Frango Frito com Molho de Gengibre

Frango Frito com Molho de Gengibre

Comi este prato em um restaurante, depois vi algo em uma revista… Fiz para o jantar. É simples, dá para deixar meio pronto com antecedência e o gengibre (dizem) ajuda a melhorar a circulação e espantar o frio.

2 coxas e sobrecoxas de frango

2 colheres de shoyu

2 colheres de sake

1 anis estrelado

7 a 8 grãos de pimenta Schezuan  (condimento chinês; são frutos pequenos e vermelhos)

Um pedaço pequeno de gengibre

Algumas folhas de cebolinha

Molho:

2 dentes de alho

1 pedaço pequeno de gengibre

2 colheres de óleo

2 colheres de shoyu

2 colheres de sake

2 colheres de vinagre

Cebolinha picada

Faça um corte ao longo dos ossos do frango, pelo lado interno, mas sem destacar os ossos da carne. Coloque o frango com o shoyu, sake, gengibre, o anis e cebolinha em uma panela. Cubra com água. Deixe cozinhar por dez minutos. Desligue e deixe esfriar no caldo. Escorra e reserve.

Enxugue bem com uma toalha de papel e frite até corar. Como pode espirrar, é melhor usar uma panela funda, ao invés de uma frigideira rasa.

Depois de frito, corte o frango em pedaços (use uma faca de bom corte e pesada, como uma debabocho). Arrume na travessa de servir.

Frite o alho no óleo, até corar levemente. Junte o gengibre, deixe soltar cheiro e acrescente o shoyu, sake e vinagre. Confira o sabor, se necessário corrija o sal e adicione açúcar, se gostar. Os molhos de soja variam muito de fabricante para fabricante, então é possível que seja necessário adicionar mais sal. Tire do fogo, adicione as cebolinhas picadas e despeje sobre o frango. Sirva imediatamente, com arroz branco.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em carnes., Fácil, receita com as tags , , , . ligação permanente.

12 Responses to Frango Frito com Molho de Gengibre

  1. Myrna diz:

    Esta receita é muito melhor que a minha, que instrui a fritar duas vezes empanando em maisena. Na próxima vez, experimentarei a sua.

  2. Lisa diz:

    Ficou uma delícia, devoraram tudo.

  3. Chibiu diz:

    vou fazer
    hahahahaha

  4. Oi, adoro as tuas receitas, mas tenho dificuldade em fazer, pois muitas vezes não tenho os ingredientes necessários,neste caso a pimenta schezuan, posso substituí-la por outra pimenta, sem mudar muito o aroma e o sabor do prato?

    Beijos, cris.

    • Marisa Ono diz:

      Sim, Cristiani. A pimenta é só mais um condimento. Se encontrar “Five Spices”, use uma pitada. O aroma é muito intenso, vá com cuidado.

  5. LILY diz:

    Amei este blog, tem muitas receitas e ideias maravilhosas!
    Até que enfim descobri a receita desse frango ao molho de gengibre tão gostoso. Comi em um restaurante chinês e me apaixonei.
    Vou arriscar fazer a receita em uma noite fria dessas 😀

  6. thadeu nolasco diz:

    Oi, Marisa, a cebolinha a que se refere na receita é o nirá? – me parece ter um sabor refrescante, não?

  7. Torres diz:

    Marisa, mais uma ótima receita!
    Te companho desde 2011.
    Onde entra no preparo o ANIS ESTRELADO? Tem na lista dos ingredientes, mas não no preparo.
    Uso no cozimento, antes de fritar?

  8. Olá! Tem um prato japonês, de origem chinesa, chamado iurinti (não sei se escreve assim), que você frita o frango e coloca um molho composto por pimenta (bastante pimenta!), alho frito (muito alho!), shoyu, vinagre, sakê e gengibre, com cebolinha. Você conhece? Tem a receita certinha? Gostaria de ter! Grato e parabéns!

Os comentários estão fechados.