- Delícia - https://marisaono.com/delicia -

Iwashi no Suzuke (Sardinhas Curtidas no Vinagre)

Iwashi no Su-jime

Ou também chamadas de Iwashi no  su-jime.  Esta receita é o resultado de um pedido por e-mail.

Algumas pessoas chamam, aqui no Brasil, de “sashimi de sardinha”, mas é um termo incorreto, já que o sashimi não passa por nenhum processo de cura. O resultado é um peixe mais firme, ácido e esbranquiçado.

4 sardinhas, limpas, sem espinhas, abertas

2 colheres de sopa de sal

Vinagre o quanto baste

Lave bem as sardinhas, seque-as e salgue dos dois lados. Deixe por 30 minutos. Enxague rapidamente, para eliminar o excesso de sal. Enxugue (com papel toalha).

Coloque-as em uma bandeja ou travessa com vinagre suficiente para cobrir o fundo. Deixe 10 minutos e vire-as, deixando por 10 minutos. Se preferir, retire a pele das sardinhas. Corte em quatro e sirva com um pouco de gengibre ralado e shoyu a gosto.

Obs: Nesta receita, as sardinhas são pouco curtidas, pois a intenção é de servi-las também acompanhando pepino, em uma salada sunomono [2]. Mas em casa, a mãe prefere deixar de um dia para outro, quando as sardinhas ganham uma cor esbranquiçada. Uma das maneiras preferidas dela é come-las, fatiadas, misturado a um pouco de misso e muita cebolinha verde picada. É mais uma questão de gosto. Já vi quem deixe 24 horas curtindo. Outra questão é o vinagre. Algumas marcas são muito ácidas e talvez seja uma boa idéia dilui-lo em um pouco de água.

A foto acima foi retirada do livro Imadoki no Okazu, de Keiko Ogawa.

Molhos básicos para sunomono.  [3]

Share This Post [4]
[11]