Takenono

Takenoko

Takenoko

Estamos na época (novamente) do broto de bambu. Dessa vez, do tipo gigante. Gigante mesmo, conforme a foto acima (com a minha mãe servindo de modelo e de medida). Grande, carnudo, macio e muito apreciado pela comunidade local. Com tanto broto de bambu, perguntei como fazer para conserva-lo. A maneira mais prática sugerida pelos parentes foi de salga, prensa e conservação em salmoura, depois de retirado todo o amargor. Ou seja, praticamente o menma (broto de bambu salgado, comercializado em saquinhos, em mercados japoneses). Claro que antes de usa-lo, essa conserva passaria por uma dessalga, antes de ganhar sabor de shoyu e caldo.

Mas, para quem não mora no interior e não conhece ninguém que tenha um bambuzal, o melhor mesmo é ir à feira comprar.

Share This Post

11 Comments

  1. admin

    Não compramos, ganhamos de um parente que tem sítio (e, claro, um bambuzal). Essa variedade é gigantesca. Alguns colhem menor, quando só a ponta está despontando. No entanto, desse tamanho, quase tudo é comestível, tirando, claro, a casca e a parte mais espessa, onde estão os “anéis” do bambu.
    Na feira de domingo, perto do cemitério (e próximo à av. JK), tinha em uma banca uns brotos frescos e um tanto já limpo e preparado, sem o amargor.

  2. ola, bom dia,td bem?
    bom eu não sou japonesa mais curto de montão alguns alimentos, entre eles o broto de bambu, mais é muito dificil encontrar na minha cidade, existe alguma indútria, que faz a conserva desse produto?
    gostaria de comprar. obrigada pela atenção

  3. Marisa Ono

    Maria Alberino, eu vi broto de bambu em conserva em lojas no Bairro da Liberdade, em São Paulo. São produtos importados, creio que chineses. Da próxima vez que eu for, vou conferir e ver se despacham para outros lugares do Brasil.

  4. lucia

    Boa tarde,

    Comprei broto de bambu em conserva para experimentar fazer em casa salteado. Só que ficou horrivelmente amargo. como preparar?

  5. Marisa Ono

    Lucia, não era para estar amargo. Se estava amargo, é porque não foi processado para retirar o amargor. E esse amargor não é bom sinal, não. O broto de bambu contém uma toxina amarga. Não compre mais dessa marca.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *