8 Comments

  1. reginahossono

    Oi Marisa meu filho adora kurimu-pan,ele gosta aqueles do ampamman,são pequenos e vem tão pouco.Quero fazer esta receita,onde encontro o melhorador p/pães,creio que podemos encontrar nos mercados do japão,nunca usei,não sei para que serve,e a quantidade do fermento,este da receita seria fermento do japão?5 gramas equivale a uma colher de sopa mais ou menos?desculpe com tantas perguntas,
    bom quero aproveitar para parabeniza-la pelo site,adorei as receitas principalmente do bolo castera,vou fazer ainda.

  2. Marisa Ono

    No Japão não vi melhorador para massas. No Brasil eu recomendo porque não temos farinha específica para massas e pães, com maior teor de proteína. O melhorador ajuda a formar uma rede de gluten, prendendo o ar da fermentação nele.
    薄力粉(hakurikiko) tem algo entre 7 e 8 % de proteína, mais indicada para bolos. 中力粉 (chyurikiko) tem cerca de 9% de proteína, para uso geral e 強力粉 (kyourikiko) tem 12%, que é indicada para pães, udon, etc.
    O fermento que uso é o seco, granulado, comum por aí. Talvez você encontre dois tipos de fermento: um mais indicado para pães doces e outro, para pães salgados. Prefira os “self instant”, que não precisam de ser hidratados. É só misturar na farinha.
    E, por favor, compre uma balança. Garanto que vai valer o investimento. Paguei algo em torno de 500 ienes pelo meu, tem muitos anos e facilita muito qualquer receita. Eu não confio em medidas-padrão, as colheres e xícaras podem variar de país para país…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *