Tomate Japonês

Tomate Japonês

Encontrei esses tomates em Ponta Grossa (Pr), sob o nome de tomate japonês. Mas, ao contrário dos tomates comuns, a polpa não é comestível, apenas a parte da semente. A casca é dura e de sabor desagradável. O miolo é adocicado, ácido e com um certo sabor que lembra goiaba e glutamato.

Tomate Japonês

No entanto, não me surgiu nenhuma idéia de como usá-lo, além de consumi-lo como fruta.

Print Friendly
Share This Post

137 Comments

← Previous Page 3 of 3
  1. També tive um pé dessa árvore quando criança e procurei muito até conseguir comprar uma muda que logo virou um alinda árvore e carregou a ponto de penderem os galhos, porém as folhas começaram a murchar e o pé morreu. Fiquei muito triste por não conseguir salvá-la. Infelizmente comi todos os frutos e não guardei a semente. Agora estou a procura de uma muda.

  2. hiroshi

    olá rosana estou curioso com esse tomate japones tomatilho. eu cunsegui semente e plantei vou ver se
    da certo. eu tenho mais semente . so que esse e amarelo e não vermelho.

  3. vinícius

    eu tenho um planta de ‘tomarillo’, tomate japonês, que produz frutas vermelhas. Se alguém tiver interesse eu posso enviar sementes.

  4. Nice

    eu gostaria muito de receber sementes do tomate japones.Tive um pé, mas morreu e eu nao guardei sementes.
    Caso vc possa enviar meu endereco é:
    Para Dr. Flavio Duch
    rua mchal deodoro 3131 sala 35
    centro
    Sao José do Rio Preto SP
    diga-me como mandar o dinheiro do envio

    Obrigada

  5. Gilberto

    Pessoal o Tamarillo e vendido no Supermercado Pão de Açúcar(São Paulo) e custa mais ou menos R$ 28,00 o kilo mas não é sempre que se encontra.

  6. marcia

    PESSOAL! CONHEÇO TAMARILLO TEM UMS 6 ANOS. TIVE EM CASA EM S.P, DAVA D+.MUDEI D CASA MAS TENHO UM PE PRODUZINDO. É DO AMARELO, QUERO CONSEGUIR DO VERMELHO. EXISTE UMA LAGARTA BRANCA QUE COME AS FOLHAS, TEM QUE RETIRAR MANUALMENTE. SE TIVER SEMENTES DO VERMELHO ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL. ABRAÇOS A TODOS

  7. luiz de carvalho

    Vermelho, amarelo!!!!!!! Qual a diferenca? Eu tenho um pe, produzindo q, os frutos sao verdes, apos passa vermelho e, ai fica amarelo, mas e a mesma coisa. Sou de Curitiba-Pr. Quem quizer mudas…entre em contato

  8. Manorei

    Boa noite a todos !
    Realmente o tamarillo, tomate de árvore ou tomate japonês é muito apreciado e por ser uma fruta exótica, ela é pouca difundida.
    Exitem dois tipos: o vermelho e o amarelo, ambos possuem o mesmo paladar. Muito cultivado na minha região (sul de Minas), mas apenas para consumo próprio.
    É fácil de produzir mudas a partir de sementes e tambem atraves de estáquia.
    Aceita bem adubação orgânica e quimica, porém não tolera clima muita frio.
    As principais pragas são a lagarta branca que comem as folhas. Estas largartas podem ser combatidas com um insenticida caseiro a base de fumo. Existem tambem a larva do besouro que penetra no seu tronco e suga sua seiva, levando a morte à planta e pode ser combatido tambem com insetisida caseiro a base de arruda. A receita pode ser obtida no site: http://physalisperuvian.blogspot.com.br/p/tamarillo.html
    Provavelmente foi este besouro que atacou sua planta Rosana!

  9. eliana

    eu gosto muito desse tomate,tenho um pé em minha propriedade
    e uma sugestão é fazer suco comoum suco de maracujá
    espero ter ajudado

  10. Marisa Ono

    Olá, Eliana. Eu fiz um molho tipo ketchup, para comer com sanduíches e carnes. Ficou bom. Pena que não tomei medidas, sem receita…

  11. Luis Juquitiba

    Plantei umas 20 sementes desse Tomate japones, sem mesmo sabendo que era o mesmo, pois ganhei de um colega de serviço, o mesmo agora já encontra-se com quase 2mts de altura de folhas grandes e que exala um odor muito forte parecido com borracha queimada, estou replantando os mesmo fora da horta, já que o mesmo fica uma arvore de uns 4mts de altura + ou – adorei saber que o mesmo é muito nutritivo.

  12. Marisa Ono

    Pois é, Luis, os pés aqui também ficaram grandes. Pena que são sujeitos à doenças como broca. Perdi muitos frutos, que caíram sem amadurecer. Também já me avisaram que há uma praga que ataca o tronco, o pé é perdido, é preciso replantar…

  13. Angelo Reiguer

    Olá, possuo 8 pés desse maravilhoso tomate japonês. Tenho as 2 qualidades, tanto o da polpa amarela quanto o da polpa roxa. Ai vai alguns toques para quem quer cultiva-lo . Ele gosta muito de locais aonde tenha muita água, humidade. Esterco animal é muito bom para ele. Se mantiverem ele adubado, estercado e em local aonde corra agua, ele produzirá o ano inteiro. MEU UNICO PROBLEMA É A FAMOSA LAGARTA QUE ANDA COMENDO AS FOLHAS DO PÉ, NAO CONSIGO VER A DANADINHA E ANDO UTILIZANDO AGROTÓXICOS, MAS NAO TENHO OBTIDO MUITO EXITO. ALGUEM PODERIA ME DIZER O QUE FAZER?

  14. Teresa Batalha

    Eu tenho meia dúzia de árvores, estão lindas, carregadas de frutas.
    O ano passado fiz doce, ficou muito bom.
    Isto em Portugal, um ano a geada queimou toda a folhagem, na primavera ficaram lindas novamente.

  15. Geraldo Cardoso

    Combato a pragas com pó de fumo. Porém quando vem a geada é aquela tristeza. Mata até o tronco.
    A solução é ter sempre mudas de reserva para serem plantas logos após a geada. Se as mudas tiverem uma boa altura elas darão frutos antes da próxima geada.

  16. Indianara Gonçalves

    Este tomate é bom como fruta, mas é muito mais delicioso fazer suco
    tenho tomado todos os dias é uma delicia experimentem e gostaram…

  17. Ubiratan Cardoso Fernandes

    Olá Angelo Reiguer ! estou a procura do tomarilho vermelho! se puder me mandar fico eternamente agradecido. E quanto a lagarta ! no pé do tomate enrole chumaços de algodão ! funciona com cabelo também ! ela n consegue subir ! assim vai se livrar dos bichinhos. abraço Bira

    Curitiba – Pr 04198120188

  18. Luciane Werneck

    Boa noite
    Moro em Colombo, região Metropolitana de Curitiba – PR e tenho uma árvore de tomate vermelho.
    O ano passado ficou repleta de frutos, depois queimou com a geada e floresceu novamente mas,
    de uns tempos pra cá ela está triste, murcha e encontrei uma lagartinha amarela clara no chão.
    Agora lendo os comentários vou fazer uma revista para ver se não são elas que estão acabando com a árvore. No começo do ano deu frutos com uns pontos pretos e descartei todos. Se alguém puder me ajudar eu agradeço

  19. Marisa Ono

    Aqui ele tem altos e baixos. Uma poda pode fazer brotar ramos mais vigorosos. Pontos pretos podem ser sinal de mofo, geralmente combatido com enxofre, em lojas de produtos para jardinagem tem.

  20. jairo cruz

    tbm ja amo este tomate ja conhecia e meu amigo plantou e estamos sempre chupando e tomando suco de mesmo! só nao conheço as propiedades dele! nesse momento estou com varias mudinhas emcima de minha mesa ainda com uns 4 centimentros! meu amigo Pb Antonio Roberto plantou bastante e eu quero espalhar por muitos lugares se Deus quiser.
    abraços e pelos laços do calvário Pastor jairo Cruz – Curitiba Paraná – Brasil

  21. dilce

    oi Jairo, ficarei muito feliz se puder ser agraciada com uma muda, entre em contato para combinarmos algum custo, grata.
    Dilce – Peruibe sp

  22. preciliano Fernandes,124=cep 83085150-nenopreta,adpraria sementes de tomarillo amarelo e vermelho,nem calda de fumo salva,tive 08 pés e a broca matou todos,o doce com açúcar e canela é igual pêssego

  23. Eliane

    Olá, tinha desse tomate na casa da minha avó e nós comíamos direto do pé e achávamos uma delícia, comíamos inclusive a polpa.

  24. Marisa Ono

    Aviso que a responsabilidade de publicar o e-mail é do autor do comentário e esse se sujeita a receber spams, mensagens indesejadas, etc.

  25. Rita Brehmer

    Eu tenho esse tomate mas não sei como aproveitar . Cru ou cozido , suco, comer como salada ? Alguém pode me informar ? Obrigada .

  26. LEANDRO INACIO LEITE

    Olá, Marisa.

    Como posso entrar em contato com algumas pessoas que postaram comentários.
    Em especial, esse comentário:
    “Luiz de Carvalho
    Junho 30, 2012 at 11:24
    Vermelho, amarelo!!!!!!! Qual a diferenca? Eu tenho um pe, produzindo q, os frutos sao verdes, apos passa vermelho e, ai fica amarelo, mas e a mesma coisa. Sou de Curitiba-Pr. Quem quizer mudas…entre em contato”

    Sou de Curitiba e tenho 4 pés plantados em casa e gostaria de conversar com quem já tem essa árvore por aqui.
    Tenho tido problemas com essa lagarta branca e com o fato de já terem frutos nos pés (dois anos de plantio) e eles estão verdes e demorando mais de dois meses para amadurar. O que pode ter acontecido?
    Também gostaria de saber sobre alguma experiência de estaquia com essa árvore.

    Obrigado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *