Yakisoba

É impressionante como a culinária chinesa é popular no Japão. O yakisoba que comemos no Brasil é bem diferente dos que comi no Japão. Primeiro, é que costuma ser feito com massa com ovos, fresca. Segundo é que nem sempre é preparado com aquele molho escuro e adocicado. Existem várias versões, algumas bem simples, outras mais elaboradas. Uma, que eu gostava muito, era do macarrão frito em um disco, corado de ambos os lados, quase como uma panqueca grossa, coberta com um molho de frutos do mar, vegetais e engrossado com amido. Outra é sem molho, ou quase sem molho e, como o tempero era muito suave, diziam que era “sabor sal” (shio-aji), para indicar que não ia shoyu ou molho escuro.

O da foto acima, fiz com massa fresca (mas como é difícil de encontrar no Brasil, restam duas opções: fazer a massa em casa ou usar a massa seca; de qualquer forma, não cozinhe-a demais, tire-a um minuto ou dois antes de ficar no ponto). É uma versão muito simples. Refoguei um dente de alho, um pouco de gengibre ralado, uma cebola em cubos e adicionei camarões (poderia ser frango em tiras ou porco), brócoli, cenoura (também poderia ter adicionado cogumelos pretos, broto de bambu fatiado ou outros vegetais). Quando tudo estiver cozido porém crocante, adicionei o macarrão cozido. Sal e óleo de gergelim completam o prato.

Normalmente eu gosto do meu yakisoba com muita verdura, na mesma proporção (em volume) de massa. E tomo o cuidado de variar cores, para que o prato fique mais apetitoso. Uma wok é uma boa opção, mas se não tiver uma, não se desespere. Dá para fazer porções menores em uma frigideira. Só evite fazer uma quantidade muito grande de uma vez, porque a temperatura vai baixar e é possível que passe do ponto.

Share This Post

10 comentários em “Yakisoba”

  1. Herika, creia, por aqui muita gente prefere o brócoli do tipo japonês, que chamam de “ninja”. Eu continuo preferindo os comuns, porque aproveito as folhas mais tenras, que adoro.

  2. Da próxima vez vou fazê-lo frito, coberto com um molho transparente, de vegetais e frutos do mar. Também fica ótimo. Mas vai levar algum tempo (considerando as compras e coisas que tenho na cozinha e em mente, para os próximos dias).

  3. Olá Marisa, como vai?
    Tenho uma oficina de massas italianas em Campinas SP e estamos procurando uma receita de massa para yakisoba. Será que pode nos ajudar? grato.

  4. Bodini, não sei sobre massas industrializadas. Hoje, olhando o rótulo de uma, vi que é basicamente massa com ovos em um formato um pouco diferente, secção quadrada. Já no Japão, costuma ser comercializada já pré-cozida no vapor, para ter uma textura diferente.

  5. Sr. Bodini

    Se estiver com intenção de produzir o macarrão para Yakisoba , a minha sugestão é que produza com farinha grano duro porque ela tem um aproveitamento melhor na requentada do prato.O que tenho usado é a massal LAS ACACIA e CAPELLINI que ficam com preços dentro do que é possível comprar dentro do universo de massa grano duro,

    Abraços
    Takuo Okada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *