Nigauri ou Goya

Esse pepino amargo e carocento (que minha amiga Luciana Farah chamou de “pepino em braile”) é comum no verão japonês. Apreciadíssimo ao sul do país, em Okinawa, é consumido refogado (com carne de porco, tofu e ovos), chips (cortado em fatias, depois de aberto e retirado as sementes e o miolo branco e frito; alguns salpicam uma mistura de sal e açúcar, outros só usam sal) e até suco (misturado com laranja e maçã).

A primeira vez que comi, assustei-me com o amargor e prometi nunca mais come-lo. Depois de algum tempo, experimentei novamente e ainda achei amargo. Finalmente, um dia, estava com vontade de come-lo…

Dizem que tem propriedades magníficas, como combater o cansaço do verão, reduzir o colesterol e ajudar a emagrecer e diminuir as marcas da celulite. Verdade ou mito, o fato é que o povo de Okinawa consome muito e vive muito bem… Então, porque não consumi-lo?

A minha maneira favorita é com carne de porco em fatias finas, refogada, um pouco de misso no final e pimenta vermelha. E pretendo aproveitar, que está na época!

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Culinária japonesa, curiosidades, receita com as tags , , . ligação permanente.

8 Responses to Nigauri ou Goya

  1. Pingback: Delícia » Chá de Goya (Nigauri)

  2. Pingback: Delícia » Blog Archive » Goya com Porco

  3. elisangela barbosa diz:

    oi ……….
    ,nao consigo encontrar em portugal lojas que possa fornecer este cha. Queria que vcs me enformassem algumas lojas aqui aonde posso encontrar.
    Muito obrigada

    atenciosamente Elisangela

  4. admin diz:

    Talvez você encontre esse chá em farmácias homeopáticas ou lojas de ervas medicinais, com o nome de “bitter melon tea”, amapalaya ou sob o nome científico: Mormodica charantia.
    Se mesmo assim não encontrar, é possível compra-lo através de sites internacionais.
    Este, por exemplo, despacha para Portugal,
    http://www.evitamins.com/product.asp?pid=6755.

  5. Pingback: Delícia » Blog Archive » Goya com Tofu e Ovos

  6. Pingback: Chips de Jiló | Delícia

  7. E#vandro LUiz diz:

    Como preparar um Nigauri

Os comentários estão fechados.