Veneziana Corrompida

Veneziana

No Japão de vez em quando encontrava nas padarias um pão chamado Veneziana. Era um pão muito macio, leve, aromatizado com laranja e coberto com açucar em grânulos. Não era muito doce, não era exatamente um panetone (na verdade, era um pão bem mais baixo).

Ontem resolvi fazer um pão doce usando o fermento natural que comentei outro dia.  No final, virou uma Veneziana corrompida, porque ficou mais alto que o pão que eu costumava comprar e coloquei uma cobertura de pasta de amêndoas. Mesmo assim, ficou muito bom, leve como um bolo, suave, bom para comer no café da manhã, com manteiga ou geléia.

600 gramas de farinha de trigo

300 gramas de fermento natural

200 gramas de manteiga

200 gramas de açúcar

4 ovos

1 colher de chá de sal

1 xícara de água

Raspas de laranja

Cobertura:

200 gramas de açúcar

200 gramas de farinha de amêndoas

2 ovos grandes

Baunilha a gosto

Misture o fermento com 300 gramas de farinha e a água, até formar uma bola. Deixe fermentar até dobrar de volume.

Na máquina de pão, coloque os ovos, o açúcar e o sal, mais o restante da farinha e a massa fermentada. Depois da massa ficar lisa, adicione a manteiga amolecida. A massa ficará bem pastosa. Coloque em duas formas, untadas ou forradas com papel manteiga, e deixe crescer até quase triplicar de volume (cerca de 6 horas).

Para a cobertura, misture tudo e aplique sobre o pão (eu usei um saco de confeiteiro). Leve ao forno pré-aquecido, quente, por 10 minutos e depois abaixe, até corar. Retire das formas e deixe esfriar antes de servir.  A cobertura endurece um pouco depois de fria.

PS: Já fiz a cobertura, em outra vez, usando castanha de caju moída. Também fica muito bom.

Apesar de eu ter usado fermento natural, acho possível que fique também bom, usando fermento para pão. No caso, eu faria primeiro uma esponja com um tablete de fermento fresco, cerca de 150 ml de água e 150 gramas de farinha. Deixaria essa mistura crescer e, a partir daí, seguiria a receita acima.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, lanches, massas, receita. ligação permanente.

3 Responses to Veneziana Corrompida

  1. Pingback: Delícia » Blog Archive » Cuca (ou Kuka?) de Maçã

  2. Pingback: Veneziana | Delícia

  3. salete angela zamignan paoletti diz:

    eu gostaria da receita de panetoni , se for possivel me envia-la , obrigad a, só pra saber ,porque se compra panetoni é muito caro e eu quero fazer ,um obrigada.

Os comentários estão fechados.