Bisnaga com Fermento de Batata

Bem, outra experiência usando o fermento de batata. Como o resultado anterior foi bem ácido (embora eu não ache isso desagradável), resolvi testar usando uma pequena quantidade de bicarbonato para diminuir a acidez. Funcionou. O pão ganhou um cheiro mais de levedura. A consistência final foi firme. Não, não ficou parecido com a baguete, é um pão bem mais encorpado.

350 gramas de fermento natural de batata

350 gramas de farinha de trigo

6 gramas de sal

Água

Misture o fermento natural com a farinha e o sal. Acrescente água se4 necessário. Sove por alguns minutos até desenvolver um glúten médio, ou seja, a massa ganha elasticidade, não rasga com facilidade quando esticada entre os dedos, mas apresenta pontos onde é mais espessa.

Unte uma tigela com óleo e deixe a massa descansar por meia hora.

Na própria tigela, dobre a massa em 3 (no sentido horizontal), achate-a levemente e torne a dobrar em 3, mas dessa vez, no sentido vertical. Enrole em uma bola e deixe descansar mais 15 minutos. Repita as dobras com intervalos de 15 minutos mais 2 vezes. A massa vai ganhando elasticidade a cada dobra.

Deixe crescer até dobrar de volume.

Divida em porções, abra com um rolo, enrole bem apertado. Belisque a borda da massa no final do rolo e apérte bem as pontas. Deixe descansar até crescer, de preferência em ambiente aquecido e úmido (uma tigela de água quente dentro do forno fechado costuma bastar).

Aqueça o forno. Faça cortes ao longo da massa. Leve para assar em forno bem quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe um pouco.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em massas, receita com as tags , . ligação permanente.

7 Responses to Bisnaga com Fermento de Batata

  1. Silvio diz:

    Marisa, esses seus pães me matam (de vontade de comer…) Hehehehe.
    Perfeito! Nem em panificadoras chiques a gente encontra coisa igual. Parece pão de fotografia!!!
    Esse é o autêntico capricho oriental.
    A propósito, estive aí em Londrina, junto com minha esposa, no Congresso do Novo Nascimento, da Primeira Igreja Batista. Chegamos ontem. Calooooorrrrr…

  2. Marisa Ono diz:

    Garanto que dá para fazer em casa, sem equipamento especial além do essencial. Os cortes eu fiz com uma lâmina de barbear, mesmo.
    E eu não estou morando mais em Londrina. Mudei-me há alguns meses para Ibiúna, São Paulo.

  3. Silvio diz:

    Se você não fosse de ascendência oriental, diria que tem sangue cigano. Hahahaha.

  4. Marisa Ono diz:

    Bem, meu pai dizia que tinha sangue viking. Isso explicaria os cabelos ondulados, o nariz alto e esse espírito nômade…

  5. Roselia de Oliveira Santos diz:

    Marisa Ono,meu nome é Roselia,moro em Barra do Garças-MT, eu e meu marido estamos tentando abrir uma padaria,com pães naturais feitos com fermento natural de batatinha Inglesa, mais utimamente meus pães não quer crescer e quando cresce , antes ou quando esta assando eles mucham, a 2 dias atras sabendo que o bicarbonato deixa a massa mais macia e leve tive a ideia de colocar bicarbonato na massa, mais tenho medo de errar a quantia de bicarbonato, imaginei 2 colher de café… E ai essa quantia e muito ou poca, por favor me de uma tica. Obrigada, Beijos e seus pães só de olha enche a boca d água.

    • Marisa Ono diz:

      Roselia, recomendo que você contrate um padeiro. Uma coisa é fazer pães em casa, outra é fazer disso uma empresa. Se não conhece o ramo, vai precisar de alguém que seja profissional da área. Amadorismo geralmente resulta em prejuízo.

  6. Anízia Moraes de Oliveira diz:

    Gostaria de saber como se faz o fermento de batata.

    obrigada,

Os comentários estão fechados.