Otoshi-buta

Otoshi-buta

Eu comentei a respeito do otoshi-buta no artigo anterior. Agora explico do que se trata. Tradicionalmente, é feito de madeira, mas o que eu tenho é esse modelo, adaptável a panelas de 14 a 23 cm de diâmetro (há um modelo que serve para panelas maiores, de 26 a 36 cm de diâmetro). A função dessa peça é simplesmente afundar o alimento enquanto ele é cozido. Estranho? Não. É que, se não submergidos, os pedaços que ficam na superfície tendem a ficar mais secos e não absorver bem o sabor do caldo onde são cozidos. No caso de um cozimento com pouco caldo, mas em fogo alto, as bolhas formadas na fervura explodem, batem no otoshi-buta e regam a superfície, mantendo-a úmida…

Mas, se não quiser compra-lo, pode usar, dependendo da receita, uma tampa de outra panela menor, uma folha de papel impermeável (ou alumínio) ou até mesmo um prato. A da foto está à venda no site Rakuten. Mas creio que é encontrável em lojas de produtos orientais.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, dicas, equipamentos com as tags , , . ligação permanente.

2 Responses to Otoshi-buta

  1. Marisa, legal demais o seu blog, pode deixar que vou virar freguês! Agora quanto ao Otoshi-buta não achei estranho não, deve ser bom pra sopa, Feijão né não?

  2. admin diz:

    É, de fato, Haroldo, o feijão que fica em contato com o ar escurece. Lembrei de um prato que o otoshi-buta pode ser muito útil: Charutos de repolho.

Os comentários estão fechados.