Sake

Assim como o vinho, o sake é muito utilizado na cozinha. E não só na culinária japonesa. A cada dia mais gente tem preferido o fermentado de arroz, já que não possui cor e nem um aroma frutado tão intenso.

Há vinte, trinta anos, sake seria um luxo. Para cozinhar, fazíamos o nosso próprio sake. Claro que não era maravilhoso. Feito com arroz comum, sem muito método, durante o inverno, não era sequer filtrado. Turvo, era mantido em garrafões de vidro em um canto da cozinha. Mas conferia um aroma distinto ao sukiyaki e nishimes caseiros.

No Japão, comecei a usar sakes culinários. Até que um dia percebi que o preço não justificava. Um sake culinário custava tanto quanto um sake comum, por lá. O mesmo acontecia com os chamados “vinhos culinários”.  De lá para cá, provei muito vinho e algum sake (na verdade, bem mais do que deveria; hoje nem bebo mais) e aplico uma regra a eles: Se é muito bom, bebo (ou sirvo aos amigos). Não embarco naquela regra de usar a mesma bebida no prato e no copo. Porquê? Porque tudo que é bom em um vinho ou sake (delicadeza no aroma, sutilezas no sabor, etc) se vão na primeira fervura.  Muitos elementos aromáticos são destruídos em temperaturas acima de 80 graus e a coisa só piora quanto mais tempo se passar, sobrando acidez, amargor, alguns açúcares.

Por gosto pessoal, para cozinhar prefiro os com aroma mais adocicado e não tão secos. Uso para marinar carnes – além do sabor, a carne fica mais macia e suculenta, sobretudo a carne de porco no miso. Uso também quando vou cozinhar batatas. O álcool impede que a batata perca a forma e se desmanche. E, claro, uso em molhos e outros tantos preparados da culinária japonesa.

E bem que poderiam importar o sake em embalagem Tetra-Pak, como os da Gekkeikan, que ilustra este post. Esse tipo de embalagem preserva bem, protege a bebida da luz e o formato quadrado é de fácil estocagem. Deixando purismos de lado (afinal, não estou disposta a voltar a fazer sake em casa) o que vem dentro da caixinha é o mesmo sake que vem na garrafinha de 300 ml… No caso, Junamai sake feito com arroz do tipo Koshihikari.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, dicas. ligação permanente.

3 Responses to Sake

  1. Marisa Ono diz:

    Correção: Eu vi sake em caixas tetrapack na Marukai, esta semana, na Liberdade. Mas não comprei nenhuma.

  2. Jorge Lima diz:

    Marisa, boa tarde!

    Vc comenta que antigamente era feito um sake caseiro, tem como me explicar? É para um trabalho de faculdade.

    Grato!
    Jorge Lima

Os comentários estão fechados.