Tokoroten

tokoroten-3

Na verdade, esse espaguete feito com gelatina de alga é feito a partir da alga tengusa. No entanto, há muito que eu não encontro a alga. Então a saída e fazer a gelatina a partir do pó (kanten, ágar) industrializado.

tokoroten-1

Usei 11 gramas de kanten em pó para cada litro de água. Dissolvi o pó na água, levei ao fogo, mexendo sempre, deixando ferver em fogo baixo por uns dois minutos. Deixei esfriar até firmar. Depois, foi só cortar com um cortador próprio. Para isso, é preciso molha-lo, para que a gelatina pudesse escorregar. Se não for consumir logo, cubra com água para não secar e mantenha na geladeira por dois dias, no máximo.

tokoroten-2

Para comer, é só servir com uma mistura de vinagre de arroz e shoyu. Há quem consuma como doce, com melado.

A gelatina de alga contém poucas calorias mas também é pobre nutrientes. Não engorda mas também não alimenta. Tampouco tem sabor, vai adquirir o sabor do molho. Mas é gelado, leve e muito comum na dieta japonesa, sobretudo no verão.

tokoroten-4

Embora eu tenha utilizado um cortador, também é possível corta a gelatina com uma faca. Só que seria bem mais trabalhoso e o resultado poderia não ser tão bonito assim.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, dicas, equipamentos, receita com as tags , . ligação permanente.

7 Responses to Tokoroten

  1. Akemi diz:

    Oi Marisa! Estava procurando fotos do pão delícia da Bahia e vim parar aqui! Gostei muito do seu blog e mais ainda por saber que vc é uma ex-dekassegui! Ainda estou morando no Japão e adoraria receber sua visita no meu cantinho! Bjs e feliz 2008!

  2. Danda diz:

    Oi! Achei a receita muito interessante, mas será que há outra forma de fazer sem o cortadoir especial? Eu pensei e se colocar uma camada beeem fina em uma tabuleiro antes de endurecer e cortar em tirinhas como se fosse um talharim, será que dá certo? Voce tem alguma outra idéia?
    Muito obrigado (não só por isso, mas por disponibilizar suas receitas aqui, que eu adoro)

  3. admin diz:

    Não tentei, até hoje só cortei quadradinhos de gelatina. Ela é bem firme e acho que dá para cortar em fatias (não tão finas) e depois, em tiras. Não tão finas quanto com o cortador e nem tão longas. E não corre o risco de derreter enquanto manuseia, já que a gelatina só derrete acima de 80 graus…

  4. Pingback: Delícia » Mais Sobre Tokoroten

  5. Jiyake diz:

    Olá 🙂
    Onde posso comprar esse cortardor?

Os comentários estão fechados.