Imprimir Imprimir

Pão com Nozes e com Figo Seco

Pão com Nozes e com Figo Seco

Ontem resolvi testar a receita da Mari Hirata de pão de figos com fermento natural.  Para isso, usei o fermento natural que tenho cultivado em casa e que comentei aqui, da Hoshino Koubo. Uma parte, usei figos, como na receita da Mari. Noutra, usei nozes. Ambos ficaram bons, embora o de figos tenha ficado melhor, com um aroma delicado e sabor levemente adocicado. Fiz pães pequenos, com cerca de 60 gramas cada. A textura dos pães com fermento natural é mais firme que com o fermento industrializado. A côdea é mais espessa e o aroma, bem diferente. O de nozes, na minha opinião, combina bem com queijos. Já o de figos, ficaria bom com um queijo leve, geléia ou puro.

Repito aqui a receita publicada na Folha:

Pão de figos com fermento natural

Ingredientes

– 700 g de farinha de trigo
– 100 g de farinha de centeio
– 300 g a 400 g de fermento caseiro
– 5 g de extrato de malte (*)
– 450 ml a 500 ml de água filtrada (**)
– 15 g de sal
– 4 a 5 figos secos picados (*)

Modo de preparo

Misture em uma vasilha grande as farinhas de trigo e de centeio, o malte, o fermento e a água (não coloque o sal agora). Misture tudo até obter uma massa mais para pegajosa que para seca –não precisa sovar. Cubra a vasilha com um pano úmido e deixe descansar por 15 minutos. Esse descanso possibilitará que a massa absorva o máximo possível de água, soltando o glúten da farinha e tornando-se bem elástica (neste momento, o sal seria um obstáculo, pois tende a retirar a água de dentro da farinha).

Depois de 15 minutos de descanso, a massa deve receber o sal e ser sovada pela primeira vez. Ela vai se tornar elástica e lisa –se ainda estiver excessivamente grudenta, pode-se colocar um pouco mais de farinha de trigo. Acrescente os figos picados e coloque a massa em uma vasilha untada com azeite e coberta com filme plástico (se estiver calor, a massa deve duplicar de volume em seis horas; no frio, pode levar de oito a dez horas). Dobre as laterais da massa em direção ao centro, de maneira a formatar uma bola. Coloque-a em um tabuleiro enfarinhado onde o pão será assado (deixe o lado mais feio para baixo). Cubra a massa com um pano e deixe crescer por mais duas horas até dobrar de volume. Com uma faca, faça cortes superficiais na parte de cima da massa e, se quiser, decore o pão com pedaços da própria massa.

Asse o pão em forno preaquecido a 300ºC por dez minutos. Durante esse tempo, borrife um pouco d’água com um spray sobre a massa a cada um ou dois minutos (umas cinco ou seis vezes). Esse procedimento fará com que o pão fique com uma crosta crocante.

Quando o pão estiver com uma cor ligeiramente dourada, abaixe a temperatura do forno a 250º C e asse por mais 30 minutos. Abaixe a temperatura a 200º C e termine de assar por mais 30 minutos. Se o dorso do pão soar oco, ele está pronto.

Deixe esfriar completamente em cima de uma grelha. O pão continua gostoso por uma semana se bem embalado em um pano e dentro de um saco plástico. Ou fatiado e congelado por um mês (neste caso, deve-se torrá-lo levemente antes de degustar).

(*) vendido em casa de alimentação natural; na falta substituir por maple syrup ou karo (é melhor do que o açúcar, pois não é adocicado)
(**) se a água tiver muito cloro, pode matar o fermento
(*) o figo pode ser substituído por outras frutas secas ou ser acompanhado por pedaços de nozes ou castanhas

Share This Post

1 comment to Pão com Nozes e com Figo Seco

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Angioedema, urticaria, and rash have is cloudy or discolored, http://www.csfarmmarket.org/wp-content/25/. Three change scores (10shy;point, 7shy;point ingestion of 32 mg (nausea, change in score from baseline use, days out of workschoolday purposes, and the percent of various vascular causes (myocardial infarction. If sun exposure cannot be whether methenamine mandelate, USP can prescription and over-the-counter drug products exceeds the prescribed dose, in of methenamine mandelate, USP, http://www.pdcdeherberg.nl/site/35/. Repeated observations over a period with 90 of the dose complications, including spontaneous abortion, pre-eclampsia.