Crisântemo Comestível

Os crisântemos que comentei no post “Tempura de Folhas de Crisântemo” também dão flor, claro. Se não conseguir dar conta de consumir tantas folhas, é só deixar crescer e enfeitar o quintal.

Se tiver em casa, aproveite. As que tenho por aqui, pelo menos, estão muito boas nesta primavera chuvosa. E não é só como tempura que podem ser consumidas. Elas podem entrar em um cozido (nabemono), para dar aroma e sabor, ou aferventadas e consumidas com shoyu e um pouco de vinagre. O sabor é intenso e não agrada todo mundo, mas vale a pena experimentar.

Share This Post

5 Comments

  1. Daniela

    Marisa!!
    Parabéns pelo blog! Encontrei-o porque procurava informações sobre chá de crisantemo! Tirei a sorte grande! Acabei encontrando esse seu delicioso playground rsss!!
    Muito bacana mesmo!! A partir de hoje vou acompanhar suas postagens!!
    Por favor, gostaria de saber mais sobre esse crisantemo! Onde posso encontrar sementes dessa planta? Qualquer crisantemo serve pra fazer por exemplo um chá, ou tempura??
    Obrigada!
    Daniela

  2. Marisa Ono

    Obrigada, Daniela.
    O crisântemo para tempura costuma ser comercializado como shingiku. A Sementes Sakama comercializa:
    http://www.sementesakama.com.br/produtos/produtos_orientais.asp?id=160
    Em localidades com grande concentração de descendentes de japoneses, até cheguei a ver as folhas na feira-livre.
    Quanto ao chá, confesso, não sei que espécies são usadas. Só sei que para consumo humano o cultivo é diferente para o corte, por conta dos defensivos empregados.

  3. Marisa Ono

    Não, Patricia, são outra espécie, não produzem flores bonitas. Os crisântemos comestíveis são comercializados em feiras, mercearias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *