Bolo Salgado de Milho

Sopa Paraguaia

Existe um prato chamado Sopa Uruguaia, que não é sopa, é um bolo salgado feito com milho. Um amigo meu, ao telefone, disse que fez, passou as orientações meio que vagas e hoje, vendo milho verde na feira a 25 centavos cada um, resolvi encarar.

Não ficou mau, ficou um bolo macio, úmido. Sem farinha (uma boa para os celíacos) e sem gordura (ótimo para quem, como eu, tem que controlar a ingestão de óleos e afins). E rico em fibras. Não coei, usei o milho com bagaço e tudo.

2 espigas grandes de milho, debulhado (basta passar a faca rente ao sabugo)

1 cebola grande

1 colher de óleo

1/2 xícara de água

3/4 de xícara de leite

2 ovos – claras batidas em neve

4 colheres de fubá fino

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Sal e queijo ralado à gosto

Refogue a cebola picada no óleo. Quando ficarem transparentes, junte a água e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos. Coloque no liquidificador junto com o milho, o leite, as gemas. Bata até formar uma pasta. Tire do liquidificador, junte o fubá e o fermento e misture. Por fim, claras em neve e sal.

Despeje em uma assadeira pequena (20 por 30 cm, algo assim) bem untada e, se quiser, cubra com queijo ralado. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até dourar. Sirva como acompanhamento ou lanche.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Cozinha do Desespero, Fácil, lanches, receita com as tags , , , . ligação permanente.

16 Responses to Bolo Salgado de Milho

  1. LuMa diz:

    Ah…acho que este até uma desastrada como eu posso me aventurar. Fiquei com água na boca só com a foto! Os milhos aquí são docinhos como os do Japão, mas estranhamente não se encontram com facilidade os milhos crus, mas já cozidos. Vou sair por aí à procura. (Vc acha que, na falta, eu poderia me aventurar com os já cozidos ou em latas? Te agradeço muito!)

  2. Marisa Ono diz:

    Acho que poderia dar certo com o milho enlatado, sim. O único porém é a falta de amido. O milho que encontramos aqui não é tão doce, porém rico em amido. Quando eu aventurava em fazer curau no Japão, tinha que juntar amido para que engrossasse. Se eu fosse tentar com o milho doce ou enlatado, iria acrescentar 1 ou 2 colheres de amido de milho.

  3. SONIA diz:

    Desculpe, mas o nome correto desta receita é
    “SOPA PARAGUAIA” e não uruguaia.
    Esta receita é famosíssima e realmente deliciosa.
    abraços

  4. LuMa diz:

    Marisa, acabei de desenfornar esse bolo de milho, a sopa paraguaia (vai saber porque se chama sopa,rs), e como deu certo, passei aquí pra te agradecer. Tive a sorte de encontrar milho cru ontem, e como a qualidade daquí é docinha, o bolo ficou com um sabor muito delicado. Paguei 3,60 euros por 4 espigas. Acho que vou trabalhar na roça, pois creio que ganho mais que a minha profissão,rs… Abraços

  5. LuMa diz:

    Marisa, que figurão que faço. Prometi enviar a foto deste bolo, mas não consigo descobrir onde te mandar. (sou um desastre em matéria de informática…) O mais importante é que no próximo verão, vou repetir a receita. Abraços!

  6. tatiana vogt diz:

    Eu tambeim conheso esse bolo como “sopa paraguaia” e é uma delicia nao tem nemhum segredo , e os ingrediente todo mundo tem em casa!!!

  7. Edirlene diz:

    Fiz essa receita do jeito que mandava a receita, mas não sei o que aconteceu o bolo ficou assado por fora e cru por dentro. será que errei em algo?

  8. Graciolina diz:

    uma sugestão: colocar em cima frango e queijo ralado…. fica uma delicia e ótimo para o lanche ou happyhour!!!

  9. GECÍLIA AUXILIADORA MILAN LEITE diz:

    Marisa,

    A SOPA PARAGUAIA pode ser feito com milho de latinha (e so bater com leite)

  10. Tatiana diz:

    Ja havia comido essa delicia no Paraguai …adorei encontrar a receita,,,Bjus.

  11. mirtes diz:

    Marisa… Gostei de você!

    Estou esperando ansiosamente a “sopa Paraguaia” assar…
    Pelo jeito vai ficar ótima… Aproveitei a sua dica e coloquei o amido, quis aumentá-la um pouco e coloquei mais um ovo, e misturei o queijo ralado em lascas à massa…
    Depois conto como ficou… bjocas!

  12. Sergio A Custodio diz:

    O nome correto é: SOPA PARAGUAYA – como já foi dito acima pela Sônia

Os comentários estão fechados.