Chuchu com Camarão

Quem é carioca me entende. Chuchu com camarão, para muita gente, é um prato de torcer no nariz. Afinal, chuchu quase não tem gosto. Estragar camarão com um ensopadinho de chuchu? – dizem. Mas por ser tão neuto, o chuchu absorve todos os sabores. Bem cozido, tem uma textura delicada. Acompanhei com uma farofinha de cebola e manteiga, bem simples. A farinha de mandioca liga o arroz e o caldo, nesse nosso hábito bem brasileiro, da “mistura” no prato. Sabores da infância.

2 chuchus médios, picados em cubinhos

1 cebola pequena

1 ou 2 dentes de alho

4 a 5 tomates maduros

Camarão limpo e descascado ( não medi, usei um punhado)

Sal, pimenta do reino e salsa

Refogue a cebola em azeite, até ficar macia, sem dourar. Junte os tomates picados, sem sementes e deixe “suar” um pouco. Junte os chuchus. Deixe cozinhando em fogo baixo, juntando água aos poucos (se tiver, use caldo feito com as cabeças e cascas de camarão), para que o caldo não resseque. Quando o chuchu estiver macio, junte os camarões. Cozinhe o mínimo necessário – alguns poucos minutos. Tempere com sal, pimenta do reino e salsa.

Eu não usei pimenta vermelha, prefiro servir o molho de pimenta à parte. Dois chuchus foram suficientes para duas pessoas com muita fome.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, Fácil, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.

5 Responses to Chuchu com Camarão

  1. hélio pinheiro de oliveira diz:

    A comida chuchu com camarão, arroz e farofa de ovo é simplesmente imperdível: é uma coisa pra lá de deliciosa… Esse prato é muito gostoso; e, como sem parar. Para acompanhar, um suco bem gelado de uva ou uma coca-cola com cubos de gelo. Aprecie sem moderação. Fica com Deus! Helinho, de Madureira.

  2. Regina diz:

    Bem, como uma carioca da gema morando em São Paulo sobrevive sem chuchu com camarão?
    Não dá! Ainda bem que achei a sua receita, pois não lembrava de jeito nenhum se refogava o camarão antes ou acrescentava depois no chuchu já com os temperos.
    Many thanks!
    Regina R Lopes

  3. naria da conceição diz:

    Chuchu com camarão tem gosto de infancia no Rio de Janeiro. È muito gostoso de verdade, vale a pena fazer

  4. Ricardo Araujo diz:

    Chuchu com camarão lembra, como disse a Conceição, infância. Era um de meus pratos prediletos e vou fazer um hoje (06/12)!!! rsrs
    Regina, também sou um carioca “perdido” em SP, mas, antes tratei de anotar e aprender as receitas da mãe… rs

  5. guaraci diz:

    Fiz o chuchu com camarão conforme explicado na receita … que maravilha! Ficou uma delícia!

Os comentários estão fechados.