Salada de Algas

kaiso

Nós, brasileiros, praticamente não consumimos algas. No entanto, no Japão, o consumo é quase quotidiano. As mais consumidas são a alga nori (que cobre os sushis enrolados, makizushis), o kombu (que pode ser de dois tipos, um duro, com o qual se prepara o caldo básico da culinária japonesa, o dashi; o tipo mais macio, consumido depois de hidratado e cozido, enrolado, em tirinhas, etc), o wakame (uma alga fininha, que pode ser encontrada tanto desidratada quanto salgada) , o hijiki, uma alga escura e, por fim, o tengusa, com a qual de produz a gelatina kanten (agar).

Kaiso Salad - Pacote

Para muitos, salada de alga pode soar estranho. A foto acima é de uma mistura de algas e tiras de gelatina kanten, tudo desidratado. Para prepara-la, basta hidrata-la por dez minutos em uma tigela com bastante água, escorrer e adicionar o molho de sua preferência. Também pode ser misturado a pepinos fatiados, nabos em tirinhas e outros vegetais.

É, eu tenho uma foto da última salada com algas e pepino que fiz mas ficou horrorosa e preferi não publicar, sabe? Prometo compor fotos melhores daqui pra diante.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fácil, produtos., rápido, receita, Saladas com as tags , . ligação permanente.

4 Responses to Salada de Algas

  1. Luciana diz:

    Oi Marisa,

    Vi hoje um comentário do LP sobre o seu blog lá na PD e me deu uma saudade! Corri aqui pra visitar voce! Adoro o seu jeito de escrever. Pena que ando tão sem tempo pra curtir os amigos. Prometo voltar mais frequentemente. O blog tá muito legal, viu? Parabéns!

    Abraços

  2. Nadeshiko diz:

    Eh mto trsite q os brasileiros naum deem valor as algas!Mas mudando de assunto…eu gostaria de saber se vc sabe onde se vende obento box no Brasil?Eu axei no Jbox.com e na amazon mas o frete fica caro.Eu ateh vi algumas na liberdade no Marukai axo mas era para crianças!Sera q vc poderia me dar uam ideia?Obrigada

  3. Vitor Hugo diz:

    Olá Marisa! Cheguei até o seu blog procurando sobre gyoza, irei fazer em breve, heheh.

    Fiquei contente em saber que é de Londrina! Boa parte do pessoal dos blogs de comida é do eixo RJ-SP. Não moro mais em Londrina, mas sempre vou para a cidade. 🙂

    Gostei do seu espaço aqui, muito bacana.

  4. admin diz:

    Nadeshiko, andei na Liberdade e vi umas caixinhas para obento. Mas não foi no Marukai, foi em alguma loja de presentes e utilidades domésticas. Haviam de um, dois andares, maiores, menores e até de metal.
    Não guardei nem que loja foi (entrei em várias e foi tudo muito rápido) e nem o preço.
    Eu sou fã de obento. Comida caseira, com bons ingredientes. Contanto que se mantenha refrigerado e aqueça no microondas ou se organize um cardápio com pratos que possam ser comidos frios (como o onigiri), é uma opção bem melhor que uns engordurados que vemos por aí.

Os comentários estão fechados.