Chá de Hibiscus

Hibiscus

Basta um punhado de cápsulas de hibiscus seco em um pouco de água quente. Deixe alguns minutos, para que elas soltem cor. Misturei a àgua fria, adocei (com adoçante) e deixei gelar. É um refresco de cor linda, que lembra a groselha. Se preferir, adicione um pouco de suco de limão.

Embora não tenhamos o hábito de consumir esse chá (ou refresco), ele é comum no México e boa parte do Oriente, dizem que é diurético, que ajudaria a reduzir a pressão arterial e até diminuir o colesterol.

Sobre o hibiscus, já comentei como fazer conserva (Pará Ume),  e um refresco, feito com geléia da vinagreira

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, dicas, Fácil, rápido, receita. ligação permanente.

8 Responses to Chá de Hibiscus

  1. Gladis Menaré diz:

    Marisa aqui no México se fervem as flores secas. Se lava um punhado delas, coloca em um pouco de água fria e se leva para ferver por uns três minutos. Depois é coar, colocar açúcar e umas gotas de limao.
    Como as flores sao vendidas secas, creio que fervê-las extrai mais delas. Nao?

    Beijos

  2. admin diz:

    Vou experimentar, então, a partir da água fria, Gladis.

  3. Pingback: Delícia » Blog Archive » Hibiscus Secos

  4. Pingback: Bala de Alga e Hibiscus | Delícia

  5. Reis,Ellen diz:

    ALguém por aí sabe fazer salado e pesto com hibiscos?geléia?

    • Marisa Ono diz:

      Pesto? Não sei, acho o hibiscus-vinagreira-pará-ume ácido demais. Geléia eu fiz um pouco, como experiência, mas não fica uma textura tão boa. Talvez fosse melhor fazer o chá e misturar maçãs, que possuem bastante pectina e não iriam interferir no sabor.

  6. Lea diz:

    Boa tarde amigas, aqui em meu jardim eu cultivo essa planta, ou seja essa flor… será que se eu tirar as flores e por pra secar, eu poso usá-las pra fazer o chá?

    • Marisa Ono diz:

      Lea, se for a variedade de hibiscus que por aqui é chamada de vinagreira ou até mesmo “groselha”, sim. É só esperar a flor cair e formar a cápsula em volta da semente. Destaque essa cápsula vermelha e seque, depois guarde em um pote bem fechado e evite expor ao sol. Eu não sei quanto às outras variedades, as ornamentais.

Os comentários estão fechados.