você escreve, cada vez que apresenta uma receita, a história de cada uma. Queria deixar uma dica, se é que você ainda não conhece: se congelar o coco inteiro, no freezer mesmo, você consegue “descascá-lo” sem aquela película marrom. Abraço. Angela Camargo – Jaú – SP

Os comentários estão fechados.