Jiro Ono

Esse homem fez História com H maiúsculo. Acabei de ver uma entrevista dele na tv japonesa, canal NHK. Segundo ele, começou a trabalhar aos sete anos de idade. Nascido em Shizuoka, jovem ainda mudou-se para Hamamatsu (cidade onde morei por mais de dez anos) e foi trabalhar em um restaurante, como aprendiz. Encontrou dificuldade para modelar os sushis, já que é canhoto e acabou criando uma técnica nova.

Depois de anos de trabalho e experiência, mudou-se para Tokyo, onde abriu seu próprio restaurante. Aos 82 anos de idade, sobrevivendo a doenças, é o dono do3 estrelas Sukiyabashi Jiro. Parte do serviço ele está passando para seu filho, mas ele ainda está lá, todos os dias, no balcão.

A mensagem que ele deixou? Sempre buscar algo acima…

Fabuloso para alguém que está trabalhando há 75 anos.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, Culinária japonesa, curiosidades. ligação permanente.

4 Responses to Jiro Ono

  1. christopher diz:

    Por acaso, em 2005 fui ao Japão e vi, não sei se o mesmo, mas um documentário do Jiro e achei interessantíssimo.
    Recentemente, comentando com pessoas que gostam de sushi, descobrimos que estava para ser lançado outro documentário, mas super bem feito.
    Os japoneses marcaram bobeira e um estrangeiro fez um documentário a altura do Jiro.
    Você conhece?
    http://www.youtube.com/watch?v=M-aGPniFvS0

    Está passando no canal HBO MAX e ontem passou novamente, acho que ainda vai repetir. Eu não tenho esse canal mas consegui baixar o documentário e é MUITO bom!!!
    Tem vários vídeos dele no youtube também.
    Você tem que desembolsar a partir de R$ 800,00 para comer os sushis do dia, come umas 10~15 peças, uma fatia de melão e sayonara.
    Fui para o Japão ano passado, liguei para lá mas quando disse que era reserva apenas para 1 pessoa, disseram que não havia horário.
    Acho que tenho coragem de gastar esse dinheiro para conhecer uma lenda mas tenho certeza que não tenho coragem de deixar R$ 500,00 no sushiya mais famoso de São Paulo.

    Site do Jiro
    http://www.sushi-jiro.jp/index.html

    • Marisa Ono diz:

      Eu vi trechos desse documentário, me pareceu ser bem-feito. Impressiona saber que, com a idade dele, ele ainda se encontra insatisfeito. Enquanto que tem tanta gente com uma fração da idade dele se achando o rei da cocada. A perfeição é uma busca infinita. Certamente ele não é o único, muitos questionam se ele é o melhor. Mas de tudo isso, fico contente em saber que o mundo mudou, a cozinha francesa não é mais considerada “a melhor”, muitos lugares do mundo estão recebendo atenção.

  2. kozinheiro diz:

    Ele provavelmente vai trabalhar até os últimos dias, dá a impressão que se ele parar de trabalhar não vai saber o que fazer.
    Uma das filiais está com o filho mais novo e outra com um funcionário antigo.
    O Jiro diz que foi o filho que fez os sushis todas as vezes que o guia michilin apareceu por lá, apesar disso, dizem que a pressão no filho mais velho, que vai dar continuidade ao seu trabalho, é muito grande.

    • Marisa Ono diz:

      Bem, recentemente um médico me disse que muita gente morre em menos de 5 anos depois de se aposentar. Claro que ele se referia a pessoas que pararam de trabalhar e tornaram-se sedentárias. Talvez seja um dos segredos para a vida longa: não pensar em aposentadoria…

Os comentários estão fechados.