16 Comments

  1. Olá !!
    To buscando receita de vinagre de caqui pq os dois pés do pomar chegaram a tombar de tanto q tem !! rsrsrs
    Na sua receita vai sake, …posso substituir por cachaça bem fraquinha?!?!? Mora em Minas !! rsrsrsr
    Será q dá pra fazer tb com o caqui chocolate ?!??!

    abs, fica bem

  2. Marisa Ono

    No site que indiquei (http://www.ajiwai.com/otoko/make/kaki_fr.htm) tem as fotos do processo de fazer vinagre de caqui com um tipo mais firme. Ele não tritura, apenas tira o tampo e coloca em um pote, com um pouco de sochu. A meu ver, qualquer destilado funcionaria, o que poderia mudar seria o aroma. Eu usaria vodka.
    E não feche totalmente o pote. O processo vai liberar gases, é melhor deixar a tampa levemente rosqueada. Infelizmente não há comentário sobre o tempo que levou para transformar em vinagre.

  3. José Eduardo de Almeida

    Eu vi na tv uma reportagem sobre produção caseira de vinagre, onde exigia uma vinagreira com dois compartimentos. O superior continha bagaço de cana e o inferior ficava o líquido. Infelismente não acompanhei o programa inteiro e por isso não entendi o processo.
    Suponho que haja a necessidade de oxigenar o mosto. Eu estou tentando fazer em casa usando uma bomba de aquário para borbulhar o ar no mosto e acelerar o processo.
    Vamos ver no que vai dar.
    Gostei muito de suas informações.
    Obrigado

  4. Geraldo Francisco

    Andei lendo sua receita, você está quase lá. Faço vinagre caseira a muito tempo é tradição da família através do meu avô Thomazo Abatte que era italiano de Nápolis.
    A minha é quase igual a sua só que uso 1 quilo de fruta ( caqui, maçã, jabuticaba, abacaxi, acerola, carambola ou folhas como a da uva a da amoreira e etc etc etc )
    bato as frutas no liquidificador com mais 3 litros de agua mais uma chixara de chá
    de açucar, sem coar, coloco numa vasilha sem ser de alumínio, tapo com um pano o qual amorro com um barbante, não lacre, pois aí voçê faz vinho. Pode mexer com colher de pau quase que diariamente após 30 dias voçê retira a vinagre, está bem forte, e coa num pano de prato e engarrafa em pet de preferência, deixe descansar que toda e qualquer suspensão decanta e a vinagre fica limpa e transparente saudável e deliciosa. Quando faço de folhas eu as colocos inteiras. Bebo muito mais do que o sugerido.

  5. Geraldo Francisco Staut

    Oi – Esqueci de falar que também faço vinagre de arroz, do mesmo modo, só que cozinho primeiro o 1/2 quilo de arroz com o açucar e depois acrescento a 3 litros de agua e deixo por 30 dias, deixo o tempo agir e criar aquele monte de ácidos e outros elementos mais tão saudaveis. Segundo estudos é melhor que o de maçã.

  6. Geraldo Francisco Staut

    Meu comentário anterior sumiu. Ali eu explicava como fabrico vinagre de frutas e folhas, Ainda volto no assunto assim que puder.

  7. Gelso

    ola gosto muito das suas receitas voce teria uma receita de vinagre de arroz para mim fazer em casa um grande abraço sou seu fã.

  8. Marisa Ono

    Gelso, vinagre de arroz não é algo fácil de fazer. Primeiro precisa fazer sake. E sake, no Brasil, já é difícil pela falta de um arroz apropriado. Um vinagre de arroz feito em casa vai dar trabalho e pode ter cheiros estranhos como o de acetona. Eu já testei muito, garanto, não é tão fácil de se conseguir.

  9. Alice enokizono

    Olá, meu marido é produtor de caqui fuyu e guiombo, e estou tentando fazer o vinagre de caqui, gostaria de saber quanto tempo ele tem que ficar fermentando? Preparei de acordo com a sua receita que vai sake, dia a dia experimento e o sabor está ficando bom, temos um amigo que provou e gostou muito, apesar de não estar pronto .aguardo sua resposta . abraços ALice

  10. Marisa Ono

    Alice, o mais correto é parar a fermentação quando o pH cair para 4, por exemplo. Mas para isso vai precisar de um medidor de pH ou de fitas que dão uma ideia aproximada do pH do líquido.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *