Coxinhas.

São centenas, talvez milhares de receitas. Hoje em dia, pelo que sei, bares e lanchonetes usam uma mistura pronta. A mesma mistura serve para fazer coxinhas, risoles, bolinhos variados. Mas para mim, coxinha é coxinha e ponto final. A massa de coxinha é diferente da de risoles porque contém batata ou mandioca cozida, que confere uma textura mais macia, quase cremosa. Esta receita é muito boa.

Massa para Coxinhas

3 copos americanos de caldo de frango

1 colher de sobremesa de sal

1/2 xícara de óleo

3 copos americanos de farinha de trigo peneirada

600 gramas de batata cozida de amassada

Leve ao fogo o caldo, o óleo e o sal. Assim que abrir fervura, adicione a farinha de uma vez só, misturando vigorosamente, para não empelotar. Continue mexendo até começar a descolar da panela. Deixe esfriar.

Acrescente as batatas cozidas e amasse, como se fosse pão. A massa ficará lisa e macia (unte com óleo as mãos e a superfície de trabalho).

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, receita. ligação permanente.

32 Responses to Coxinhas.

  1. Eder Wolff diz:

    como a sua receita é de 2007 e eu nao sei se voce ainda esta na net resolvi me arriscar,existe um meio de esta massa ficar totalmente sem grudar nas mãos ?eu adoro cozinhar mas tenho PAÚRA de massa grudada nas mãos,e nao consegui encontrar nenhuma até agara que nao fica-se grudando nas mãos depois que esfria um pouco.

  2. admin diz:

    Basta deixar a massa amornar e ir enrolando com as mãos untadas com óleo (pouco óleo). Deixo um pires com óleo por perto e vou untando as mãos conforme o necessário.

  3. Viviane diz:

    Oi !Gostaria de saber se pode congelar??

    Obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Sim, mas aconselho fazer o congelamento aberto – leve-os para congelar em uma assadeira. Depois de congelados, feche-os em um saco plástico ou pote bem fechado.

  4. Raquel diz:

    Da para fazer bolinha de presunto e queijo com a mesma massa das coxinhas?

  5. Raquel diz:

    Muito Obrigado, a Srª saberia me dizer como faço massa folhada para empadas?

  6. Raquel diz:

    Fiz a massa, as bolinhas de queijo com presunto, passei no ovo e na farinha de rosca, mas ficou diferenta das q costumo comprar, mas ficou uma delicia, o q fazer< Quero q elas fiquem igual, depois de prontas antes de fritar o q eu devo fazer???

    • Marisa Ono diz:

      Não sei como são as bolinhas que você compra, Raquel. Provavelmente são feitas com preparado industrializado à venda em atacadistas, como o Atacadão, Assaí ou Makro. Talvez encontre algo em sites como o Cybercook, Bem-feitinho, etc.

  7. GISLAINE diz:

    olá eu vendo produtos congelados e agora vou começar eu mesma a fazer os salgados como coxinha, risoli entre outros quanto tempo eu posso colocar de validade para os salgados. e se existe alguma tecnica para o congelamento e para quando meu cliente for fritar para que o salgado não estore.
    obrigado bjs

  8. Nina diz:

    Oi, adorei a receita. nunca fiz salgadinhos mas adoro cozinhar e quero tentar para o aniversario da minha filha. Pra fritar depois de enrolar as coxinhas devo passa;las na farinha de rosca, trigo…leite…agua…rs??? Desde ja obrigada.

  9. cleia diz:

    A quantidade de caldo deve ser sempre a mesma da farinha e a do óleo a metade de um deles?

  10. Cleia Maria Brisola diz:

    Porque a massa de coxinha as vezes fica ADOCICADA? Outras perguntas:- 01)- a farinha de trigo é que define a qualidade da massa ou tanto faz uma marca cara ou mais barato? 02) Para congelar é melhor deixar de passar na clara e farinha de trigo ou não interfere em nada? 03) Me falaram que massa de coxinha com batatas não podem ser congeladas, porque a batata no freezer se estraga e dá gosto ruim : – isto é verdadeiro?

    • Marisa Ono diz:

      Quando se quer fazer algo de qualidade, tem que dar atenção aos ingredientes. Já experimentei fazer massa de coxinhas com uma farinha bem barata, mas não deu o ponto e ficou adocicada. Não sei se adicionam amido ou outra coisa, mas o fato é que não vale a pena economizar. Congelo as coxinhas já empanadas, seja com massa de batatas ou mandioca e nunca tive problemas. Sugiro que você dê uma olhada no Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: http://www.sbrt.ibict.br/busca-1
      É preciso fazer um cadastro para poder visualizar as respostas, mas há muito material para quem quer produzir praticamente qualquer coisa. Inclusive informações sobre alimentos congelados.

  11. Michelle diz:

    boa tarde bom eu gostaria de saber o que faço para dar liga no quibe me ajude por favor eu faço para vender mais toda a hora que frito ele esfarela e tambem eu gostaria de saber o risolis e a mesma massa da coxinha?? obrigada!!!

  12. Silvia Lima diz:

    Eu preciso experimentar, moro no Canada e qero fazer salgadinhos para a Comunidade aqui..vou tentar fazer agora e depois post meu comentario..
    Grande Marisa,,adorei seus post

  13. Andrea diz:

    Ola, dona Marisa Ono
    Gostaria de agradecer por postar uma receita tão básica fácil e gostosa, antes eu me matava pra fazer massa de coxinha e saia tudo errado perdia os ingredientes e pra piorar jogava tudo fora, ja copiei e guardei nos meus arquivos.
    Desejo um Bom Natal e que 2012 a senhora tenha muito mais sucesso.
    grande abraço!!

  14. ANDRESA QUELI diz:

    A FARINHA É SEM FERMENTO? OBRIGADO

  15. maria ester santos dasilva diz:

    ola marisa depois de feita preçisa passa na farinha de rosca

  16. maridtela diz:

    ola tudo bem?
    quantos tabletes de caldo tenho q dissolver nos tres copos americanos.
    obrigada.

  17. Maria Luiza Guimaraes diz:

    Obrigada por sua receita tao boa e pelas respostas esclarecedoras.Isso e pura generosidade

  18. Fernanda diz:

    Fiz a massa mas quando esfriou ficou super grudenta e não consegui nem rechear,ainda dá pra salvar a massa??

    • Marisa Ono diz:

      Faça mais massa de caldo com farinha e adicione, misturando bem. E acho melhor trocar de farinha, uma vez passei por algo parecido e o problema era na farinha, que não dava liga, parecia que tinha muito amido.

  19. sonia diz:

    Posso substituir a batata por mandioca??

Os comentários estão fechados.