105 Comments

← Previous Page 2 of 3 Next →
  1. Marisa Ono

    Cintia, faltou deixar de molho. Apesar dos dias que ficou na água, ainda restou amargor. Pode ser que fossem mais amargas, ou ficaram em menos água. É preciso provar antes de cozinhar. E depois. Cozinhar é provar sempre.

  2. Marisa Ono

    Silvana, parece mais com uma laranja conhecida com zabon. Ela tem uma casca espessa. Faz-se doce, como com a laranja-da-terra.

  3. Marisa Ono

    Janete, as cascas de laranja precisam ficar de molho vários dias, trocando de água, até perder o amargor. Depois de pronto, não há como tira-lo. Não sei se lavando e deixando de molho depois de cozido vá sair. Há quem coloque um pouco de bicarbonato, mas nunca experimentei.

  4. Aracy

    Cara Marisa,
    Em vez de descascar, usei o método do interior, passar um ralador em volta da laranja, para eliminar a casca mais fina externa. Cortar em forma de flor e retirar a polpa. Para ficar menor, cortei e deixei em forma de pétalas. Ficou linfo. Porém essa laranja veio de Limeira, SP, por dentro ela era rosada, linda e eram enormes. Deixei 4 dias e fui trocando a águavárias vezes até perceber que estavam sem o amargo, que voltaum pouco, depois do cozimento.

  5. lucia paiva'

    Minha avó tinha um pé de laranja da terra.
    Adorava os doces que ela fazia.
    Nunca aprendi a receita com ela(só o doce me interessava,
    então).Obrigada, pela partilha.

    Um abraço
    Lúcia

  6. roseli

    boa noite! aprendi, que, colocar sal ao iniciar o processo de tirar o amrgo deixar umas 20 horas de molho sem lavá-las, depois espremer uma por uma cedo e a tarde sai todo o amargo rapidinho no máximo 3 dias, quanto mais lavá-las melhor.Se forem duras cozinhar, um pouquinho na panela de pressão. Todos doces sídricos que costumo a fazer gosto de cozinhar aos poucos várias vezes para penetrar o açúcar.

  7. roseli

    Boa noite! aqui em minha casa em Goiás tenho dois pés de laranra da terra e um de limão da terra; se o José António quizer semente mande seu endereço que colocarei pelo corrêio.O de limão ainda não está dando vai demorar um pouquinho a dar.

  8. Tereza

    Coloque as cascas em um balde plástico bem cheio de água e adicione uma colher
    de sal,tampe com alguma coisa pesada para que as cascas não flutue, troque a agua todas à noites. Quando retirar as cascas da àgua procure
    espremê-las e lavà-las em àgua corrente e em seguida coloca de molho novamente,a cada troca de água coma um pedacinho e sentirá que o amargo vai diminuindo. Eu não tenho pressa só faço o doce quando não sinto mais amargo.
    Dicas: para o doce ficar ainda mais saboroso uso umas gotinhas de essência
    de laranja e para dar aquela cor alaranjada uso anilina.

  9. conheço laranja melancia pq tem o miolo vermelho.
    tira casca bem fina e deixa de molho todo dia,troca a água 3 dias seguidos.
    cosinha em uma calda, cravo e canela.
    depois de 3 dias escorre tudo e passa açucar diet.
    e deixa secar no sol ate ficar sequinha..
    Fica uma delicia..

  10. Ricardo

    Marisa, fiz um doce de laranja (grapefruit), usando a sua receita, ficou o fino!!!!, mas um pouquinho amargo, devido à casca grossa.

  11. Ana Teresa G. R. Almeida

    Usei o bicarbonato para tirar o amargor do meu doce de laranja e deu muito certo,porém como a Marisa falou a textura da laranja muda, ela fica bem mais molenga.
    Acho que tem que ferver pouquíssimo tempo ou seja só o tempo de levantar a fervura.Prá saber só experimentando o sabor.

  12. Vava Maia

    Adoro doce de laranja e aprendi com minha sogra a dar uma fervura rápida nas laranjas, com sal, antes de deixá-las de molho até sair o amargo, completamente.

  13. marides

    marisa
    O meu doce de laranja esta no processo inicial,esta de molho há tres dias,amanhã vou terminá-lo.
    Qdo terminar de fazer vou te avisar como ficou.
    obrigada a vc e a todas que me deram as dicas,bjs a todas que tem a paciencia de fazer esta receita.

  14. Val

    Ola pessoal!
    Tenho um pé de laranja da Terra(que eu nem sabia que se chamava, pois conheço como laranja amarga ou cavalo, por que usam para fazer enxerto de outras frutas como pokam por exemplo.)Eu consegui essa muda no CEASA, mas locais de venda de mudas costuma ter ou eles indicam onde encontrar para comprar, o que eue tenho aqui está produzindo pela 2ª vez, já doei para amigos e agora resolvi fazer meu doce. Eu costumo deixar de molho vários dias, mas me informaram que colocar bicarbonato na água de molho basta 24 horas para sair o amargo, estou testando amanhã saberei o resultado, se funcionar postarei aqui para compartilhar com vcs, caso contrário fazer o jeito tradicional mesmo. Abraços!

  15. norma

    Marisa, temos aqui em Nova Friburgo-RJ, hortos que dispõem de mudas de laranja da terra. Se interessar, um deles é Nogueira Plantas tel.(22)25283030, fica na Rua Dom João VI, 475, no bairro Cônego – CEP 28621350, não sei se eles tem E-mail, o que facilitaria, não? De qualquer forma, as mudas costimam ser boas, e vai a dica!

  16. Mag Pedott

    Fiz todo o processo de tirar o amargo da casca da laranja. Só que coloquei o açúcar, com um pouco de água, nas laranjas e coloquei para ferver. Será que vai fazer a calda?

  17. Marisa Ono

    Mag, no caso de doces em calda eu prefiro partir da calda e colocar as frutas depois. O açúcar dissolve melhor, não corre o risco dele queimar e virar caramelo nem do doce virar uma geleia.

  18. Carlos

    sobre o doce de laranja da terra, estou deixando de molho, hoje é o segundo dia, estou sentindo cheiro de azedo , é assim mesmo Troco a agua 3 vezes ao dia.

  19. Marisa Ono

    Carlos, prove. Se está ainda amargo, deixe mais um tempo. Se não estiver amargo, faça o doce. Se estiver com gosto de podre, jogue fora…

  20. selma

    VOLTANDO AO ASSUNTO DAS LARANJAS DA TERRA,GOSTARIA DE DIZER QUE AQUI TEM UM PÉ DA LARANJA SAÚDE CARREGADINHO.SE ALGUÉM DESEJAR UMAS SEMENTES É SÓ ENTRAR EM CONTATO COMIGO,AÍ TERÁ QUE ESPERAR CRESCER E FRUTIFICAR.

  21. Rose

    Olá, boa tarde, ganhei mta laranja da terra de uma conhecida e estou pretendendo, congelar a polpa depois de tirar o amargo, alguem sabe se dá certo, pois quero fazer pro Natal apenas, onde encontrarei com familiares que amam isso.
    grata por responder urgente pois estou no processo de molho das laranjas.
    grata

  22. hoje mesmo estou buscando uma dica de como cristalizar o doce e ja encontrei vou fazer estou com uma vasilha cheia de q ficou de molho uns 5 dias -pronta pra ir pro cozimento pois nao esta + amargas o PE REALMENTEFICA CHEIO DESTAS LARANJAS E SAO TAO FORMOSAS E AROMATICAS E SO PODIA RESULTAR EM UM DOCE DELICIOSO.

  23. Marisa Ono

    Eu nunca congelei. Mas se quiser que o doce dure bastante, faça o seguinte:
    Arrume potes de vidro com tampas que fechem bem.
    Coloque o doce já frio nos potes, deixando 1 cm para encher. Rosqueie bem.
    Coloque em uma panela funda com água. Tem que ser funda para que a água ultrapasse 3/4 da altura do pote.
    Leve ao fogo. Conte 40 minutos da fervura (varia, se forem potes pequenos, 20 minutos, médios 30). Desligue o fogo. Deixe esfriar na panela mesmo. Se não for aberto, o doce dura até um ano.

  24. Pedro

    Quando vou à casa do meu avô sempre pego umas laranjas da terra para fazer este doce. Não sei com quem aprendi, só sei que faço-o no mesmo dia (ferventando as casas em fogo brando). Fica meio amargo, mas gosto daquele sabor.

  25. Izilda freitas

    Ola!! quem me poderia ensinar a fazer geléia de laranja Toranja( grapefruit),estou fazendo doce,já está de molho..mas gostaria de fazer a geléia com os gomos…( aproveitar achei linda a côr) deve dar uma géleia gostosa….penso eu…obrigada

  26. Marisa Ono

    Izilda, nunca fiz geléia com suco de Toranja ou outra laranja. Aliás, nem sei se dá para fazer geléia porque o suco contem pouca pectina, que é, digamos, uma gelatina, que dá consistência à geléia. Fervendo muito o máximo que vai conseguir é um xarope.

  27. Caio Lima

    Oi, Marisa,

    Você disse que gostaria de ter um pé de laranja-da-terra em casa, é isso?
    Aqui no CEASA de São Paulo você encontra fácil, fácil, e relativamente bem baratinho (você mora aqui em Sampa?).

    Aliás, você pode encontrar todas e quaisquer árvores frutíferas, bem parecidas, pelo menos nos tamanhos, com os maravilhosos “bonsais”. E o melhor: já produzindo frutos em tamanhos normais. Somente a árvore é que é pequenina… rsrsrsrss…

    Antes de ir ao CEASA, porém, é bom ligar antes: para vendas no varejo, eles só permitem a entrada de consumidores finais em alguns dias específicos da semana.

    Abços,
    Caio Lima

  28. Caio Lima

    Iiihhh… Esqueci de perguntar: queria fazer doce de casca de laranjas, porém, passadas na CAL VIRGEM. Tem jeito? … Você teria a receita?

    Abços,
    Caio Lima

  29. Marisa Ono

    Olha, Caio, nem sei se quero mais um pé de laranja-da-terra. Não tenho mais espaço. Eu costumo ir ao varejão do Ceagesp, que é nos finais de semana. Há quem venda muda de frutíferas por lá.

  30. Marisa Ono

    Eu nunca vi receita de doce de casca de laranja na cal. Essas cascas daí da receita, é só escorrer, passar no açúcar cristal e levar para secar em uma peneira que cristalizam.

  31. Ione França

    Marisa, aqui na minha cidade tem muitos pés dessa fruta, nunca fiz esse doce, aqui no quintal tenho um pé de laranja da terra só que é a da polpa azeda ( também é laranja da terra)e uma da poupa doce com a casca mais fina um pouco, eu não fiz o doce da que tinha aqui porque dizem que ela é muito difícil de sair o amargo, fiquei com dó de ver as frutas grandes caírem no chão, gostaria de saber se a que você faz doce é da poupa azeda ou doce, queria fazer as tirinhas e passar no chocolate. Uma tia minha fazia este doce na calda rapadura e este doce era usado aqui para curar anemia. Um abraço, Ione.

  32. Marisa Ono

    A laranja que usei é azeda e até que é meio seca por dentro, com casca grossa. E tome cuidado, elas precisam estar maduras e firmes. Outro dia ganhei umas laranjas que estavam querendo passar e viraram pasta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *