Degustando Shoyu

O molho de soja, presente na culinária japonesa e cada vez mais popular no Brasil, pode variar muito de marca para marca. Como já discuti em outra oportunidade, o processo de fabricação e ingredientes pode alterar em muito, o resultado.

 

Desta vez testei quatro marcas diferentes. Duas nacionais e duas importadas.

shoyu

Da esquerda para direita:

Hinomoto, Tozan (nacionais), Kikkoman (Shingapura) e Morita (Japão).

Todas foram compradas na cidade e abertas na mesma semana.

O primeiro teste foi o da cor e transparência. Um shoyu de fermentação natural, dizem, é translúcido. E aí já tive a primeira surpresa. O shoyu da Tozan era o mais escuro e opaco dos quatro, seguido pelo Hinomoto. Talvez seja pela quantidade de caramelo empregada. Os importados eram semelhantes em cor.

degustando-shoyu

Depois segui comparando o aroma. O Hinomoto tinha cheiro de fermentação, que lembrava o soja fermentado (natto). O Tozan, um aroma de álcool, lembrando o sake. O Kikkoman lembrava o miso e, curiosamente, o Morita era o mais sutil, com um suave perfume que não consegui definir.

Por fim, sabor. O Hinomoto é adocicado, ácido e a presença do glutamato é forte. O Tozan me pareceu ser o mais salgado dos quatro, com uma certa acidez. O Kikkoman também é adocicado, menos ácido e menos salgado (curiosamente, o shoyu da Kikkoman que eu consumia no Japão não era adocicado; talvez seja diferenças regionais, já que o que compramos aqui é de Shingapura) e o Morita me pareceu mais redondo, equilibrado no sal, no aroma e sabor.

Resumindo: Eu usaria o Hinomoto e o Kikkoman em pratos cozidos, refogados, etc. O Tozan eu achei mais próximo de alguns molhos de soja chineses, mais escuros e densos. E para usar em molhos de saladas ou para acompanhar pratos prontos, como um “dipping sauce”, ficaria com o Morita.

No entanto, isso é uma impressão pessoal. A recomendação que posso fazer é que cada um prove quantas marcas de shoyu possíveis e encontre a que mais agradar. O shoyu da Kikkoman é importada pela Zendai e o shoyu Morita é importado pela Yamato Comercial

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, dicas, produtos. com as tags , . ligação permanente.

59 Responses to Degustando Shoyu

  1. Olá Marisa,

    Estamos fazendo um trabalho sobre o segmento de produtos japoneses no Brasil e achei interessante o seu estudo sobre os diferentes tipos de shoyu.
    Eu percebi que falta uma marca bastante tradicional que é o Sakura. Algum comentário sobre os produtos desta marca (se não me engano, existem as versões tradicional e light).

    Muito obrigado,

    Américo Okubo
    Diretor de Desenvolvimento de Negócios
    Nova Investe
    Consultoria Empresarial Ltda.
    (19)9730 5397

    • Marisa Ono diz:

      Não tenho o shoyu da Sakura em casa. Mas, se quiserem, podem mandar amostras que eu faço a comparação com 4 marcas populares no Japão: Kikkoman, Yamasa, Itibiki e Yamamori.

  2. Myrna diz:

    hmm agora que eu vi a solicitação de análise da marca Sakura. Quanto você vai receber por esse trabalho?
    Dá o dedo, quer a mão, incrível!

  3. Myrna diz:

    Acho que esse questionamento até faria sentido se tivesse vindo da própria Sakura-Nakaya, não?

    • Marisa Ono diz:

      É, Myrna, também achei estranho.
      Seria questionável se eu não tivesse testado nenhuma marca nacional ou apenas um marca nacional. 2 a 2 é bastante justo. E a intenção era mostrar que existem diferenças entre marcas e um método para comparar uma com outra.

  4. Américo Okubo diz:

    Pelas entrevistas que fazemos com o público brasileiro, 8 entre 10 associam a palavra “Shoyu” a “Sakura” (muito provável que seja derivado do marketing intenso na década de 70, Imagens do Japão, etc.).
    Então, não vejo estranheza em sentir falta desta marca – justamente por ser a mais conhecida do público – para um teste comparativo. E só estamos fazendo um trabalho de pesquisa, não represento a Nakaya e nem me interessa saber se é bom ou ruim.

    • Marisa Ono diz:

      Um blogue é uma página pessoal e sinto-me livre para comentar sobre o que me agrada. Não vejo porquê teria que dar uma opnião sobre uma marca, por mais que ela seja popular ou não. Se sua intenção é fazer uma pesquisa de mercado, não creio que meu blogue seja a fonte mais indicada. Se sua intenção é divulgação, também não é o veículo mais indicado.

  5. anderson quevedo diz:

    sakara é 1 merda perto de kikoman e yamasa!!!o mesmo que comparar 1 vinho bom com 1 ruim!!

  6. Anderson: Sakura é uma m**da perto…
    Marisa: Obrigado Anderson. AGORA TEMOS UMA OPINIÃO SOBRE A SAKURA.

    hahahahaha
    OWNED!

    Confesso que vou ao mercado e fico perdido. São muitos tipos de shoyu e não entendo bem qual a diferença. Comprei uns que tem no rótulo a informação de conter menos sal. E acabam tendo menos sabor.

    Uso o Morita. É o que tem melhor preço e considero mais saboroso para pratos prontos.

    • Marisa Ono diz:

      Será que a minha opnião sobre o shoyu da Sakura é tão importante assim, Alexandre? Vai afetar as vendas?
      Andamos comprando o Yamasa e o Yamamori (estavam na promoção…) e a mãe costumava comprar muito de uma marca chamada Ichibiki, creio eu.

  7. rafael diz:

    Boa Tarde,

    Sou representante da Sakura trabalho no marketing e gostaria de enviar uma amostra para você do nosso shoyu para você incluir em sua pesquisa, seu blog, o que você acha?

    Meu email você tem, por favor entre em contato.

    Obrigado

    Sakura Alimentos Agradece!

    • Marisa Ono diz:

      Podem enviar amostras e agradeço. Só fico realmente preocupada com a questão da avaliação: contestação da metodologia, dúvida em relação à avaliadora (eu), por exemplo.

  8. Márcio diz:

    Boa tarde,

    Viajando pelo google encontrei seu blog e comentários sobre shoyu e uma grande repercussão pela Sakura.

    Posso lhe mandar uma amostra de nosso produto para teste e comparação?

    É muito importante para nós sabermos a opinião de consumidores finais tão entretidos com o produto que fabricamos.

    Favor entrar em contato comigo por e-mail ou pelo telefone: de segunda a sexta dentro do horário comercial.

    Grato,
    Márcio Akamine Filho
    Departamento de Marketing da Sakura Nakaya Alimentos Ltda.

  9. Diulza diz:

    Marisa não aguentei e quero opinar, usei sakura por anos, e acho que os fabricantes, não se preocuparam pois estão no mercado a muito tempo, hoje nõ uso mais Sakura,pois estou usando o KIkkoman com um sabor incrivel por sinal experimentei ai na sua casa, e comprei tb o Morita, que uso em saladas, e excelente,inclusive a loja que compro aqui em Santo Andre o dono so usa o Kikkoman tb, acho que é bom para a Sakura, rever o seu molho de soja e melhora-lo,pois ja não seria sem tempo, tendo em vista estar a anos no mercado,e não ter se preocupado com nos consumidores. bjs

    • Marisa Ono diz:

      É, Diulza. Hoje, com tantas marcas no mercado – nacionais e importadas – a gente tem mais opção de escolha. Embora discutir gosto seja complicado, queria fazer um teste com outras marcas nacionais e duas importadas.

  10. William diz:

    Pessoal, desculpe, mas a marca Sakura é muito utilizada por muita gente e acho dificil pessoas trocarem ela por outras marcars, pois o restante tem muito mais sódio, e possuem gostos horriveis, a Hinomoto chega perto, mas não é a mesma coisa. Marisa acho que você deveria fazer o teste com o shoyu da Sakura, eu queria ver a diferença e sua opinião.

    • Marisa Ono diz:

      Concordo que a Sakura tem seu espaço no mercado, ficou conhecida por campanhas publicitárias na tv, está presente em muitos supermercados. Suponho que tenha uma boa logística.
      Quanto a trocar de marcas, isso é relativo. Se não há outra marca disponível, sim, é difícil trocar. Se existem outras marcas, vai depender muito do público, do preço, de tantos outros fatores.
      Agora, quanto ao gosto, não creio que você, Wiliam, possa estar dando uma opnião completamente desinteressada, não? Como administradora do blog, recebo informações sobre o servidor de quem envia um comentário, a fim de identificar spamers.
      Deixo claro que não estou em campanha contra ou a favor de nenhuma marca. Estou em campanha para que as pessoas experimentem, comparem e façam suas escolhas. Hoje, pelo menos nas maiores capitais e principalmente em São Paulo, há muita opção.

  11. Maria Fernandes diz:

    A SAKURA infelizmente utiliza corante caramelo artificial, apesar de não ser clara no rótulo pois ela “diz”:corante caramelo. Grande parte da população desenvolve algum tipo de alergia a corantes artificiais e nem sabem!Um dos sintomas mais comuns: pequenas eupções aparecem pelo corpo, essencialmente nas costas e no rosto. Curioso é que as “bolinhas vermelhas” surgem normalmente de 5 a 8 dias após o consumo de produtos com corante artificiai caramelo e demoram para sumir.Eu descobri que aqui em casa somos realmente alérgicas à todo e qualquer tipo de corante artificial.
    Lamentavelmente as empresas de uma forma geral não se importam com os consumidores que possuem esse tipo de alergia, até porquê nesse caso,a sintomatología não é gravíssima, não produz intoxicação imediata, porém incomoda e atrapalha muito. Deixo meus parabéns para 2 empresas que são coerentes quando dizem que se preocupam com o seu consumidor: a DANONE e a MÃE TERRA!

  12. William diz:

    Marisa, cada um tem sua opinião, mas volto a repetir para completar sua pesquisa você poderia fazer com a Sakura, pois nenhuma outra marca tem o nome que ela tem e acho que merece sua análise. Estou aqui por que gosto de suas opiniões e análises, não por que estou puxando o saco de uma marca ou outra.

    • Marisa Ono diz:

      William, disse que sua opnião não poderia ser considerada totalmente desinteressada porque seu número IP é o mesmo do Márcio e do Rafael. Ou seja, vocês três estão usando o mesmo servidor, que é o sakura.com.br…

  13. D. diz:

    ô, Sakura, vamos rever essa política de contratação!

    Deixar Os Três Patetas – William, Marcio e Rafael, que, vá lá, devem ser a mesma pessoa – livres para postar em nome da empresa acaba com a reputação de qualquer um!

    Hua hua hua!
    Tô me matando de rir, aqui, Mareesa!
    =]

  14. clarice diz:

    Oi Marisa! Eu amo de paixão o Kikkooman, quando eu abro para usar em aguma receita, dou uma cheiradinha, só para ficar mais feliz. Mas onde eu compro, o rótulo não vem em português… será que é da mesma origem? Enfim. Quando acabar, eu comprarei o Morita para experimentar. Os nacionais eu não curto muito, nenhum tem a sutileza dos importados.

  15. Gian Carlo diz:

    Faltou testar o molho shoyu Magliane, nacional, para mim o melhor que eu já encontrei. Pela sua descrição se parece com o Kikkoman, mas com preço bem mais em conta.

  16. Akemi diz:

    Marisa, vim buscar a receita de financiers e este post me chamou a atenção. Comecei a ler e a sequência de comentários foi empolgante e no final estava aqui rindo sozinha com os tais “representantes” da Sakura! rsss
    Afinal, vc recebeu as amostras?
    Aqui eu uso o Kikkoman mas vou ver se encontro esse Morita. Adoro colocar um fiozinho de shoyu em todos os pratos, bem coisa de japonesa ne? rsss
    Antes de voltar para o Brasil, estava uma febre de shoyu no nihon. Era um tipo diferente para sashimi, carnes, ovo, cozidos e até um especial, mais encorpado, que usaram como calda sobre sorvete! Quem experimentou torcia o nariz antes mas depois rasgavam elogios a esta combinação.

    • Marisa Ono diz:

      Não, Akemi, não recebi amostra alguma. E olha que respondi, informei meu endereço. A calda com shoyu ficou legal com sorvete, mas só um fiozinho mesmo. Acho que um dia desses vou fazer um bolo com shoyu..

  17. Eduardo Takeshi diz:

    Marisa, gostei do seu artigo acima. Não provamos ainda o Hinomoto e as marcas japonesas.
    Concordo com vc em relação ao Tozan onde o aroma de álcool é acentuado. Usamos atualmente uma outra marca não citada onde o sal está acentuado. Não quero citar nomes de fabricantes aqui pois não é o intuito, mas sim agradecer o seu trabalho, divulgando opniões para que possamos assim ampliar os nossos conhecimentos. Passo sim um recado à todos os fabricantes para que mudem a mentalidade e passem a tratar os consumidores, sejam eles pessoas fisicas ou juridicas (meu caso), com mais respeito divulgando melhor seus produtos, suas características reais para que assim possamos melhor utilizarmos em cada caso. Eu tive o prazer de conviver 15 anos no Japão como dekassegui onde o nível de informação é totalmente diferente. O catálogo é mais objetivo, contendo informações importantes. Fato que infelizmente não vemos aqui no Brasil. Todos nós merecemos mais respeito.

    • Marisa Ono diz:

      Eduardo, quando resolvi fazer esse teste e escrever sobre os molhos de soja, queria que as pessoas prestassem mais atenção no que consomem e que fizessem suas escolhas. Em alguns casos, uma marca pode ser mais indicada para um tipo de prato. O fato é que não são iguais, o que é bom. Não tenho intenção de criticar, polemizar. Mas é bom que as empresas fiquem atentas às necessidades dos consumidores. Mas parece que alguns não aceitam uma opnião diferente, o que é uma pena.

  18. Geovana diz:

    Qual a validade real do molho? O que eu tenho aqui da Kikkoman tá com um cheiro ácido, (como se fosse de vinagre)talvez porque ficou aberto por muito tempo? Obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Geovana, o fato é que não sei quanto tempo um molho de soja pode ficar aberto. A recomendação que vi é consumir o mais rápido possível depois de aberto e muitos guardam na geladeira.

  19. Célia Tatsuta diz:

    Tenho uma sugestão de receita para você postar no blog. Você conhece Shoyu Manju? A minha mãe fazia um em que se utilizava açúcar queimado e shoyu na massa de manju cozido no vapor. Ficava muito bom, um tico salgado em contraste com o doce do anko.

  20. Euclides diz:

    Marisa boa noite, já começa com o nome da minha mãe entao já sei que não vai ser fácil rss.

    Queria parabenizar você pela posição que teve com usuários falsos tentando promover uma marca.

    Eu sou chef, e nunca a culinária japonesa foi nosso forte, mas nunca deixo de admirá-la e aprecia-la. Tentamos uma vez colocar um cardápio japones em nosso restaurante, contratamos um sushiman com mais de 20 anos de experiencia e ele mesmo dizia que o hinomoto, dentro os nacionais era o melhor, e eu conseguir ver essa diferença.

    Essa é a primeira vez que tive a oportunidade de passar pelo seu blog (apesar de dizer que nunca deixei de apreciar seus comentarios, mas com sua atitude e posicao parece que conheco voce a anos, porque reflete como eu sou tambem), e aqui colhi informacoes muito valiosas, e posso te dizer tambem que essa guerra e discucao com os grandes fabricantes nao vem só da sua parte, isso acontece no dia a dia do meu restaurante por puro interesse comercial, e nao pela qualidade e beneficio a quem consome. Mas ca entre nos quem consome é meu cliente e nao deles….

    Desculpe pela falta de acentos e etc, mas estou digitando de um teclado com configuracao americana entao pareco um semi-analfabeto… mas nao sou, sou somente uma pessoa apaixonada pela culinaria e pelos meus clientes.

    Aguardo a receita tradicional do Sukiyaky para poder usar meu Kobe Beef que está guardado em sete chaves aqui.

    Um abraço

    • Marisa Ono diz:

      Oi, Euclides. Quando resolvi testar marcas diferentes, queria mostrar que molho de soja pode ter características diferentes. E ficar a sugestão para que cada um experimente e encontre o seu favorito. É fato que equipes de vendedores oferecem brindes, como molheiras e a gente acaba vendo a marca X em todo lado que olha. Mas nem sempre isso significa qualidade do produto. Pode ser eficiência na divulgação.

      Eu ainda não escrevi sobre o sukiyaki?

  21. Lilian diz:

    Marisa boa tarde, sou apaixonada por shoyu, mas infelizmente descobri que sou alérgica a corante artificial e foi muito difícil ficar longe dele. Aqui no Brasil maioria dos restaurantes japoneses usam o shoyu Sakura (puro corante artificial e é muito salgado, muitas vezes tinha que diluir com um pouco de àgua), acabava comendo sem shoyu e a comida sempre ficava sem graça. Descobri pouco tempo atrás a marca Kikkoman (um amigo que mora no Japão me indicou). Hoje quando vou nesses restaurantes levo o meu shoyu. 🙂
    Abraço.

  22. Miki diz:

    Boa tarde Marisa e todos os leitores!

    Sou Miki, e trabalho no MKT da Tozan. Foi ótimo ter descoberto o seu blog tão “tardeamente”, pois tive a oportunidade de ler todos os posts. Parabéns pelo trabalho!

    Tenho algumas informações que possam ser interessantes aos amantes de shoyu:
    – O shoyu testado aqui foi o ex-shoyu SUAVE. Em 2008 ele passou por mudança de nome para SHOYU PREMIUM. Pode ser que os consumidores sintam o sabor “salgado” dos shoyu, mas temos testes laboratorias que comprovam que temos menos sódio que os da categoria. Há 2 fatores que possam estar “confundindo” o paladar.
    1) Usar glutamato monosódico ou muito corante caramelo deixa o shoyu mais “doce”, mascarando a caracteristica original do shoyu.
    2) O “sabor do nitrogênio”. Uma das classificações da qualidade do shoyu é pelo grau de nitrogênio (assim como do azeite é pela acidez). Esse “sabor” é confundido muito com o sal. O que os leitores podem ter sentido é o nitrogênio, já que o nosso shoyu testado tem grande quantidade dele, o que significa que é bom.
    Possuimos 8 tipos difentes de shoyu no food service, e 3 tipos destinados ao varejo (embalagens de 1 litro de 500 ml)certamente algum será o que mais agrada o seu paladar.
    – Muitas pessoas que possuim alergia ao corante caramelo, e para essas, indicamos o SHOYU FINO – o nosso shoyu mais premium, não possui nenhum corante e nem conservantes. Restaurantes mais tradicionais japoneses ou rede japonesas que estão no brasil utilizam esse shoyu.

    Espero não ter parecido uma propaganda da Tozan, até porque o intuito era informativo… rs Me esforcei muito, mas amamos a empresa e o trabalho desenvolvido, portanto, muitas vezes é difícil separar a emoção. rs

    Gostaria de nos colocar a disposição para maiores dúvidas no http://www.azumakirin.com.br. Será um prazer mantermos contato.

    obrigada!!!

    ps-Marisa, gostaria de enviar outros shoyus e produtos da Tozan para você testar! Poderia entrar em contato comigo, por favor?

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Miki.
      Creio que vi a nova linha de shoyus da Tozan na Fispal do ano passado e depois, nos supermercados e empórios. No entanto ainda não provei dessa nova linha. Escrevi este post há muito tempo e queria mostrar que existem muitos tipos de molho de soja, cada um com uma particularidade e que também podem ter usos distintos.

  23. Cesar Linhares Wallbach diz:

    Parabéns Marisa! Foi muito interessante a degustação realizada, pois assim confirmou-se minha opinião pessoal, que tanto tenho enfatizado para os restaurantes Japoneses aqui de Curitiba: substituam seus molhos de soja de baixa qualidade por produtos epeciais. O shoyo é o que faz o diferencial. Qualidade no pescado sem prezar pelo molho de soja não dá. Na minha opinião o KIKKOMAN suave é o melhor.
    Quanto a marca SAKURA, há muitos anos abandonei.
    Abraços,
    Cesar Linhares Wallbach

    • Marisa Ono diz:

      Não só pescado, um molho de soja pode ser bom cru mas ficar completamente diferente depois de cozido. Enfim, nem todo molho de soja é igual. Mas isso depende do paladar de cada um. Acho importante experimentar, experimentar e escolher um que agrade. Outra queixa que ouvi é que algumas marcas não são regulares. Mas isso eu não pude confirmar.

  24. Tatibana diz:

    Olá Marisa, ainda não naveguei pelo blog, mas ao ler os reply do seu teste de shoyu o que me chamou a atenção não foram os resultados ou a avaliação em si, mas a atenção nos detalhes e principalmente a atitude; imparcialidade, coragem e transparência. Esses ingredientes fazem um ótimo prato.Domo Arigato

  25. Leonidas diz:

    Parabéns pelo teu blog, que eu não conhecia. Apreciei tua imparcialidade e intenção sincera de melhor informar os leitores.
    Aqui em casa, temos utilizado o Sakura tradicional, que sempre achei muito salgado. Buscando o porquê de tanto sal, acabei pesquisando na internet “porque o shoyu é tão salgado ?” e tive a grata surpresa de “cair” em teu site.
    Pretendo experimentar outros fabricantes e espero encontrar um molho menos ofensivo à pressão alta…

  26. Luciana Galvão diz:

    Marisa, Acabei encontrando seu site por um comentário sobre corante caramelo, estou cheia de bolinhas vermelhas (parecem brotoejas) no rosto, orelha, mãos e braços. Entrei na internet para ler sobre sarna e alérgia.
    Enfim, após ler os comentários do seu blog percebi que estou com alérgia e para minha surpresa o shoyu que ganhamos ao pedir comida japonesa delivery é SAKURA.
    Parabéns pelo blog, aprendi 2 coisas, uma que shoyu usar e outra que sou alérgica.
    Abraços,

    • Marisa Ono diz:

      Alergia é uma coisa complicada, Luciana. Meu pai sofreu durante muitos anos, chegou a pensar que era sarna. Mas era apenas alergia a lã. No seu caso talvez seja melhor procurar um shoyu de fermentação natural e sem aditivos.

  27. Ulisses diz:

    Boa noite Marisa, encontrei seu blog fazendo pesquisa para compra do shoyu kikkomam com melhor preço ,na minha opinião a diferença de qualidade para o sakura e como o preço , muito grande!!! Percebi que o kikkomam de 1 Lt e produzido em Cimgapura e o 250 ml nos EUA , vc sabe me dizer qual a diferença ?
    Abraço.

    • Marisa Ono diz:

      O americano não provei, Ulisses. Ultimamente muitos produtos japoneses sumiram do mercado e, segundo lojistas, não há previsão de quando irão voltar a ser comercializado. Antes encontrava de outras marcas, como a Yamasa e a Morita por um preço intermediário e são bons shoyus. Quanto ao sabor, muitos shoyus nacionais levam milho, o que altera e muito no sabor. E muitos não são feitos através de fermentação natural, o que também influencia no sabor. Sem falar na quantidade enorme de corante caramelo que vai…

  28. Alexandre diz:

    ola marisa, antes de mais nadagostaria de parabenizar pelo seu blog. sou de ms, bacharel em turismo (na regiao nao temos gastronomia e por achar algo mto ligado). ja morei no japao e coincidentemente tb fui em 91.

    acho qto ao shoyu lembrei pelo menos na cor algo parecido com o nosso cafe e o chafe de la.

    nao tenho e nem sou de nenhuma empresa, como alguns colegas que deixaram sugestoes, mas dependendo de sua disponibilidade, sugiro q faça de outros produtos. ja viu q sua opiniao inporta, ne?! quem sabe acabe calhando de ter patrocinadores ou mesmo que eles cliquem naquele botaozinho amarelo no topo a direita.

    mais uma vez parabens.

    • Marisa Ono diz:

      Alexandre, posso até fazer testes com outras marcas de shoyu. Mas esperar patrocínio seria muito otimismo. Se leu todos os comentários, viu como algumas empresas se comportam. Não digo que não existam empresas sérias. O que me incomoda mesmo é a equipe de publicidade que contratam. Em vez de divulgar a marca, alguns preferem trollar quem critica…

  29. Karina Otaki diz:

    Boa noite Marisa tudo bom? estou fazendo meu artigo para conclusão de faculdade, baseado no shoyu, vc tem algumas referencias que eu possa utilizar no mesmo?? teria alguma sugestão? ficaria muito grata caso possa me ajudar, está meio dificil achar sobr eo tema, e estou quase estourando a data de entrega final, fico no aguardo e agradeço desde já. att Karina

  30. Gregório diz:

    Oi Marisa, queria agradecer pelo post! Busquei até alguma opinião sobre internet e só encontrei ou propagandas ou comentarios sem tanto conhecimento de causa.

    Só pra entender melhor, qual a importância da fermentação natural? Por causa dela, é de se preferir invariavelmente shoyus mais translúcidos?

    Sei que não convém ficar consumindo essas bombas de sal e açucar e corante e glutamato, mas o último shoyu bom que me indicaram simplesmente não colou! hahaha talvez meu paladar e da familia estejam muito “treinados” a esses shoyus mais industriais que podem não ser nem de longe a melhor opção.

    Por último, sobre esses 4 que você analisou, entendi bem ao concluir que o Morita seria a melhor opção para sushi?

    Um abraço,
    Gregório

    • Marisa Ono diz:

      Gregório, a fermentação natural proporciona sabor e aroma que a fermentação acelerada não. Veja o caso do pão: hoje muitos supermercados vendem pão que é congelado. Eles descongelam, deixam crescer e assam. Só que esse pão leva alguns aditivos e muito mais fermento. Resultado: um pão com um miolo farelento, muito cheiro de fermento e sem sabor. O mesmo acontece com outros fermentados, não só o shoyu. Seria como comparar um vinho com o tal do vinho “sintético” que andaram comercializando na Virada Cultural.

      Certos shoyus não são translúcidos por conta da adição do corante caramelo e outras coisas, que turva a solução. Outro porém, principalmente no Brasil, é o uso do milho no shoyu. Convenhamos, milho nunca vai ter o mesmo sabor que o trigo, certo?

      Não testei shoyus para sushi e sashimi. São shoyus especiais, geralmente comercializados em vidros pequenos, de sabor intenso. Mas sei de lugares – e não é nenhuma heresia, não – que adicionam ao shoyu alga kombu, flocos de bonito e fazem um tipo de extrato, muito mais rico em “umami”.

      E o shoyu Morita anda sumido do mercado. Gosto dele, mas parece que as novas normas de importação andaram barrando muita coisa.

  31. Andrea diz:

    Nunca, jamais e em hipótese alguma comprem o Cepera.

  32. Osvaldo diz:

    Marisa, recebi a indicacao de meu professor de sushi para comprar o da marca Daimaru. Me pareceu muito bom e tem muito menos ingredientes que os outros. Somente soja, milho, sal e acucar. Contem corante e glutamato. Parabens pelo blog!

    • Marisa Ono diz:

      Osvaldo, shoyu, pelo que sei, é feito com soja, trigo e sal. Feito com milho, prefiro chamar de molho de soja. E shoyu não precisa levar açúcar na composição, é para ser salgado, mesmo.

Os comentários estão fechados.