33 Comments

  1. Sabe o que eu vi uma vez naquele programinha com dicas “pra pobre” (era assim que eu chamava) putz! esqueci completamente o nome do programa agora…

    No final, colocar um pouquinho de maisena dissolvida em água na frigideira. Bem pouco, só pra fazer uma camada fininha de casquinha crocante entre os gyozas. Pior que eu achei que ficou bom =P

  2. Marisa Ono

    Mas fica bom mesmo! O amido forma uma trama rendada e crocante no fundo da frigideira. Só é importante despejar a mistura de amido e água no fundo da frigideira e não em cima dos gyozas. Digo por experiência própria, gyoza com mingau por cima não funciona…

  3. Cristina

    Nossa,primeiro deixa babar ovo.
    Adorei seu blog,o lay out e a diagramacao e melhor de tudo,seu conteudo,parabens.
    Gyoza para mim tem gosto de infancia qdo a familia se reunia para preparar desde a massa ate ficar pronto pra comer.
    Acho que faltou explicar a preparacao do recheio.Aqui no Japao se usa carne de porco moida e as verduras,antes de serem misturados a carne sao picados e temperados com sal,depois de um tempo espremidos para retirar o excesso de agua senao estourariam a massa durante o preparo.
    O molho eh feito com shoyu,vinagre e aji no moto,em casa particularmente frito alho e um pouco de gengibre bem picadinho em oleo,apago o fogo,acrescento shoyu,vinagre e aji no moto,acendo o fogo de novo so para os ingredientes se misturarem.Fica bom tb como molho de salada moyashi e de alface.

  4. Marisa Ono

    Eu acreditava que tinha comentado sobre o recheio de gyozas em outro post, Cristina. Coisas da idade. Costumo usar 1 porção de carne para 2 (em peso) de repolho, que é picado e espremido. Um pouco de nira e alho – havia uma casa especializada em gyozas que não economizava no alho e eu adorava! – um pouco de molho de soja chinês (denso, escuro) e sal. Para o molho, prefiro a mistura de shoyu, vinagre e rayu (óleo de pimenta), feito na hora. O vinagre corta um pouco da sensação gordurosa.
    Em Hamamatsu, em alguns restaurantes serviam gyoza com moyashi. É uma combinação muito boa e dá um belo volume no prato.

  5. Claudio

    Olá Marisa, onicialmente pensei que fosse aquela cantora de bossa nova, he,he.
    Bem, suas receitas são maravilhosas. Morei 9 anos no Japão e amo de paixão aquele país, quero voltar.
    Voce teria uma receita bem gostosa de OKONOMIYAKI?
    Abraços e muito obrigado.

  6. Marisa Ono

    O grande barato do okonomiyaki era ir a uma casa especializada, sentar em uma mesa baixa com uma chapa no quente no centro e ir dando palpites na feitura (ou participar) da panqueca. As orientações que recebíamos nem sempre eram muito claras (ovo embaixo? ovo em cima? refoga a carne primeiro? yakisoba no meio ou em cima?).
    Vai para a lista de pratos que ainda preciso fazer e fotografar. Tenho até algumas receitas, mas preciso testar e ver se o cará seria um bom substituto para o yamaimo que costumam usar na massa para deixa-la mais macia.

  7. zaira

    mas rayu nao e’ molho de gergilin?? como sou quase vegetariana(pq como frutos do mar) faco de camarao e as vezes de verduras om tofu e abuso no alho e nira!! amei esse site!!!

  8. Daniel

    Para quem consegue escrever em caracteres japoneses (necessarios para se fazer a busca), este site eh bom para quem quer receitas com tempero japones (和風). Ele eh um site onde donas de casa (e sei la quem mais) contribuem com receitas.Se voce usa o google chrome, na hora de ler, vc tb tera a opcao de fazer a traducao da pagina sem ter que traduzir em outro lugar.
    cookpad.com

  9. Elza

    Provei da sua receita e achei muito delicioso.
    Por acaso vc não teria receita de butamandyu?
    Desde já agradeço a sua atenção.
    Tenha um bom dia!

  10. Elza

    Oi! Pesquisei e nikuman é de carne e butaman ou butamandyu é de porco e inclusive achei a receita, mas de qualquer forma grata pela atenção.

  11. Marisa Ono

    Quem me deu uma orientação a respeito, disse que é melhor assar (ou cozinhar no vapor) e guardar por uns poucos dias ou congelar. A massa crua, recheada, já experimentei, tende a ficar molenga. Para congelar, é melhor arrumar em bandejas, fica mais fácil de aquecer depois e não amassam.

  12. Paulo E. Oliveira

    Mariza,

    Estou a procura do molho escuro e denso que os restaurantes chineses como o FULDARIM (não sei esta certo como escrevi) mas é delicioso frequentamos este restaurante só para degustar esta delicia de molho principalmente com camarões. Ficaria muito grato se vc se puder enviarme a recita deste molho.

    Agradecido

    Paulo

  13. Marisa Ono

    Paulo, a cozinha chinesa tem vários molhos escuros e densos. Existem molhos à base de molho de soja, de molho de ostras, Hoisin, feijão preto fermentado. Fica difícil saber qual é. Como não conheço o restaurante, fica ainda mais difícil.

  14. Marcelo Prati

    Oi Marisa, tudo bom?
    O repolho para o recheio tem que estar cozido? Li em alguns lugares que sim, em outros não ficava claro se sim ou não.
    Um abraço!

  15. orlene

    adorei todas as receias!gostaria de saber como fazer a massa para dumplings ,aquela que fica branca bem transparente, e esta receita gyoza gostei muinto tambem. beijos !!! aguardo a receita da massa transparente..

  16. Bem,primeiramente parabenizo este blog.Tenho visto dicas de muitas receitas.Uma que fiz ha pouco,gyoza na chapa,infelizmente grudou na chapa quando estava(mushi).Faco primeiro(mushi-no vapor)primeiro, para depois fritar na chapa para ter um formato melhor de gyoza.Que fiz de erra do Marisa?Algum truque?Obrigado e sucesso!!!

  17. Marisa Ono

    Paulo, as instruções para preparar gyoza são as que publiquei. Se você não seguiu, não posso garantir que ficará bom, certo?

  18. Cátia Vieira

    Olá Marisa Ono, será que me poderia esclarecer se a farinha é com fermento ou sem?penso que seja com visto que tem de levedar. certo? Obrigada. Adorei as receitas.

  19. Marisa Ono

    Farinha sem fermento. E não é fermentada, não. O tempo de descanso é para completar a hidratação da massa e deixa-la mais maleável.

  20. Ana Paula

    Eu fiz esse gyoza, só que a massa não ficou fininha como as tradicionais. Ela ficou grossa igual a massa de um pastel. Gostaria de saber se eu trocar a farinha de trigo por farinha de arroz, ficaria igual!?

  21. Marisa Ono

    Ficou grossa porque você abriu grosso, Ana Paula. Se esticar mais vai ficar mais fino. E não, não vai ficar igual, claro, são duas farinhas diferentes, com sabores diferentes, características diferentes, quantidade de amido diferentes.

  22. Steve

    Olá,

    O outro dia fui comer lamen e gyoza no Aska na liberdade e fiquei curioso sobre o preparo correto do molho para o gyoza. Que me lembre tinha shoyu, vinagre e um óleo de pimenta ali na mesa para misturar mas qual seria a proporção ideal desses ingredientes ?

    Atenciosamente,

    Steve

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *