Azeite Japonês

Há algum tempo vi em um programa da tv japonesa oliveiras e a produção de azeite no Japão. Eu pensava que o cultivo era algo recente. Depois, em um programa do Jamie Oliver, um convidado disse que usava azeite em pratos de inspiração oriental e alegou que o Japão estava produzindo azeite e era apenas uma questão de tempo para surgirem pratos japoneses com azeite.

Bem… Fiquei pensando nisso. Não fiz experiências com azeite e pratos japoneses, não, mas fui pesquisar a respeito dele. Para a minha surpresa, o azeite é consumido no Japão há mais tempo que eu pensava. O primeiro azeite produzido por lá data de 1881, em Kobe (embora tenha encontrado uma fonte afirmando que o início da plantação foi em 1842). O pico da produção foi nos anos 60. Depois, com o aumento nas importações, preços do mercado internacional, a produção sofreu declínio e, hoje em dia, limita-se a uma pequena produção na província de Okayama e na ilha de Shodo. No entanto, nos últimos anos, o consumo do azeite no arquipélago tem aumentado. Provavelmente por conta da popularização da culinária italiana e pelos benefícios à saúde atribuídos a ele.

Quanto às comidas, só encontrei um tofu de azeitonas (não faço a menor idéia de como seja feito), sorvete de olivas e lamen. Eu, particularmente, acho difícil a harmonização do azeite com pratos tradicionais japoneses.

Para saber mais:

1st olive, que comercializa azeite e produtos, em japones

Informações sobre comercialização, importações e estatísticas, em inglês.

Share This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *