Vinagre de Caqui

Vinagre de Caqui

Dá para fazer vinagre em casa. No caso, experimentei fazer vinagre de caqui. Me baseei na receita deste site (em japonês): http://www.ajiwai.com/otoko/make/kaki_fr.htm.

Mas, fiz algumas alterações. Primeiro, que não usei o caqui do tipo durinho e sim, daquele mais mole (ganho e que eu não comi). Desmanchei-os com as mãos e usei 1 quilo de caqui e 50 ml de sake. Misturei, coloquei em uma jarra e deixei em lugar escuro. Todos os dias dava uma sacudida para misturar. Logo a mistura estava cheia de bolhas.

Vinagre de Caqui

Deixei fermentando até que a mistura estivesse ácida e a quantidade de bolhas diminuído consideravelmente. Então foi só passar por uma peneira e coar em um filtro de papel, para obter um líquido claro. Depois de coado, ainda aqueci a 80 graus, senão o processo de fermentação não seria interrompido. O vidro de vinagre aguarda para ser usado.

Vinagre de Caqui Coando

De diferente, além da cor, esse vinagre (pelo menos na minha opnião) tem um aroma mais adocicado e um certo tanino, além de ser, claro, azedo. Achei-o forte, mas ainda vou fazer outro teste de comparação com vinagres de arroz e de álcool. Infelizmente, não tenho absolutamente nenhum material em casa para avaliar a acidez…

Se vale a pena? Não, rende pouco, dá certo trabalho, apesar do resultado ser satisfatório. Mas é divertido… 😀

PS: Esqueci de comentar que os caquis precisam ser orgânicos e que não são lavados. Os microorganismos da casca é que serão responsáveis pela fermentação. E o vinagre tem essa cor amarelada, mas depois de um tempo, forma-se um resíduo no fundo e ele fica quase transparente, nada para assustar, só se trata da falta de um filtro decente ou um decantador…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, cotidiano, curiosidades, molhos, receita com as tags , . ligação permanente.

18 Responses to Vinagre de Caqui

  1. Lina Jehle diz:

    Olá !!
    To buscando receita de vinagre de caqui pq os dois pés do pomar chegaram a tombar de tanto q tem !! rsrsrs
    Na sua receita vai sake, …posso substituir por cachaça bem fraquinha?!?!? Mora em Minas !! rsrsrsr
    Será q dá pra fazer tb com o caqui chocolate ?!??!

    abs, fica bem

    • Marisa Ono diz:

      No site que indiquei (http://www.ajiwai.com/otoko/make/kaki_fr.htm) tem as fotos do processo de fazer vinagre de caqui com um tipo mais firme. Ele não tritura, apenas tira o tampo e coloca em um pote, com um pouco de sochu. A meu ver, qualquer destilado funcionaria, o que poderia mudar seria o aroma. Eu usaria vodka.
      E não feche totalmente o pote. O processo vai liberar gases, é melhor deixar a tampa levemente rosqueada. Infelizmente não há comentário sobre o tempo que levou para transformar em vinagre.

  2. José Eduardo de Almeida diz:

    Eu vi na tv uma reportagem sobre produção caseira de vinagre, onde exigia uma vinagreira com dois compartimentos. O superior continha bagaço de cana e o inferior ficava o líquido. Infelismente não acompanhei o programa inteiro e por isso não entendi o processo.
    Suponho que haja a necessidade de oxigenar o mosto. Eu estou tentando fazer em casa usando uma bomba de aquário para borbulhar o ar no mosto e acelerar o processo.
    Vamos ver no que vai dar.
    Gostei muito de suas informações.
    Obrigado

  3. amparo diz:

    DONDE PUESO COMPRAR EL VINAGRE DE CAQUI MATURAL?
    S ALGUI LO SABE POR FAVOR QUE ME LO DIGA.
    GRACIAS.

  4. hola soy higinio en alicante soy cosechero de aceite de oliva busco donde adquirir <vinagre de caqui< gracias espero respuesta

  5. Geraldo Francisco diz:

    Andei lendo sua receita, você está quase lá. Faço vinagre caseira a muito tempo é tradição da família através do meu avô Thomazo Abatte que era italiano de Nápolis.
    A minha é quase igual a sua só que uso 1 quilo de fruta ( caqui, maçã, jabuticaba, abacaxi, acerola, carambola ou folhas como a da uva a da amoreira e etc etc etc )
    bato as frutas no liquidificador com mais 3 litros de agua mais uma chixara de chá
    de açucar, sem coar, coloco numa vasilha sem ser de alumínio, tapo com um pano o qual amorro com um barbante, não lacre, pois aí voçê faz vinho. Pode mexer com colher de pau quase que diariamente após 30 dias voçê retira a vinagre, está bem forte, e coa num pano de prato e engarrafa em pet de preferência, deixe descansar que toda e qualquer suspensão decanta e a vinagre fica limpa e transparente saudável e deliciosa. Quando faço de folhas eu as colocos inteiras. Bebo muito mais do que o sugerido.

  6. Geraldo Francisco Staut diz:

    Oi – Esqueci de falar que também faço vinagre de arroz, do mesmo modo, só que cozinho primeiro o 1/2 quilo de arroz com o açucar e depois acrescento a 3 litros de agua e deixo por 30 dias, deixo o tempo agir e criar aquele monte de ácidos e outros elementos mais tão saudaveis. Segundo estudos é melhor que o de maçã.

  7. Geraldo Francisco Staut diz:

    Meu comentário anterior sumiu. Ali eu explicava como fabrico vinagre de frutas e folhas, Ainda volto no assunto assim que puder.

  8. Gelso diz:

    ola gosto muito das suas receitas voce teria uma receita de vinagre de arroz para mim fazer em casa um grande abraço sou seu fã.

    • Marisa Ono diz:

      Gelso, vinagre de arroz não é algo fácil de fazer. Primeiro precisa fazer sake. E sake, no Brasil, já é difícil pela falta de um arroz apropriado. Um vinagre de arroz feito em casa vai dar trabalho e pode ter cheiros estranhos como o de acetona. Eu já testei muito, garanto, não é tão fácil de se conseguir.

  9. Alice enokizono diz:

    Olá, meu marido é produtor de caqui fuyu e guiombo, e estou tentando fazer o vinagre de caqui, gostaria de saber quanto tempo ele tem que ficar fermentando? Preparei de acordo com a sua receita que vai sake, dia a dia experimento e o sabor está ficando bom, temos um amigo que provou e gostou muito, apesar de não estar pronto .aguardo sua resposta . abraços ALice

    • Marisa Ono diz:

      Alice, o mais correto é parar a fermentação quando o pH cair para 4, por exemplo. Mas para isso vai precisar de um medidor de pH ou de fitas que dão uma ideia aproximada do pH do líquido.

  10. Sueli diz:

    Olá!
    Quais os benefícios do vinagre de caqui para a saúde?

    Obrigada.

  11. Haiti liu diz:

    Hola quiero comprar vinagre natural de kakis por la zona de Alicante por favor indíqueme como puedo comprar gracias ,

  12. Maria Selma diz:

    Eu faço em casa o vinagre de caqui. Não acrescento nada. Coloco os caquis maduros sem lavar em uma bombona bem fechada e deixo uns 4 meses. Coloquei uma torneirinha na bombona e quando preciso apenas retiro o líquido. Fica muito bom.

Os comentários estão fechados.