Imprimir Imprimir

Vinagre de Caqui

Vinagre de Caqui

Dá para fazer vinagre em casa. No caso, experimentei fazer vinagre de caqui. Me baseei na receita deste site (em japonês): http://www.ajiwai.com/otoko/make/kaki_fr.htm.

Mas, fiz algumas alterações. Primeiro, que não usei o caqui do tipo durinho e sim, daquele mais mole (ganho e que eu não comi). Desmanchei-os com as mãos e usei 1 quilo de caqui e 50 ml de sake. Misturei, coloquei em uma jarra e deixei em lugar escuro. Todos os dias dava uma sacudida para misturar. Logo a mistura estava cheia de bolhas.

Vinagre de Caqui

Deixei fermentando até que a mistura estivesse ácida e a quantidade de bolhas diminuído consideravelmente. Então foi só passar por uma peneira e coar em um filtro de papel, para obter um líquido claro. Depois de coado, ainda aqueci a 80 graus, senão o processo de fermentação não seria interrompido. O vidro de vinagre aguarda para ser usado.

Vinagre de Caqui Coando

De diferente, além da cor, esse vinagre (pelo menos na minha opnião) tem um aroma mais adocicado e um certo tanino, além de ser, claro, azedo. Achei-o forte, mas ainda vou fazer outro teste de comparação com vinagres de arroz e de álcool. Infelizmente, não tenho absolutamente nenhum material em casa para avaliar a acidez…

Se vale a pena? Não, rende pouco, dá certo trabalho, apesar do resultado ser satisfatório. Mas é divertido… 😀

PS: Esqueci de comentar que os caquis precisam ser orgânicos e que não são lavados. Os microorganismos da casca é que serão responsáveis pela fermentação. E o vinagre tem essa cor amarelada, mas depois de um tempo, forma-se um resíduo no fundo e ele fica quase transparente, nada para assustar, só se trata da falta de um filtro decente ou um decantador…

Share This Post

12 comments to Vinagre de Caqui

  • Olá !!
    To buscando receita de vinagre de caqui pq os dois pés do pomar chegaram a tombar de tanto q tem !! rsrsrs
    Na sua receita vai sake, …posso substituir por cachaça bem fraquinha?!?!? Mora em Minas !! rsrsrsr
    Será q dá pra fazer tb com o caqui chocolate ?!??!

    abs, fica bem

  • Marisa Ono

    No site que indiquei (http://www.ajiwai.com/otoko/make/kaki_fr.htm) tem as fotos do processo de fazer vinagre de caqui com um tipo mais firme. Ele não tritura, apenas tira o tampo e coloca em um pote, com um pouco de sochu. A meu ver, qualquer destilado funcionaria, o que poderia mudar seria o aroma. Eu usaria vodka.
    E não feche totalmente o pote. O processo vai liberar gases, é melhor deixar a tampa levemente rosqueada. Infelizmente não há comentário sobre o tempo que levou para transformar em vinagre.

  • José Eduardo de Almeida

    Eu vi na tv uma reportagem sobre produção caseira de vinagre, onde exigia uma vinagreira com dois compartimentos. O superior continha bagaço de cana e o inferior ficava o líquido. Infelismente não acompanhei o programa inteiro e por isso não entendi o processo.
    Suponho que haja a necessidade de oxigenar o mosto. Eu estou tentando fazer em casa usando uma bomba de aquário para borbulhar o ar no mosto e acelerar o processo.
    Vamos ver no que vai dar.
    Gostei muito de suas informações.
    Obrigado

  • amparo

    DONDE PUESO COMPRAR EL VINAGRE DE CAQUI MATURAL?
    S ALGUI LO SABE POR FAVOR QUE ME LO DIGA.
    GRACIAS.

  • hola soy higinio en alicante soy cosechero de aceite de oliva busco donde adquirir <vinagre de caqui< gracias espero respuesta

  • Marisa Ono

    Higinio: Google It!

  • Geraldo Francisco

    Andei lendo sua receita, você está quase lá. Faço vinagre caseira a muito tempo é tradição da família através do meu avô Thomazo Abatte que era italiano de Nápolis.
    A minha é quase igual a sua só que uso 1 quilo de fruta ( caqui, maçã, jabuticaba, abacaxi, acerola, carambola ou folhas como a da uva a da amoreira e etc etc etc )
    bato as frutas no liquidificador com mais 3 litros de agua mais uma chixara de chá
    de açucar, sem coar, coloco numa vasilha sem ser de alumínio, tapo com um pano o qual amorro com um barbante, não lacre, pois aí voçê faz vinho. Pode mexer com colher de pau quase que diariamente após 30 dias voçê retira a vinagre, está bem forte, e coa num pano de prato e engarrafa em pet de preferência, deixe descansar que toda e qualquer suspensão decanta e a vinagre fica limpa e transparente saudável e deliciosa. Quando faço de folhas eu as colocos inteiras. Bebo muito mais do que o sugerido.

  • Geraldo Francisco Staut

    Oi – Esqueci de falar que também faço vinagre de arroz, do mesmo modo, só que cozinho primeiro o 1/2 quilo de arroz com o açucar e depois acrescento a 3 litros de agua e deixo por 30 dias, deixo o tempo agir e criar aquele monte de ácidos e outros elementos mais tão saudaveis. Segundo estudos é melhor que o de maçã.

  • Geraldo Francisco Staut

    Meu comentário anterior sumiu. Ali eu explicava como fabrico vinagre de frutas e folhas, Ainda volto no assunto assim que puder.

  • Gelso

    ola gosto muito das suas receitas voce teria uma receita de vinagre de arroz para mim fazer em casa um grande abraço sou seu fã.

  • Marisa Ono

    Gelso, vinagre de arroz não é algo fácil de fazer. Primeiro precisa fazer sake. E sake, no Brasil, já é difícil pela falta de um arroz apropriado. Um vinagre de arroz feito em casa vai dar trabalho e pode ter cheiros estranhos como o de acetona. Eu já testei muito, garanto, não é tão fácil de se conseguir.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>