Tomate Japonês

Tomate Japonês

Encontrei esses tomates em Ponta Grossa (Pr), sob o nome de tomate japonês. Mas, ao contrário dos tomates comuns, a polpa não é comestível, apenas a parte da semente. A casca é dura e de sabor desagradável. O miolo é adocicado, ácido e com um certo sabor que lembra goiaba e glutamato.

Tomate Japonês

No entanto, não me surgiu nenhuma idéia de como usá-lo, além de consumi-lo como fruta.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades. ligação permanente.

142 Responses to Tomate Japonês

  1. Pingback: O Tomate | O Retiro do Sossego

  2. Manorei diz:

    Boa noite a todos !
    Realmente o tamarillo, tomate de árvore ou tomate japonês é muito apreciado e por ser uma fruta exótica, ela é pouca difundida.
    Exitem dois tipos: o vermelho e o amarelo, ambos possuem o mesmo paladar. Muito cultivado na minha região (sul de Minas), mas apenas para consumo próprio.
    É fácil de produzir mudas a partir de sementes e tambem atraves de estáquia.
    Aceita bem adubação orgânica e quimica, porém não tolera clima muita frio.
    As principais pragas são a lagarta branca que comem as folhas. Estas largartas podem ser combatidas com um insenticida caseiro a base de fumo. Existem tambem a larva do besouro que penetra no seu tronco e suga sua seiva, levando a morte à planta e pode ser combatido tambem com insetisida caseiro a base de arruda. A receita pode ser obtida no site: http://physalisperuvian.blogspot.com.br/p/tamarillo.html
    Provavelmente foi este besouro que atacou sua planta Rosana!

  3. Valdemar Pereira diz:

    Eu tenho algumas sementes do tomarillo amarelo se alguém interessar pode me mandar o endereço com o CEP que eu mando algumas sementes, pode pedir por e-mail valdemarrn@yahoo.com.br ou valdemarpereira27@terra .com.br

  4. eliana diz:

    eu gosto muito desse tomate,tenho um pé em minha propriedade
    e uma sugestão é fazer suco comoum suco de maracujá
    espero ter ajudado

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Eliana. Eu fiz um molho tipo ketchup, para comer com sanduíches e carnes. Ficou bom. Pena que não tomei medidas, sem receita…

  5. Luis Juquitiba diz:

    Plantei umas 20 sementes desse Tomate japones, sem mesmo sabendo que era o mesmo, pois ganhei de um colega de serviço, o mesmo agora já encontra-se com quase 2mts de altura de folhas grandes e que exala um odor muito forte parecido com borracha queimada, estou replantando os mesmo fora da horta, já que o mesmo fica uma arvore de uns 4mts de altura + ou – adorei saber que o mesmo é muito nutritivo.

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Luis, os pés aqui também ficaram grandes. Pena que são sujeitos à doenças como broca. Perdi muitos frutos, que caíram sem amadurecer. Também já me avisaram que há uma praga que ataca o tronco, o pé é perdido, é preciso replantar…

  6. poderiam me mandar sementes do vermelho,tenho do amarelo,deu um trabalhão,mas consegui uma muda.gratos

  7. Angelo Reiguer diz:

    Olá, possuo 8 pés desse maravilhoso tomate japonês. Tenho as 2 qualidades, tanto o da polpa amarela quanto o da polpa roxa. Ai vai alguns toques para quem quer cultiva-lo . Ele gosta muito de locais aonde tenha muita água, humidade. Esterco animal é muito bom para ele. Se mantiverem ele adubado, estercado e em local aonde corra agua, ele produzirá o ano inteiro. MEU UNICO PROBLEMA É A FAMOSA LAGARTA QUE ANDA COMENDO AS FOLHAS DO PÉ, NAO CONSIGO VER A DANADINHA E ANDO UTILIZANDO AGROTÓXICOS, MAS NAO TENHO OBTIDO MUITO EXITO. ALGUEM PODERIA ME DIZER O QUE FAZER?

  8. Teresa Batalha diz:

    Eu tenho meia dúzia de árvores, estão lindas, carregadas de frutas.
    O ano passado fiz doce, ficou muito bom.
    Isto em Portugal, um ano a geada queimou toda a folhagem, na primavera ficaram lindas novamente.

  9. Geraldo Cardoso diz:

    Combato a pragas com pó de fumo. Porém quando vem a geada é aquela tristeza. Mata até o tronco.
    A solução é ter sempre mudas de reserva para serem plantas logos após a geada. Se as mudas tiverem uma boa altura elas darão frutos antes da próxima geada.

  10. Gostaria muito de receber sementes do tomate frances ou japones , se alguém puder mandar eu agradeço muito . obrigado

  11. Indianara Gonçalves diz:

    Este tomate é bom como fruta, mas é muito mais delicioso fazer suco
    tenho tomado todos os dias é uma delicia experimentem e gostaram…

  12. Ubiratan Cardoso Fernandes diz:

    Olá pessoal ! se alguém puder me mandar sementes de tomarilho vemelho ! fico muito agradecido. Bira

  13. Ubiratan Cardoso Fernandes diz:

    Olá Angelo Reiguer ! estou a procura do tomarilho vermelho! se puder me mandar fico eternamente agradecido. E quanto a lagarta ! no pé do tomate enrole chumaços de algodão ! funciona com cabelo também ! ela n consegue subir ! assim vai se livrar dos bichinhos. abraço Bira

    Curitiba – Pr 04198120188

  14. Luciane Werneck diz:

    Boa noite
    Moro em Colombo, região Metropolitana de Curitiba – PR e tenho uma árvore de tomate vermelho.
    O ano passado ficou repleta de frutos, depois queimou com a geada e floresceu novamente mas,
    de uns tempos pra cá ela está triste, murcha e encontrei uma lagartinha amarela clara no chão.
    Agora lendo os comentários vou fazer uma revista para ver se não são elas que estão acabando com a árvore. No começo do ano deu frutos com uns pontos pretos e descartei todos. Se alguém puder me ajudar eu agradeço

    • Marisa Ono diz:

      Aqui ele tem altos e baixos. Uma poda pode fazer brotar ramos mais vigorosos. Pontos pretos podem ser sinal de mofo, geralmente combatido com enxofre, em lojas de produtos para jardinagem tem.

  15. jairo cruz diz:

    tbm ja amo este tomate ja conhecia e meu amigo plantou e estamos sempre chupando e tomando suco de mesmo! só nao conheço as propiedades dele! nesse momento estou com varias mudinhas emcima de minha mesa ainda com uns 4 centimentros! meu amigo Pb Antonio Roberto plantou bastante e eu quero espalhar por muitos lugares se Deus quiser.
    abraços e pelos laços do calvário Pastor jairo Cruz – Curitiba Paraná – Brasil

  16. dilce diz:

    oi Jairo, ficarei muito feliz se puder ser agraciada com uma muda, entre em contato para combinarmos algum custo, grata.
    Dilce – Peruibe sp

  17. preciliano Fernandes,124=cep 83085150-nenopreta,adpraria sementes de tomarillo amarelo e vermelho,nem calda de fumo salva,tive 08 pés e a broca matou todos,o doce com açúcar e canela é igual pêssego

  18. Eliane diz:

    Olá, tinha desse tomate na casa da minha avó e nós comíamos direto do pé e achávamos uma delícia, comíamos inclusive a polpa.

  19. Karinne diz:

    Ola! eu moro em Curitiba, e quero muito uma muda desse tomate, se alguem tiver…moro em Santa Felicidade, mas vou buscar se for em Ctba ou regiao…
    karinne.ribeiro.barroso@gmail.com

  20. Rita Brehmer diz:

    Eu tenho esse tomate mas não sei como aproveitar . Cru ou cozido , suco, comer como salada ? Alguém pode me informar ? Obrigada .

  21. LEANDRO INACIO LEITE diz:

    Olá, Marisa.

    Como posso entrar em contato com algumas pessoas que postaram comentários.
    Em especial, esse comentário:
    “Luiz de Carvalho
    Junho 30, 2012 at 11:24
    Vermelho, amarelo!!!!!!! Qual a diferenca? Eu tenho um pe, produzindo q, os frutos sao verdes, apos passa vermelho e, ai fica amarelo, mas e a mesma coisa. Sou de Curitiba-Pr. Quem quizer mudas…entre em contato”

    Sou de Curitiba e tenho 4 pés plantados em casa e gostaria de conversar com quem já tem essa árvore por aqui.
    Tenho tido problemas com essa lagarta branca e com o fato de já terem frutos nos pés (dois anos de plantio) e eles estão verdes e demorando mais de dois meses para amadurar. O que pode ter acontecido?
    Também gostaria de saber sobre alguma experiência de estaquia com essa árvore.

    Obrigado.

  22. Diva diz:

    Oi pessoal sou de Londrina /Pr será que alguém daqui tem muda ou sementes de tomate de árvore para vender/ doar?

  23. Nice Nunes diz:

    Eu utilizo em saladas, molhos , carne cozida, e ainda pego 1 tomate , higienizo bato no liquidificador. Coa-se e faz um belo suco com sabor de goiaba.
    Excelente!

  24. JOAO CARLOS DE PAULA REIS diz:

    Tenho dois pés deste tomate… mas a lagarta não dá sossego… É a lagarta de uma pequena borboleta preta pintadinha de Branco.
    Estes pés já tem três anos e deu dois frutos que não chegaram a amadurecer; deu bicho e caiu. Tem mais de dois metros de altura e o tronco uns 3 cm de diâmetro.

Os comentários estão fechados.