Yakimeshi

Yakimeshi

Já falei sobre esse prato popular há algum tempo. Estive há umas semanas em um restaurante e vi que é um dos mais pedidos pelos clientes. No entanto, não é difícil de se fazer em casa. Enquanto que no Japão utilizam, na grande maioria das vezes, o arroz curto, por aqui costumam usar o agulhinha – mais barato, firme e fica bem mais soltinho. No restaurante, cozinhavam no vapor, em grandes quantidades. Em casa, a opção mais prática é cozinhar o arroz como quem cozinha macarrão: Em muita água salgada, até ficar no ponto. Escorrer bem e empregar. Se não for usar imediatamente, vale passar por água fria e escorrer.

No mais, é só refogar legumes da sua preferência. Neste, usei apenas cenoura e pimentão. No caso do camarão, passei por caldo fervente por instantes e depois, água gelada. Asssim na hora de refoga-lo, solta bem menos água. Poderia ter usado presunto picado (se bem que os restaurantes costumam usar apresuntado).

Depois dos legumes, despejei óleo na frigideira, quebrei um ovo e, antes que ele se solidificasse, despejei o arroz. Depois é só refogar, usando o mínimo a espátula. Prefiro ir sacudindo a frigideira e salteando (exige um pouco de prática para tombar o arroz; é um movimento para frente e para cima, curto e rápido). Juntei os legumes, o camarão, um fio de shoyu, sal e finalizei com cebolinha picada e umas gotas de óleo de gergelim.

Para melhores resultados, sempre faço quantidades pequenas de cada vez, já que não tenho um fogão com chama muito forte nem frigideira ou wok de tamanho compatível. Frigideiras de bordas altas e anti-aderentes funcionam muito bem.

Outra receita de Yakimeshi, com alface:

http://marisaono.com/delicia/?p=1565

E uma receita feita com sobras de arroz:

http://marisaono.com/delicia/?p=184

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, receita com as tags , . ligação permanente.