Medicina Preventiva

Você faz exames periódicos? Submete-se a um check-up anual? Sabe a quantas anda o seu colesterol? Tem um médico com o qual pode conversar e tirar dúvidas?

Eu confio em alguns profissionais. Dra Alice Ito tem cuidado da minha saúde. Recentemente, ela indicou a Dra Divina Seila de Oliveira, para conferir o estado do meu coração. Não, não sou hipocondríaca. Aliás, posso dizer que nunca fiquei muito doente. Mas como meu pai e minha irmã tiveram problemas coronários, tenho boas chances de também vir a sofrer de algum mal desse tipo.

Há mais de um ano, Dra Alice solicitou um exame para a minha mãe. O resultado confirmou a existência de um aneurisma na aorta abdominal. Muitos exames foram feitos, depois e, enfim, a cirurgia, realizada pelo Dr Rogerio Sakuma. Depois disso é que soubemos o quanto os aneurismas são comuns – alguns conhecidos também foram submetidos à cirurgia similar.  Um, infelizmente, faleceu. Poucos pacientes sobrevivem à uma ruptura. E, o pior de tudo é que, para muitos, o aneurisma se desenvolve apresentar sintomas. Assim como o aneurismas, existem várias doenças que não apresentam sintomas. E em quase todos os casos, quanto antes diagnosticados, melhor.

Alguns dizem que têm medo de ir ao médico. Outros chegam a dizer que é melhor não ir, que é procurar cabelo em ovo. Eu prefiro saber o que tenho, o que não tenho e o que posso vir a ter. A Medicina evoluiu muito desde os tempos do primeiro enfarte do meu pai. Não que exista pílula mágica para tudo.  No entanto, hoje, várias doenças deixaram de ser fatais. Em alguns casos, não há cura, ainda, mas ao menos, podemos contar com um melhor qualidade de vida.

Pense a respeito disso. O seu melhor amigo é você mesmo. Cuide-se e procure um médico em quem possa confiar. Não se acanhe em trocar de profissional.  Eu não procuro os médicos para um diagnóstico e, sim, muitas e muitas vezes, para tirar minhas dúvidas.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano. ligação permanente.

3 Responses to Medicina Preventiva

  1. Concordo plenamente com você. Foi fazendo os exames periódicos, há um mês, que descobri umas microcalcificaçõesno meu seio esquerdo.Depois de repetir os exames, fazer outros complementares e até uma biópsia tive a felicidadede saber que não era nada malígno. Só assim podemos dectar os problemas no início, quando as chances de cura são grandes.
    Bjs!

  2. admin diz:

    Que bom que não era nada grave, Luciana! =)
    Há quem prefira a dúvida. Mas ainda acredito que saber a verdade é sempre melhor.

  3. Myrna diz:

    Conheço gente que tem certeza que tem problemas e gosta de ostentar, procrastinar, fazer c* doce e ainda por cima se fazer de vítima. Nah… eu faço check-up anual e, quando o caldo entorna entre os check-ups, vou ver o que é, seja no consultório médico ou no PS mesmo.
    No primeiro check-up que eu fiz na vida, foi encontrado um troço de 15 cm no fundo do abdome, que nada mais era que o ovário esquerdo engolido por um teratoma (ainda bem que era benigno). Depois disso, não deixo passar mais nada. Mal estar não é bobagem. E tem tanta coisa que cresce silenciosamente…

Os comentários estão fechados.