Salmão Teriyaki

Já falei sobre teriyaki há muito tempo.

A receita é a mesma, as orietações também. A única diferença é que para o salmão, eu prefiro salga-lo levemente e deixar uma noite, perdendo água. Ele ganha uma textura firme, o sabor altera um pouco.

Para o teriyaki, sempre prefiro peixes de carne firme e carnes gordas. E, pensando bem, acho que não me lembro de ter visto teriyaki feito com peixes de carne branca e delicada. Talvez o motivo seja que, já que a carne tem que ser virada no molho enquanto esse engrossa, uma carne muito delicada iria se desmanchar.

No prato, um pouco de molho denso sobre cada porção, conferindo um brilho quase laqueado ao prato.

Insisto no mirim japonês, que dá essa cor avermelhada e intensa. Mas, se não encontrar, o prato pode ser feito da mesma maneira, só que a aparência será um tanto diferente.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, molhos, Prato principal, receita com as tags , . ligação permanente.

2 Responses to Salmão Teriyaki

  1. Fabricia Osada. diz:

    Marisa! Incrivel como voce eh autentica. Vendo esse seu prato de servir peixe, me sinto numa casa tradicional japonesa. Muito bonito e muito bem caprichado. Aqui no Japaun sempre se usa esse prato quadrado com esses desenhos de flores taum delicado. Tah lindo ! Omedetou ! Jyouzo. E aposto que o salmon tambem esta delicioso!

  2. Marisa Ono diz:

    Obrigada, Fabrícia. Mas a louça não é minha, é da mãe. Eu, pessoalmente, tenho pouca louça. Ela tem uma coleção de tigelas, pratinhos, travessas e copinhos. Como ela quase não usa – sabe aquela pessoa que tem mas tem receio de usar e quebrar? – eu aproveito e uso em fotos.
    E, creia, são bonitos mas não foram caros. Muita coisa compramos em loja de usados, ainda na caixa. 😉

Os comentários estão fechados.