Sunomono – Molhos Básicos

Nihaizu1/2 xícara de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de shoyu claro
2/3 de xícara de dashi

Misture o vinagre com o shoyu e dilua com o dashi, a gosto. Pode ser guardado na geladeira, em recipiente fechado.

Sambaizu

1 1/2 colher de mirim ou açúcar

1/2 xícara de vinagre de arroz

2 colheres de shoyu

2/3 xícara de dashi

Leve ao fogo todos os ingredientes até ferver. Também pode ser mantido na geladeira por vários dias.

Com esses dois molhos, são possíveis diferentes variações, bastando adicionar gengibre, gergelim, cebolinha, pimenta vermelha, wasabi ou mostarda (karashi).

Ficam bons com pepino fatiado (salgue-o e deixe descansar um pouco antes de empregar. O pepino vai soltar água. Esprema e tempere com o molho escolhido), misturado a: wakame, cenoura em tirinhas e/ou carne de caranguejo cozida, desfiada. Também vai bem com polvo cozido, fatiado fino. Também já comi com acelga (também salgada e deixada murchar um pouco) com cenoura em tirinhas.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fácil, molhos, rápido, receita, Saladas com as tags , . ligação permanente.

4 Responses to Sunomono – Molhos Básicos

  1. Pingback: Delícia » Salada de Algas

  2. LuMa diz:

    Ai Marisa, vc sabe que vivo fuçando aquí no seu blog, né, rs. Pronto, confessei! Quase sempre venho pra namorar a sua mesa, curiosar novidades e ficar com lombrigas chorando, rs, mas nestes 2 dias me serviram pra buscar receitas. É que amanhã tenho uma convidada em casa que é alérgica por farinhas (tudo o que vai glúten) e não tava fácil. Como entrada, decidí por sunomono seguindo a sua receita. O sunomono tem um sabor fresco e agradável e é justo para o paladar dos italianos. Já anotei tudo e só tenho que te agradecer. Abraços!

    • Marisa Ono diz:

      Luma, eu quero desenvolver mais receitas para diabéticos e celíacos. É um desafio não trabalhar com farinha de trigo ou sem açúcar, que têm suas características e propriedades. Vou ter que pesquisar substitutos e aditivos que possam melhorar a consistência de pães, bolos e massas.

  3. Julio Mutu Hanaoka diz:

    Gostei muito das dicas. Vou fazer. Obrigado

Os comentários estão fechados.