Tomate Japonês

Tomate Japonês

Encontrei esses tomates em Ponta Grossa (Pr), sob o nome de tomate japonês. Mas, ao contrário dos tomates comuns, a polpa não é comestível, apenas a parte da semente. A casca é dura e de sabor desagradável. O miolo é adocicado, ácido e com um certo sabor que lembra goiaba e glutamato.

Tomate Japonês

No entanto, não me surgiu nenhuma idéia de como usá-lo, além de consumi-lo como fruta.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades. ligação permanente.

142 Responses to Tomate Japonês

  1. Selma maria paiva diz:

    Olha tenho muitos destes tomates de arvore ou tamarillo. quem precisar de mudas ou sementes pode entrar em contato comigo. Terei o maior prazer em fornecer.Faço sucos com a semente, e doce de calda com a polpa, mas tiro a casca, pois ela é que amarga. Fica uma delicia, aqui em Minas tem muito.
    Abraços.

  2. Ana Lúcia diz:

    Temos um pé em casa e já utilizamos em molho como tomate comum, mas tem de descascar, senão fica muito forte (uma vez meu marido experientou bater com casca no liquidificador, para dar menos trabalho, mas ficou muito ácido).
    Gostaria também sse conseguiram descobrir que tipo de doença ou praga pode afetar esta planta, pois a minha árvore também está morrendo, mas aparentemente não há alterações em seu caule.

  3. bruna diz:

    oi eu queria saber onde comprar mudas de tomate japones ou se alquem te alguma para doar brigado

  4. bruna diz:

    selma maria voce podia me forneser uma muda do tomate japones brigada

  5. Carin diz:

    Olá,
    Será que alguém pode me vender/doar algumas sementes/mudas?
    Aguardo.
    Muito obrigada!!!

  6. Rafinha diz:

    Tenho sementes e mudas de tomate japones. Para quem quiser.

  7. glaci marquete diz:

    gostaria de saber algumas receitas com tomate japones
    (sucos, geleias,etc…) quem tiver por favor mande-me.
    obrigada.

  8. selma maria, voce poderia me arrumar umas sementes de tamarillo?

  9. rosmari diz:

    tenho um pé desta fruta ela e linda quando esta cheia de fruta, ja fiz compota e hj fiz salada de alface com o tomate temperei com sazon ficou simplismente maravilhoso.

  10. Gisele Nadal Caires diz:

    Olá, temos o pé desse tomate em casa, e sempre que minha filha está com resfriado dou a ela.. é maravilhos… faço suco e fica uma delícia.

  11. Roberto Mauro Cardoso diz:

    Olá, Meu sogro em Bocaiúva do Sul Paraná conseguiu 2 mudas deste Tamarillo que costume dizer tomate Japonês, a que ele plantou na verdade transformou-se em várias mudas e quando viajo para la sempre trago mudas e também o fruto… Já plantei várias vezes, ela chega a nascer mas logo aparece alguma praga na raiz e o pé acaba morrendo.

    Gostaria muito de ter em minha Cidade Noroeste do Paraná esta fruta! Será que tem algum segredo para produzi-la?

    • Marisa Ono diz:

      Quando as plantas aqui começam a dar doença na raiz, trato de plantar em outro local. Provavelmente é um problema que já existe no solo. Em lojas de produtos agrícolas existem produtos à base de esporos de fungos, creio eu, que é para ser aplicado no solo, exatamente para evitar pragas na raiz.

  12. gostava de saber mais sobre este tomate ou tamarillo obrigado,

  13. Wilson Roberto diz:

    Olá!moro em Tijucas do Sul-PR.tenho vários pés de tomate japonês a muitos anos e a única praga que conheço que faz com que ele morra é uma larva que faz um pequeno furo no tronco e vai comendo o miolo fazendo com que a planta morra.faço inspeção periódica e quando avisto um furinho,injeto inseticida com uma seringa.espero ter ajudado.

  14. Marlene Kellert diz:

    Gostei da postagem da Selma Maria Paiva.
    Fiquei interessada, pois ela diz que pode arranjar mudas ou sementes dessa fruta/tomate(?).
    Como posso entrar em contato com a Selma?
    Favor responder direto para meu e-mail.
    Obrigada
    Marlene Kellert

  15. Agnus diz:

    O único reparo que faço é que não se trata de tomate japonês. O nome dele, em Minas Gerais, é tomate de árvore. Lembro a todos que tomate é de origem sul americana, o que inclui o tamarillo ou tomate de árvore. Hoje, compra-se tomate italiano etc etc, mas é bom lembrar que o velho mundo só o conheceu depois que os espanhois e portugueses oos levaram para a Europa, onde ficou por muitas décadas sem qualquer uso. Mas quando chegou na Itália… a história mudou e todos bem conhecemos como os pratos ficaram mais saborosos com o tomate. Mas não nos esqueçamos que tanto o tomate quanto o tamarillo são de origem sul americana e pelo menos isso temos que garantir. Ele existe tanto com polpa amarela e quanto vermelha e, em Belo Horizonte, já faz tempo que é vendido tanto no mercado central como em diversas lojas estilo “sacolão”. No interior do Estado, precisamente na região de São JOão Del Rey, ele é encontrado nas hortas e minha família sempre cultivou. O consumo, por lá, era de toda maneira e até mesmo no feijão. Sugiro jogar na água quente por pouco tempo e tirar a pele, que sairá facilmente como os demais tomates e aí pode virar suco ou ser comido in natura. Aconselho que experimentem assálos como se faz com tomate seco, temperar da mesma maneira. E o azeite será o grande ponto, pois a combinação é fantástica, uma vez que ele passa a ser interessante como aperitivo com vinho e pães, por exemplo.
    Abraços. Agnus

  16. neuza marli dos santos diz:

    Olá sou de Quatro Barras Paraná alguns minutos de Curitiba;ganhei estes tomates e comi como fruta …porem nao sei qiai os beneficios dele vitaminas e tal…..comi sem saber nada sobre ele,mas achei muito saboroso.Obrigada

  17. Juliana diz:

    Olá sou de Ponta Grossa e na minha casa tem um pé bem grande tomate japonês. minha mãe ganhou sementes de uma amiga dela e plantamos aqui, e fica uma arvorezinha até grandinha. os tomates dão em “cachos” e aqui em casa minha mãe faz suco de laranja e bate a polpa do tomate junto no liquidificador.Até temos curiosidade em saber outras utilidades para ele.

  18. Neri Sgarabotto diz:

    Olá!!! Sou de Caxias do Sul RS,tenho um pé da fruta no quintal de casa, é uma delícia como fruta e também para fazer uma boa caipirinha substituindo o limão.

  19. Ana Rúbia diz:

    Mamãe está me mandando lá de Minas um saco de tomate de arvore! Muito bom!

  20. jeferson pereira diz:

    ola amigos
    sou de santa cruz do sul , e estou vendendo sementes , posso enviar a fruta ainda meia verde ai voce tira as sementes, eu ainda estou colhendo os tamarrilhos (TOMATES DE ARVORE ) meu email ; artesaod@yahoo.com
    posso enviar pelo correio….

  21. MMONTEIRO diz:

    Amigos
    Quem tiver fácil semente de tomate em arvore, gentileza me favorecer com sementes.
    Agradeço.
    mpmconsultor1@gmail.com
    MMonteiro

  22. cecilia diz:

    OLÀ tenho aqui em minha casa quase no centro de SÃO PAULO um pé de tomate japonês,é só tirar a semente deixar secar e plantar da uma arvore mais ou menos de 2 metros com folhas aredodas e largas a fruta é muito gostosa já conheço essa fruta a uns 20 anos:não a via a alum tempo até que ganhei uma fruta comi a metade e a outa metade tirei a semente fiz mudas e plantei distribui já tenho mais mudas da que eu plantei ela produs muito rapido abraços

  23. HORACIO REZENDE diz:

    SOU DE MINAS E DIGO QUE LA NA TERRA DA MINHA MÃE TEM MUITO TOMATE DE ÁRVORE, EU ADORO É UMA DELÍCIA.

  24. nádia mattos diz:

    tenho 2 pés de tomate,no meu quintal,da muitos frutos, é muito apreciado pelos familiares,comemos como tempero,no prato ,esprememos na comida,fica 1 tempero delicioso com arroz branco e uns tomatinhos,fica de comer rezando,meu marido faz mudas,quando os pés envelhecem,temos plantas novas,depois de 1 tempo eles simplismente morrem

  25. Maria Lucia diz:

    Tenho vários pés de tomate frances, vermelho e amarelo, realmente acontece de morrer. Descobri que aparece tanto nas folhas como no tronco uma especie de broca a qual vc ao apertá-la chega dar a impressão que sangrou. Tb não sei como terminar com essa praga a não ser ficar atenta e remove-la manualmente. Se alguem souber como tratar envie-me um email.
    Obrigada

  26. lauro mendes diz:

    Ola boa tarde Selma Maria Paiva….tenh interesse em adiquir algumas mudas desse tomate japones ou tamarilo…como faço para obtê-los..?…sou da regiao de Bauru-SP..meu endereço eletronico lauro.mendesb@hotmail.com

    mantenha contato por favor…abraços.
    desde ja lhe sou grato
    Lauro Mendes

  27. Iracema Payão diz:

    Tenho 5 mudas de tamarillo, só que moro em apto, preciso doá-las! Moro em Florianópolis, SC
    Iracema

  28. Gastão Dirceu diz:

    Eu tenho está planta, mais tem alguma coisa comendo as folhas.
    o que devo fazer.

    • Marisa Ono diz:

      Você tem que ver o que é. Se forem lagartas, é só destacar a folha que elas estão atacando. Se for formiga saúva, vai ter que comprar iscas e colocar perto do formigueiro.

  29. josé castilione diz:

    Ana,este pé de tomate não tem doença que mate ele, o que está acontecendo é que ele ja deve ter dado o tempo dele, mais é só retirar um galho e replantar em outro lugar, que ele irá brotar novamente, e produzirá fruto mais rápido, do que plantado com a sementes.pois eu o conheço desde criança qdo tinha 6 anos, pois meu avo tinha um pé em sua casa.
    Eu adoro morde-lo e chupa-lo maduro.Até outra vez, bjs.

  30. rosa maria diz:

    olá Marisa, quando eu era criança na casa dos meus avós tinha tomarillo vermelho e eu nunca mais encontrei.
    Onde vc comprou os tomates ou a muda ?
    poderia me ajudar ?
    grata

  31. Ademir Coppi diz:

    tenho um, pé desse tomate em frente minha casa, ele é muito produtivo nessa época ele está carregado, gostaria de saber se dá pra fazer tomate seco com ele,

  32. Gilda diz:

    Marisa, se resolver experimentar de novo, deixe madurar bastante, até ficar molinho e começar a murchar. Então dá para cortar fora o cabinho e apertar desde baixo, que sai um creme pelo local cortado. Desde que você não morda a casca, que amarga, dá até para chupar direto da fruta. Fica só a casquinha. É muito bom.

    • Marisa Ono diz:

      Estou com um pé, Gilda, mas até agora, nem sinal de frutos. Dizem que fica um arbusto grande, mas anda devagar aqui, estou com receio que não dê…

  33. TENHO UM PE DE TOMATE JAPONES QUERO RECEITAS PARA USALO

  34. TENHO VARIAS MUDAS ESTOU ATE QUERENDO CORTAR E O PE TA CARREGADO (41)33695513 96591390 30/03/12

  35. Délis diz:

    Comi uns dois ou tres tomates desses e quase morri de dor de estômago, enjoo,credo até arrepio de lembrar a dor que eu passei, sem falar dos vômitos, nunca mais quero ver esses tomates na minha frente…

  36. Márcia Cristina diz:

    Olá á todos…
    Moro em Fama – MG, e aqui tem esse tomates Japones. p/ Adriana Passos, a árvore ela fica bonita e dá muitos frutos plantando no chão. Esse tomate qdo comer e estiver amargo e desagradavel é porque não está maduro, ele ado ta maduro fica com a casca vermelha, ai vc descasca fino e corta em redola como tomate mesmo e tempera com azeite, limão ou vinagre bco, e sal é muito bom….. aqui gostam de comer qdo tem churrasco, arroz bco e cerveja….

  37. Márcia Cristina diz:

    Achei uma receita………
    Geleia de Tomate Japones

    60 minutos
    2 doses/Pax

    Ingredientes

    500 gr. de tamarilhos (tomate arbóreo do Perú), lavados e cortados ao meio;
    água a cobrir os tamarilhos;
    1 limão grande cortado em pedaços e limpo de peles e sementes;
    açucar branco (o peso do liquido obtido com a cozedura dos frutos).
    Acessórios

    cesto e passador de rede.
    Preparação

    Coloque os tamarilhos e o limão no copo e dê três toques de turbo. Junte-lhes a água até cobrir os frutos e programe, 20min./100º/vel. 1. Seguidamente coe os frutos com a ajuda de um passador de rede e aperte-os para retirar o máximo de líquido.

    Pese o líquido obtido, junte-lhe o mesmo peso em açucar e programe, 30 min/varoma/vel. 1.

    No final se achar que ainda está muito líquido, volte a programar mais 10 minutos até obter o ponto de geleia. Coloque em frascos préviamente esterilizados e feche imediatamente.

  38. graciane diz:

    Ola!
    Este tomate da para fazer suco delke tambem.
    Basta so descascalo e bater no liguidificador com agua,gelo e açucar e depois coalo,servir na hora,fica divino.

  39. Jefferson diz:

    Comprei sementes e plantei a cerca de um ano, agora ja esta com frutos amadurecendo. Conheço esta planta a mais de 40 anos na casa de meus pais, É delicioso com arroz e carne.

  40. luiz diz:

    Gostaria de receber sementes de tamarilo ou tomate arbóreo.

  41. Rosana diz:

    També tive um pé dessa árvore quando criança e procurei muito até conseguir comprar uma muda que logo virou um alinda árvore e carregou a ponto de penderem os galhos, porém as folhas começaram a murchar e o pé morreu. Fiquei muito triste por não conseguir salvá-la. Infelizmente comi todos os frutos e não guardei a semente. Agora estou a procura de uma muda.

  42. hiroshi diz:

    olá rosana estou curioso com esse tomate japones tomatilho. eu cunsegui semente e plantei vou ver se
    da certo. eu tenho mais semente . so que esse e amarelo e não vermelho.

  43. vinícius diz:

    eu tenho um planta de ‘tomarillo’, tomate japonês, que produz frutas vermelhas. Se alguém tiver interesse eu posso enviar sementes.

  44. Nice diz:

    eu gostaria muito de receber sementes do tomate japones.Tive um pé, mas morreu e eu nao guardei sementes.
    Caso vc possa enviar meu endereco é:
    Para Dr. Flavio Duch
    rua mchal deodoro 3131 sala 35
    centro
    Sao José do Rio Preto SP
    diga-me como mandar o dinheiro do envio

    Obrigada

  45. Nice diz:

    gostaria muiiiito de receber sementes do tomate de árvore.
    Alguém poderia mandar pra mim?

  46. Gilberto diz:

    Pessoal o Tamarillo e vendido no Supermercado Pão de Açúcar(São Paulo) e custa mais ou menos R$ 28,00 o kilo mas não é sempre que se encontra.

  47. Rudi diz:

    Eu tenho mudas.
    Aguardo contato= rudirb@ig.com.br

  48. marcia diz:

    PESSOAL! CONHEÇO TAMARILLO TEM UMS 6 ANOS. TIVE EM CASA EM S.P, DAVA D+.MUDEI D CASA MAS TENHO UM PE PRODUZINDO. É DO AMARELO, QUERO CONSEGUIR DO VERMELHO. EXISTE UMA LAGARTA BRANCA QUE COME AS FOLHAS, TEM QUE RETIRAR MANUALMENTE. SE TIVER SEMENTES DO VERMELHO ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL. ABRAÇOS A TODOS

  49. luiz de carvalho diz:

    Vermelho, amarelo!!!!!!! Qual a diferenca? Eu tenho um pe, produzindo q, os frutos sao verdes, apos passa vermelho e, ai fica amarelo, mas e a mesma coisa. Sou de Curitiba-Pr. Quem quizer mudas…entre em contato

  50. izabel diz:

    eu tenho otomate e tambem tenho mudinhas.

Os comentários estão fechados.