Risoto

Risoto com Flor de Abóbora

Eu sei que vou ouvir ranger de dentes e protestos. Mas, para mim, risoto é Cozinha do Desespero. Fica pronto em menos de meia hora, pode ser um prato único e pode ser feito de quase tudo. Muita gente não faz risoto com maior frequência porque o arroz italiano (arbóreo, carnarolli, etc) não são baratos. Mas há uma opção bem mais acessível e com resultado satisfatório. E não sou eu quem digo. O chef Tsutomu Ochiai acha aceitável usar o arroz do tipo japonês para o risoto. Provavelmente ele não o usa em seu restaurante, mas sugeriu em um programa de tv.

Se você não vai cozinhar para uma celebridade, um crítico gastronômico ou um renomado Chef, então deixe a neurose de lado e desfrute de uma refeição simples, fácil e rápida. Talvez não fique excelente, mas não vai ser um desastre total.

200 gramas de arroz cru

3 colheres de óleo ou azeite (não use azeite extra-virgem)

1/2 cebola média bem picada

3 colheres de sopa de vinho branco seco

Caldo de frango, carne, vegetais ou mesmo água quente, dependendo do que for acrescentar

2 colheres de sopa de manteiga

Sal, pimenta do reino, parmesão ralado

Coloque o óleo em uma panela e refogue a cebola com uma pitada de sal, até ela suar e dourar levemente. Eu aproveitei e juntei um alho-porró em seguida, mas é opcional.

Junte o arroz e refogue por alguns minutos. Junte o vinho e misture. Deixe evaporar. Acrescente parte do caldo quente. Mexa. Continue mexendo e acrescentando caldo até que o arroz esteja firme, mas quase cozido. Nessa hora é que eu acrescento vegetais picados (dependendo, alguns são escaldados antecipadamente). Dessa vez usei abobrinhas e ervilhas congeladas. Se necessário, junte mais caldo. Quando o arroz e vegetais estiverem cozidos mas firmes, acrescente a manteiga e misture. Junte queijo parmesão, tempere com sal e pimenta e sirva.

Como usei flores de abóbora, juntei-as no final. São delicadas e cozinham em contato com o calor do risoto.

São muitas as opções de risoto. Poderia ter usado caldo de carapaças de camarão e servido com camarões salteados. Já vi risoto feito com um purê de abóboras assadas, com brócoli, cogumelos refogados na manteiga, aspargos, purê de tomates. Tudo isso é acrescentado no final do cozimento.

Quanto à famosa textura do risoto, digo que já vi risotos que se espalham pelo prato, como um mingau. Também já vi alguns que vinham com tanto caldo que pareciam uma  canja. E risotos cremosos mas que não se espalham tanto. Eu, particularmente, prefiro esse último.

E quanto ao famoso “al dente”, desculpem-me os puristas, mas isso é o Santo Graal da culinária. Existe um “al dente” para cada cozinheiro que conheci. Hoje, convivendo com uma senhora de 73 anos, o “al dente” precisa ser um tanto mais cozido que eu costumava fazer há uns anos. Virou “al dentadura” mesmo.

Eu sempre faço mais risoto do que necessário para uma refeição. Ele não fica bom requentado mas, depois de frio, divido em porções, recheio com um pedaço de queijo e enrolo. Passo por farinha de trigo, ovos e farinha de rosca e frito. É um delicioso bolinho de arroz, conhecido como Suppli al Telefono ou Arancini.

Agora vou esperar as pedradas e as mensagens chamando-me de herege…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Fácil, Prato principal, rápido, receita com as tags , . ligação permanente.

8 Responses to Risoto

  1. Pingback: Delícia » Arancini

  2. Myrna diz:

    É, risoto com arroz catete fica muito bom. As marcas mais “econômicas” de arroz arbóreo não ficam tão boas. Fiz hoje um quase risoto e assino embaixo, é cozinha do desespero sim. Em alto nível, ou quase…
    http://sovandoamassa.blogspot.com/2009/05/arroz-de-china-versao-hr.html

  3. LuMa diz:

    Concordo com a Myrna, acima. O arroz catete cai perfeitamente bem em risotto sim. E há tbém a substituição oposta. Cerca de 20 anos atrás, os raros restaurantes japoneses aquí substituiam o arroz japonês pelo italiano. Até porque a importação do arroz do Japão, a causa do câmbio lira/yen, não era favorável, ao contrário de hoje. Eu mesma preparo diariamente o gohan com o arroz tipo “Roma” daquí. Os grãos são levemente maiores, mas o sabor não perde pra nenhum Akita Komachi ou Koshihikari, acredite. O bom do risotto é que sai barato e pode-se preparar com qualquer coisa, não é mesmo? Abraços!

  4. Lucia diz:

    Oi marisa eu queria fazer um risoto com arroz arboreo ou parbolizado nw sei se e o mesmo arroz mas voce sabe se aqui no Japao tem

    • Marisa Ono diz:

      Lucia, arroz arbóreo é um arroz curto, do tipo japonês. Deve de ter em lojas mais especializadas, que tenham uma variedade de produtos importados. Na falta, funciona muito bem com arroz japonês. Já o arroz parbolizado não é para risotos, não. Ele passa por um processo e fica solto depois de cozido. Aí tem o Uncle Ben’s (em lojas de importados).

  5. Catia diz:

    Apenas gostaria de parabenizá-la!!! Amei sua forma simples, sabia, direta e ao mesmo tempo super requintada de escrever! Parabéns!!!

    Bjs.

  6. Carol diz:

    Meu risoto ficou bom, agradeço a receita.
    Procurei no Google: “dá para fazer risoto com arroz japonês?”
    😉

  7. Agnes Roberta diz:

    Bora lá fazer um risoto do desespero com arroz momiji, que é o que dá pra hoje…
    Sou adepta da cozinha do improviso, respeitando a regra do fazer com amor e bom gosto!

    Adorei seu texto! Achei buscando “dá pra fazer risoto com momiji?”
    Abraço!

Os comentários estão fechados.