Joelho de Porco Defumado

Joelho de Porco Defumado

Usando o meu minúsculo defumador, defumei alguns joelhos de porco. Primeiro, deixei-os em salmoura por 3 dias. Depois, ao invés de usar a barra de serragem prensada que costumo usar,  usei cascas de pecan e um pedaço de carvão em brasa. A casca da noz queimou lentamente, levantando uma fumaça cujo aroma lembra o de hickory (aliás, segundo me informaram, são plantas parentes).

O aroma e a cor ficaram estupendos, de um castanho avermelhado fantástico. No entanto,  apesar da aparência, o joelho de porco defumado não pode ser consumido assim que sai do defumador. A carne é rija e rica em colágeno. Cozinhei até que ficasse tenra e suculenta. Ficaria muito boa com feijão branco, mas acompanhei com repolho.

E os defumados caseiros, vale lembrar, não aguentam muito tempo nem mesmo na geladeira. Se pretende preserva-los por mais tempo, é recomendável o congelamento.

Share This Post

19 Comments

  1. Luciana Bonino

    Que coisa linda! Ai que vontade que dá! 🙂
    Na foto me lembrou o presunto defumado que minha sogra fazia no Natal…. ai que saudades!

  2. admin

    Pena que não tenho um defumador grande, daqueles, de respeito, mesmo. Senão, já teria tentado fazer um presunto inteiro, sim… 😀

  3. Marisa Ono

    Não usei nada além de sal e água. 10 gramas de sal para cada quilo de carne, mais 10 gramas de sal para cada litro de água. A salmoura tinha que cobrir toda a carne. Tudo ficou na geladeira, durante 3 dias. A cor e o aroma ficaram por conta da defumação.

  4. Marisa Ono

    Está me perguntando se fabricar embutidos é um bom negócio? Não sei. Creio que seria bom entrar em contato com o Sebrae de sua região e pedir orientação.

  5. Marisa Ono

    Sinto, Roberto, mas não faço muita idéia de como seja. Imagino que seja salgado, cozido, seco e depois defumado. Mas não tenho certeza. Aliás, camarão secos defumados são uma coisa que só ouço falar, nunca vi para comprar.

  6. Cidinha

    Oi bom dia eu acho lindo as suas fotos de defumados e da ate vontade de comer, mas queria muito saber como faço um defumador caseiro, queria ver uma foto de um… Atenciosamente agradeço um um grande abraço.

  7. Marisa Ono

    Eu mostrei meu defumador aqui:
    http://marisaono.com/delicia/?p=200
    Trata-se apenas de uma caixa de metal com algumas prateleiras. Já usei um que parecia com uma panela sem fundo, já vi defumarem porções menores em frigideiras fundas, em caixas de papelão e até mesmo em churrasqueiras, daquelas com tampa.

  8. Marisa Ono

    Defumei sem cozinhar, o próprio calor da defumação cozinha a carne. Não tenho certeza quanto tempo levou e pode variar de defumador para defumador. Deve ter levado pelo menos 45 minutos no meu defumador.

  9. Marisa. Parabens que cor maravilhosa do joelho ,Tenho no restaurante
    2 defumadores de manilha onde já defumei algumas peças de carne, mas
    como voce disse a defumaçao caseira é delicada e nao resiste, porém
    meu movimento tem aumentado muito e gostaria que voce me sugerisse
    se posso defumar salmao, ou tipo de peixe para haddock, gostaria se
    possivel de ajuda para enriquecer o buffet.Atenciosamente Abçs Neusa

  10. Marisa Ono

    Peixes costumam ser defumados a frio, ou seja, em um defumador onde há outro compartimento onde é queimada a serragem. O peixe só recebe a fumaça.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *