Abaixo o Tender de Natal

presunto

Aliás, pelo que sei, o Tender só existe no Brasil. No resto do mundo, é presunto defumado, mesmo. Segundo István Wessel, a confusão ficou por conta do frigorífico Wilson, que lançou o presunto como TenderMade.

Eu nunca comi presunto defumado com abacaxi, pêssego e outras frutas em calda, muito menos com fios de ovos. Porquê? Uma vez comi um presunto caramelado e não gostei. E eu não tenho nada, absolutamente nada contra o agridoce. Simplesmente acho que presunto não combina com pêssego e outros doces em calda. Um molho de vinho branco e geléia de laranja talvez faça par melhor. Enfim, é uma birra pessoal, sim. Sem falar que lembra demais aqueles pratos que apareciam nas capas da Bom Apetite.

Por essas e por outras, passo longe do presunto natalino. Gosto dele no resto do ano, dentro de um pão, aquecido na frigideira, com ovos, com batatas, com grão de bico ou puro.

E, para quem quiser tentar fazer em casa:

Pegue um pedaço de pernil desossado, com couro. Coloque em uma salmoura (água, sal, pimenta do reino quebrada e sal de cura) por duas semanas e mantenha na geladeira. Eu injetei a solução na peça de carne com uma seringa veterinária, em vários pontos, para garantir uma absorção mais rápida e uniforme do sal. Depois disso, escorri e deixei secando, na geladeira, por alguns dias. Por fim, defumei por algumas horas e terminei o processo assando no forno mínimo, até atingir 70 graus de temperatura no interior.  Pronto, é só fatiar (retire o couro, vai estar duro e impossível de mastigar) e sirva.

Não me pergunte quantidades. O sal de cura segui as instruções do fabricante. O sal foi algo como 1 colher para cada quilo de carne, mais outra colher para cada litro de água.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em carnes., conservas, cotidiano, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Abaixo o Tender de Natal

  1. emilson fernandes da costa diz:

    Estou começando no ramo de fabricação de linguiças, e gostaria de saber se com sua experiencia , no quevoce pode ajudar-me neste meu inicio, e estou tendo dificuldades neste inicio quanto a aquisição de peles. será que voce pode me ajudar, em todas as etapas.

    • Marisa Ono diz:

      Emilson, para fabricar e comercializar linguiças, você vai ter que seguir normas da Vigilância Sanitária. É melhor entrar em contato com a unidade mais próxima e informa-se antes sobre exigências. Há também um curso sobre manipulação de alimentos e sobre os aditivos utilizados. Outras informações sobre o fabrico industrial podem ser encontradas na página do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: http://sbrt.ibict.br/ mas é preciso fazer um cadastro no site. E finalizo lembrando que este é um blog culinário, pouco sei sobre abertura de empresas, implantação de normas e administração de empresas.

  2. Pingback: Coisas da Semana « Delícia

Os comentários estão fechados.