35 Comments

  1. Márcia Hino

    Nossa então, muito saboroso aquele pão, por aqui eles trabalham mto com o bromato, e deixa o pão rececado. Nem se compara com aquelas delícias do Japão.
    Bjus

  2. Marisa Ono

    Bem, pelo que sei, o bromato é proibido por lei há mais de uma década. No entanto, existem denúncias de que algumas panificadoras ainda o utilizam. Mas no caso do pão de fôrma daqui, acredito mais que o problema seja custo. O uso de um emulsificante, que melhoraria a qualidade do pão, implicaria em um aumento de custo de R$0,16 por quilo, pelo menos. Sem contar o leite em pó (infelizmente, o leite fresco não possui as mesmas propriedades higroscópicas do pó), gordura, gluten, etc. Além disso, o pão de forma japonês tem uma vida de prateleira mais curta, se não me falha a memória. Isso também encareceria o produto, porque duraria menos. Seria até viável em uma padaria, por exemplo. No caso da indústria, não sei.

  3. Danielle Akiko Tanaka

    Oi Marisa, adorei seu blog…tem me ajudado bastante, sou uma aprendiz aqui no Japão, fiz vários cursos no Brasil e tentando ajustar ao paladar japonês,eles tem gostado bastante…alguns produtos encontrei aqui pesquisando bastante, mas serà q vc poderia me dizer se encontro o melhorador de massa aqui?? E a manteiga para folhear o croissant? Se puder me ajudar eu agradeço…um beijo..

  4. Marisa Ono

    Nunca vi melhorador para pães enquanto vivi no Japão. Aqui no Brasil recomendo o uso porque não dispomos de farinha própria para massas, com maior teor de proteína. Aí seria melhor usar farinha para pães, que pode ser encontrada em lojas especializadas em confeitaria e panificação.
    Folheados são feitos com manteiga. Mas se quiser usar margarina, compre uma indicada para confeitaria. Eu costumava comprar produtos de uma filial dessa empresa:
    http://www.kk-awajiya.net/fs/jhccake/16/1799
    Segundo diz aqui, essa margarina mantem-se estável até 33 graus, o que facilita a manipulação para o folheado. Eu nunca usei.

  5. Joel Takei

    Olá pessoal! Sou de Maringá – PR e fabricamos o pão Oriental. Com a mesma receita, formato e sabor daquele maravilhoso pão de forma do Japão! Estamos divulgando nosso produto e gostariamos de conquistar parceiros, distribuidores e claro clientes que tenham interesse em relembrar o gostinho do Japão. Abraços!

  6. Marisa Ono

    Cleuza, eu já vi em tantos lugares… Em lojas de materiais de confeitaria, em lojas de utilidades domésticas e até em supermercado. Essa, se não me falha a memória, comprei em uma loja do mercado da Lapa, em São Paulo.

  7. André

    Oi Marisa, gostaria de saber onde consigo comprar a farinha de glúten, já que eu tentei procurar pela internet, mas não consegui achar e nem tenho idéia onde comprar. Moro em São Paulo! Existe algum tipo de farinha pra substituir a farinha de glúten?

  8. Marisa Ono

    André, a farinha de gluten eu encontro na seção de produtos naturais de alguns supermercados ou empórios. Sei que tem no Marukai, na Liberdade e, se não me falha a memória, também tem no mercado da Lapa.

  9. Nossa não sabia dessas particularidades sobre o preparo do pão de forma. Meu marido vivia dizendo que o pão de forma que ele comia na Coréia era diferente, mais saboroso e não tinha este cheiro de “farinha”, nunca havia entendido. Ele diz que o mais parecido era o Unipan que se encontra em empórios orientais da Liberdade.

  10. Helena

    Amei o pão tenho o habito de fazer o pão em casa e essa é a melhor receita de pão de forma que já fiz obrigada pela receita.todos aprovaram aquiem casa.

  11. Olá
    Fazer esse tipo de pão não é tão difícil, mas tenho apanhado bastante para fazer um equivalente com pelo menos 50% de farinha integral. Tenho procurado receitas na internet, mas só tenho os tenho encontrado com proporções muito menores de farinha integral. E lembro que mesmo no supermercado, encontrava pão apenas com no máximo 20 de farinhas integrais. Você acha que não possível fazer um pão com tanta farinha integral?

  12. Marisa Ono

    O problema dos pães com farinha integral é a textura. Para não ficar tão seco, usa-se misturar farinha de trigo branca ou adicionar farinha de gluten. Mel, batatas cozidas e amassadas, leite integral, alguma gordura também irão melhorar a consistência, deixando o pão menos seco. Creio que também vi adicionarem um pouco de bicarbonato para que a massa fica mais elástica. O emulsificante é utilizado tanto em sorvetes quanto na panificação, em proporções diferentes, na embalagem de 1 kg está especificado.
    O shoku-pan também é vendido como “English Bread” em diversas padarias no Japão. Já o Pain de Mie, por lá, é um pão de fermentação natural.
    Eu não faço pães só com farinhas integrais. Não gosto e vivo com alguém que já tem dificuldades em digerir tanta fibra, acabo ficando na faixa de 30%.
    Confira as receitas da Nina, do blog Gourmandise:
    http://gourmandisebrasil.blogspot.com/2009/06/pao-de-forma-integral.html
    http://gourmandisebrasil.blogspot.com/2009/06/pao-de-forma-integral-ii.html
    Eu não testei esta receita, mas estou tentada:
    http://www.wildyeastblog.com/2009/09/08/got-rye/
    Mas como muitas farinhas integrais passam meses na prateleira, talvez seja melhor moer o grão em casa. Já peguei várias oxidadas, com um cheiro rançoso e horrível. Agora a Dona Benta tem uma farinha embalada à vácuo, talvez a qualidade seja melhor.

  13. Antonio

    Oi, eu gostei muito deste post e passei um bom tempo olhando os outros, eu gosto muito de preparar receitas Japonesas por ser neto de um Japones, e tenho um interese especial em panificação, e tenho algumas duvidas sobre este shoku-pan.

    Qual foi o tamanho da forma com tampa usado no preparo?

    Quantas gramas de massa foram colocados na forma? A massa toda foi utilizada no preparo de uma unidade de pão, ou foram feitas mais de uma?

    O melhorador de farinha utilizado foi o sache de 10g comprado no supermercado ou o saco de 1kg comprado em atacado ou lojas especializadas?

  14. Marisa Ono

    A massa toda foi usada em um pão. O tamanho da forma parece ser padrão, comprei a que tem tampa, feita de folha-de-flandres. Eu compro melhorador em pacotes de 1 kg no atacado porque sai muito mais barato que os sachês e eu faço muito pão, compensa.

  15. Marisa Ono

    O emulsificante que uso serve tanto para pães quanto para sorvetes. Compro em potes de 1 kg, conferi as informações no rótulo da embalagem.

  16. Antonio

    A massa precisa ser cilindrada para obter um resultado final parecido com o seu pão? Eu estou querendo fazer esse pão mas eu não tenho um cilindro de massas para fazer macarrão or pães.

  17. Marisa Ono

    Antonio, garanto que fica melhor cilindrado. As bolhas da massa ficam pequenas e regulares, a textura também fica boa. Mas sem o cilindro, sugiro abrir com o rolo madeira, dobrar e esticar algumas vezes até a massa ficar com uma aparência uniforme.

  18. Antonio

    Obrigado pela resposta, estava lendo a receita novamente e você não indicou quando colocar o emulsificante. Ele deve ser colocado junto da água e manteiga?

  19. Armando Cury

    Você sabe por que você é tão especial, Marisa ?

    Porque você pensa na gente !!!

    Obrigado.

    Seu pão é fantástico. Ele nem leva ovo, ou seja, dá para fazer sem se preocupar com problemas de higiene como salmonelas e sai melhor do que o comprado !!!

    Excelente !!!

  20. Armando Cury

    Mas a sra. acha que na soma de tudo sai realmente mais caro ?

    Acho que sua receita completa saí por menos de 5 reais por pão, o que é mais barato do que muita marca por aí, que nem tem um pão tão macio como o seu.

    Abraços,

    Armando

  21. Marisa Ono

    Que bom que gostou, Armando. Divulgue. Ou faça para os amigos. Quanto aos custos, quando considerei, pensei primeiro no investimento inicial – forma, cilindro, melhorador em pacote de 500 gramas, farinha de gluten, etc. Se for para fazer uma única vez, não compensa. E sabe que faz tanto tempo que não compro pão de forma industrializado que até perdi a noção do preço?

  22. helena

    Que saudades desse pão, me diz uma coisa onde voê vende os pães que prepara?
    Adoro preparar pães mas estou com dois bebês e por algum tempo isso seria impossivel
    Obrigada

  23. Guillermo Rivera

    Boa Tarde, Gostei muito do Post. Obrigado por todas as informações e atenção.
    Gostaria de saber se você conhece a receita dos salgadinhos “Okaki”, tenho procurado e não acho. Tentei fazer e não dá resultado.
    Agradeço desde já pela informação.
    Abraço

  24. Marisa Ono

    Guillermo, okaki é feito com mochi (massa de arroz glutinoso) seco e frito. Dá muito trabalho e nem sempre dá certo. Mais garantido comprar mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *