Minchi Katsu com Bardana

Minchi Katsu é um hamburguer, geralmente feito com carne de porco moída e empanado no panko. Essa receita foi sugestão do meu pai, que não cozinhava, mas tinha um certo paladar. Ele afirmava que minchi katsu com bardana (gobo) era bom. E acabou virando um prato da família. Se é japonês? Bem, creio que posso dizer que sim, já que meu pai nasceu em Hokkaido. A bardana dá um aroma especial à carne. O minchi katsu feito só com carne de porco é suculento, macio.

Minchi Katsu com Bardana

350 a 400 gramas de carne de porco moída

1/2 cebola média, bem picada

1 colher de shoyu

10 cm de raiz de bardana (conhecida como gobo pela comunidade japonesa)

Sal, pimenta do reino

Ovo

Panko

Refogue a cebola em um pouco de óleo, em fogo baixo, até dourar ligeiramente. Deixe esfriar.

Raspe a bardana, corte em fatias finas e depois em tiras finíssimas (ou use uma mandolina).

Misture a carne, a cebola, a bardana. Tempere com sal, shoyu e pimenta do reino. Adicione 4 colheres de panko (ou um pouco mais) e misture. A massa deverá ser macia, porém fácil de modelar.

Divida em 4 porções. Arredonde e achate ligeiramente. Para que o minchi katsu não rache, jogue-o de uma mão para a outra, com certa força. A massa vai bater na palma da mão, perder bolhas de ar internas e ficar mais lisa no exterior.

Passe no ovo batido e no panko, apertando ligeiramente.

Frite no primeiro minuto em óleo quente e depois diminua o fogo, para que cozinhe bem. Não o perfure, pois o caldo irá escapar, manchar a crosta e comprometer o resultado. Deixe descansando 3 minutos antes de cortar. O calor irá terminar de aquecer o interior.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em carnes., Culinária japonesa, receita com as tags , , . ligação permanente.

2 Responses to Minchi Katsu com Bardana

  1. Felipe diz:

    GENTE! Achei fantástica essa receita e o aspecto dessa farinha de rosca à japonesa, ‘panko’, que parece ter uma textura irresistível…e Marisa, MUITO OBRIGADO por esse truque de jogar os bolinhos de uma mão para a outra para perder bolhas de ar, meus hamburgueres e bolinhos fritos sempre ameaçavam rachar…huaisdhiausdh
    beijocas!

  2. admin diz:

    O panko deixa os empanados com uma crosta muito mais espessa e crocante e a aparência, muito apetitosa. A dica de jogar os minchi vale para hamburgueres. Só que tem que tomar cuidado para mirar direito e não jogar os bolinhos para o outro lado da cozinha… Brincadeira à parte, funciona com os hamburgueres grossos, que os japoneses gostam de servir no prato. Mas eles fritam na chapa e terminam de cozinhar no forno.

Os comentários estão fechados.