Pitangas

Para quem é fã da fruta, está na época. Colhi muita pitanga esta semana. Fiz xarope (para usar em alguma sobremesa ou sorvetes) e estou experimentando fazer licor. Por conta do aroma forte, não é muito fácil de gostar dessa frutinha…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano. ligação permanente.

5 Responses to Pitangas

  1. Cristiane Yumi diz:

    Amo pitangas, comi um monte na casa da nonna semana passada!
    Beijos, Yumi

  2. Daniel diz:

    Eu me lembro de ter comido uma vez, quando pequeno, e não gostei, pelo que me lembro, pelo menos a que eu comi tinha um certo gosto metálico.
    Mas isso faz muitos anos… Pitanga só dá certo colhendo do pé, né? Ouvi dizer que não são comercializadas por serem super sensíveis

  3. Danda diz:

    Sou apaixonada por pitangas. Lembro muito da minha infância, mas faz muitoooo tempo que não como a fruta in natura justamente pela dificuldade de encontrar, só em forma de suco. Sempre me pergunto por que não é mais conhecida, eu acho o gosto bem simples, bem “gostável”, mas talvez seja por que já estou acostumada. Queria encontrar a fruta para plantar, pelo que me lembro ela germina bem fácil. Tenho muita saudade, acho linda e deliciosa.

  4. admin diz:

    Pitanga, para mim, Daniel, tem um aroma que lembra casca de tangerina. Sim, é forte, diferente. As daqui, de tão delicadas, caem ao menor toque (o chão está cheio de pitangas caídas). Não creio que aguentem muitas horas depois de colhidas e esse é o problema de muitas frutas tropicais. Não resistem ao transporte. A polpa congelada é uma opção, ao menos, para quem quer provar o suco…

  5. admin diz:

    Danda, eu não sei como se planta pitangas, já que o pé que está aqui já tem algum tempo. Mas, procurando por mudas de frutíferas, encontrei essa empresa, que comercializa várias espécies (e eu até que gostaria de comprar algumas).
    http://www.fazendacitra.com.br/dierberger/component/option,com_wrapper/Itemid,41/
    No entanto, ainda não entrei em contato com eles para saber se despacham mudas ou se teria que ir retirar lá mesmo.

Os comentários estão fechados.