Tomate Japonês

Tomate Japonês

Encontrei esses tomates em Ponta Grossa (Pr), sob o nome de tomate japonês. Mas, ao contrário dos tomates comuns, a polpa não é comestível, apenas a parte da semente. A casca é dura e de sabor desagradável. O miolo é adocicado, ácido e com um certo sabor que lembra goiaba e glutamato.

Tomate Japonês

No entanto, não me surgiu nenhuma idéia de como usá-lo, além de consumi-lo como fruta.

Share This Post

140 Comments

← Previous Page 2 of 3 Next →
  1. Adriana Passos

    Olá!meu pai tem uma arvore de tamarillo plantada num vaso de 50litros mais ou menos, bem ela estava indo muito bem, chegou a sair até flores, mas foi aí que as folhas começaram a murchar, secarem e estão caindo, a arvore está morrendo.No meio do tronco dela está com uma casca preta, achamos que é praga.Por favor nos ajude, não queremos perder nosso tamarillo, será que ainda há tempo de recupera-la?
    Obrigada.

  2. Lika

    Hola,
    Eu creci no Ecuador, de onde vem o tomate de arvore (tomate de arbol)…não é do Japão!
    Lá se usa muito para fazer suco. Se descasca e se usa a semente e a polpa…è uma delícia! Experimente!

  3. Olá! Sou de Lisboa, Portugal. A árvore que conheço encontra-se num local frio, húmido e no Verão sombrio e quente. Os frutos vão caindo para a terra e com o tempo, lá vem uma nova plantinha, uma nova árvore. Não lhe conheço praga ou doença, mas já vi morrer uma, sem perceber porquê.
    Tenho experimentado o fruto, com diversos nomes de entre os quais eu escolho Tamarilho. O seu sabor, à dentada, não me é agradável. Tem um sabor muito forte e azedo. A única maneira que tenho para o degustar é descascado, cortado ao meio e depois aos cubinhos e misturado com outro tipo de fruta – uma salada de fruta – e também para perfumar e dar um tom rosa a uma sangria de vinho branco ou um Cup de frutas. Por vezes, devido à quantidade, gostaria de fazer compota, mas não sei de nenhuma receita. Mais um contributo para a vossa página.
    Beth, antes de mim, escreveu que faz uma geleia deliciosa. Não quererá fazer o favor de a partilhar connosco? Ou comigo? Estou no http//cantinho-da-engorda.blogspot.com .
    Obrigada.
    Fiquem bem.

  4. Selma maria paiva

    Olha tenho muitos destes tomates de arvore ou tamarillo. quem precisar de mudas ou sementes pode entrar em contato comigo. Terei o maior prazer em fornecer.Faço sucos com a semente, e doce de calda com a polpa, mas tiro a casca, pois ela é que amarga. Fica uma delicia, aqui em Minas tem muito.
    Abraços.

  5. Ana Lúcia

    Temos um pé em casa e já utilizamos em molho como tomate comum, mas tem de descascar, senão fica muito forte (uma vez meu marido experientou bater com casca no liquidificador, para dar menos trabalho, mas ficou muito ácido).
    Gostaria também sse conseguiram descobrir que tipo de doença ou praga pode afetar esta planta, pois a minha árvore também está morrendo, mas aparentemente não há alterações em seu caule.

  6. rosmari

    tenho um pé desta fruta ela e linda quando esta cheia de fruta, ja fiz compota e hj fiz salada de alface com o tomate temperei com sazon ficou simplismente maravilhoso.

  7. Gisele Nadal Caires

    Olá, temos o pé desse tomate em casa, e sempre que minha filha está com resfriado dou a ela.. é maravilhos… faço suco e fica uma delícia.

  8. Roberto Mauro Cardoso

    Olá, Meu sogro em Bocaiúva do Sul Paraná conseguiu 2 mudas deste Tamarillo que costume dizer tomate Japonês, a que ele plantou na verdade transformou-se em várias mudas e quando viajo para la sempre trago mudas e também o fruto… Já plantei várias vezes, ela chega a nascer mas logo aparece alguma praga na raiz e o pé acaba morrendo.

    Gostaria muito de ter em minha Cidade Noroeste do Paraná esta fruta! Será que tem algum segredo para produzi-la?

  9. Marisa Ono

    Quando as plantas aqui começam a dar doença na raiz, trato de plantar em outro local. Provavelmente é um problema que já existe no solo. Em lojas de produtos agrícolas existem produtos à base de esporos de fungos, creio eu, que é para ser aplicado no solo, exatamente para evitar pragas na raiz.

  10. Wilson Roberto

    Olá!moro em Tijucas do Sul-PR.tenho vários pés de tomate japonês a muitos anos e a única praga que conheço que faz com que ele morra é uma larva que faz um pequeno furo no tronco e vai comendo o miolo fazendo com que a planta morra.faço inspeção periódica e quando avisto um furinho,injeto inseticida com uma seringa.espero ter ajudado.

  11. Marlene Kellert

    Gostei da postagem da Selma Maria Paiva.
    Fiquei interessada, pois ela diz que pode arranjar mudas ou sementes dessa fruta/tomate(?).
    Como posso entrar em contato com a Selma?
    Favor responder direto para meu e-mail.
    Obrigada
    Marlene Kellert

  12. Agnus

    O único reparo que faço é que não se trata de tomate japonês. O nome dele, em Minas Gerais, é tomate de árvore. Lembro a todos que tomate é de origem sul americana, o que inclui o tamarillo ou tomate de árvore. Hoje, compra-se tomate italiano etc etc, mas é bom lembrar que o velho mundo só o conheceu depois que os espanhois e portugueses oos levaram para a Europa, onde ficou por muitas décadas sem qualquer uso. Mas quando chegou na Itália… a história mudou e todos bem conhecemos como os pratos ficaram mais saborosos com o tomate. Mas não nos esqueçamos que tanto o tomate quanto o tamarillo são de origem sul americana e pelo menos isso temos que garantir. Ele existe tanto com polpa amarela e quanto vermelha e, em Belo Horizonte, já faz tempo que é vendido tanto no mercado central como em diversas lojas estilo “sacolão”. No interior do Estado, precisamente na região de São JOão Del Rey, ele é encontrado nas hortas e minha família sempre cultivou. O consumo, por lá, era de toda maneira e até mesmo no feijão. Sugiro jogar na água quente por pouco tempo e tirar a pele, que sairá facilmente como os demais tomates e aí pode virar suco ou ser comido in natura. Aconselho que experimentem assálos como se faz com tomate seco, temperar da mesma maneira. E o azeite será o grande ponto, pois a combinação é fantástica, uma vez que ele passa a ser interessante como aperitivo com vinho e pães, por exemplo.
    Abraços. Agnus

  13. neuza marli dos santos

    Olá sou de Quatro Barras Paraná alguns minutos de Curitiba;ganhei estes tomates e comi como fruta …porem nao sei qiai os beneficios dele vitaminas e tal…..comi sem saber nada sobre ele,mas achei muito saboroso.Obrigada

  14. Juliana

    Olá sou de Ponta Grossa e na minha casa tem um pé bem grande tomate japonês. minha mãe ganhou sementes de uma amiga dela e plantamos aqui, e fica uma arvorezinha até grandinha. os tomates dão em “cachos” e aqui em casa minha mãe faz suco de laranja e bate a polpa do tomate junto no liquidificador.Até temos curiosidade em saber outras utilidades para ele.

  15. Neri Sgarabotto

    Olá!!! Sou de Caxias do Sul RS,tenho um pé da fruta no quintal de casa, é uma delícia como fruta e também para fazer uma boa caipirinha substituindo o limão.

  16. jeferson pereira

    ola amigos
    sou de santa cruz do sul , e estou vendendo sementes , posso enviar a fruta ainda meia verde ai voce tira as sementes, eu ainda estou colhendo os tamarrilhos (TOMATES DE ARVORE ) meu email ; artesaod@yahoo.com
    posso enviar pelo correio….

  17. cecilia

    OLÀ tenho aqui em minha casa quase no centro de SÃO PAULO um pé de tomate japonês,é só tirar a semente deixar secar e plantar da uma arvore mais ou menos de 2 metros com folhas aredodas e largas a fruta é muito gostosa já conheço essa fruta a uns 20 anos:não a via a alum tempo até que ganhei uma fruta comi a metade e a outa metade tirei a semente fiz mudas e plantei distribui já tenho mais mudas da que eu plantei ela produs muito rapido abraços

  18. nádia mattos

    tenho 2 pés de tomate,no meu quintal,da muitos frutos, é muito apreciado pelos familiares,comemos como tempero,no prato ,esprememos na comida,fica 1 tempero delicioso com arroz branco e uns tomatinhos,fica de comer rezando,meu marido faz mudas,quando os pés envelhecem,temos plantas novas,depois de 1 tempo eles simplismente morrem

  19. Maria Lucia

    Tenho vários pés de tomate frances, vermelho e amarelo, realmente acontece de morrer. Descobri que aparece tanto nas folhas como no tronco uma especie de broca a qual vc ao apertá-la chega dar a impressão que sangrou. Tb não sei como terminar com essa praga a não ser ficar atenta e remove-la manualmente. Se alguem souber como tratar envie-me um email.
    Obrigada

  20. lauro mendes

    Ola boa tarde Selma Maria Paiva….tenh interesse em adiquir algumas mudas desse tomate japones ou tamarilo…como faço para obtê-los..?…sou da regiao de Bauru-SP..meu endereço eletronico lauro.mendesb@hotmail.com

    mantenha contato por favor…abraços.
    desde ja lhe sou grato
    Lauro Mendes

  21. Marisa Ono

    Você tem que ver o que é. Se forem lagartas, é só destacar a folha que elas estão atacando. Se for formiga saúva, vai ter que comprar iscas e colocar perto do formigueiro.

  22. josé castilione

    Ana,este pé de tomate não tem doença que mate ele, o que está acontecendo é que ele ja deve ter dado o tempo dele, mais é só retirar um galho e replantar em outro lugar, que ele irá brotar novamente, e produzirá fruto mais rápido, do que plantado com a sementes.pois eu o conheço desde criança qdo tinha 6 anos, pois meu avo tinha um pé em sua casa.
    Eu adoro morde-lo e chupa-lo maduro.Até outra vez, bjs.

  23. rosa maria

    olá Marisa, quando eu era criança na casa dos meus avós tinha tomarillo vermelho e eu nunca mais encontrei.
    Onde vc comprou os tomates ou a muda ?
    poderia me ajudar ?
    grata

  24. Ademir Coppi

    tenho um, pé desse tomate em frente minha casa, ele é muito produtivo nessa época ele está carregado, gostaria de saber se dá pra fazer tomate seco com ele,

  25. Marisa Ono

    Que eu saiba, não. Se bem que nunca tentei, mas a parte externa desse tomate aí é muito dura e, o que provei, era incomível.

  26. Gilda

    Marisa, se resolver experimentar de novo, deixe madurar bastante, até ficar molinho e começar a murchar. Então dá para cortar fora o cabinho e apertar desde baixo, que sai um creme pelo local cortado. Desde que você não morda a casca, que amarga, dá até para chupar direto da fruta. Fica só a casquinha. É muito bom.

  27. Marisa Ono

    Estou com um pé, Gilda, mas até agora, nem sinal de frutos. Dizem que fica um arbusto grande, mas anda devagar aqui, estou com receio que não dê…

  28. Délis

    Comi uns dois ou tres tomates desses e quase morri de dor de estômago, enjoo,credo até arrepio de lembrar a dor que eu passei, sem falar dos vômitos, nunca mais quero ver esses tomates na minha frente…

  29. Márcia Cristina

    Olá á todos…
    Moro em Fama – MG, e aqui tem esse tomates Japones. p/ Adriana Passos, a árvore ela fica bonita e dá muitos frutos plantando no chão. Esse tomate qdo comer e estiver amargo e desagradavel é porque não está maduro, ele ado ta maduro fica com a casca vermelha, ai vc descasca fino e corta em redola como tomate mesmo e tempera com azeite, limão ou vinagre bco, e sal é muito bom….. aqui gostam de comer qdo tem churrasco, arroz bco e cerveja….

  30. Márcia Cristina

    Achei uma receita………
    Geleia de Tomate Japones

    60 minutos
    2 doses/Pax

    Ingredientes

    500 gr. de tamarilhos (tomate arbóreo do Perú), lavados e cortados ao meio;
    água a cobrir os tamarilhos;
    1 limão grande cortado em pedaços e limpo de peles e sementes;
    açucar branco (o peso do liquido obtido com a cozedura dos frutos).
    Acessórios

    cesto e passador de rede.
    Preparação

    Coloque os tamarilhos e o limão no copo e dê três toques de turbo. Junte-lhes a água até cobrir os frutos e programe, 20min./100º/vel. 1. Seguidamente coe os frutos com a ajuda de um passador de rede e aperte-os para retirar o máximo de líquido.

    Pese o líquido obtido, junte-lhe o mesmo peso em açucar e programe, 30 min/varoma/vel. 1.

    No final se achar que ainda está muito líquido, volte a programar mais 10 minutos até obter o ponto de geleia. Coloque em frascos préviamente esterilizados e feche imediatamente.

  31. graciane

    Ola!
    Este tomate da para fazer suco delke tambem.
    Basta so descascalo e bater no liguidificador com agua,gelo e açucar e depois coalo,servir na hora,fica divino.

  32. Jefferson

    Comprei sementes e plantei a cerca de um ano, agora ja esta com frutos amadurecendo. Conheço esta planta a mais de 40 anos na casa de meus pais, É delicioso com arroz e carne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *