Iogurte caseiro

iogurte-merge-1

Marisa, enquanto espera a hecatombe nuclear e a volta à prática vida neolítica, segue tentando produzir e reproduzir todo tipo de comestíveis no seu alqueire da  serra de Paranapiacaba.  Voltei de lá na última sexta com o porta-malas e o trato digestivo nos seus respectivos limites de carga e com a incumbência de escrever sobre iogurtes caseiros já que estes fazem parte do meu quotidiano culinário entre outras afetações de consumo e produção domésticos.

 

Não há muito segredo na feitura de um razoável iogurte caseiro. De fato, uma pessoa com um mínimo de desleixo acaba com algum tipo de leite fermentado na geladeira mais cedo ou mais tarde.  Mesmo com a agravante de ser mineiro nunca prestei muita atenção a iogurtes e coalhadas de maneira geral. Sempre os achei azedos, pálidos e a meio caminho de se tornarem algo importante como um queijo, por exemplo. Isso até perceber que a intolerância a lactose cresce proporcionalmente a quantidade de cabelos brancos e o leite diário passa de alimento inócuo  a uma potencial arma biológica.

Embora umas poucas cepas de bactérias possam de fato acrescentar vitaminas (ácido fólico) ao leite, seu maior mérito é mesmo converter boa parte da lactose (ou açúcar do leite) em ácido lático. A acidificação coagula o leite, formando o iogurte.  Fora isso, seu conteúdo nutricional é muito semelhante ao do leite em mesma proporção. E claro, possui uma consistência mais divertida.

 

A fórmula mais simples de fazer iogurte em casa é usando uma garrafa térmica e um termômetro clínico, desses domésticos.  Misture 1l de leite com 1 copinho de iogurte industrializado e aqueça misturando suavemente até chegar a 40ºC (38-43ºC) . Despeje em uma garrafa térmica previamente escaldada, feche e deixe de 6 a 8 horas. Escoe e guarde na geladeira por mais algumas horas. Pronto. Porções desse 1º iogurte podem ser mantidas para uma nova fermentação.

Quanto mais tempo deixado fermentar, menos lactose haverá no iogurte, mas mais ácido ele vai ficar.  

Para uma consistência mais firme, acrescente uma colher de sopa bem cheia de leite em pó ao preparado inicial. Você pode querer usar então um segundo método um pouco mais trabalhoso que é o de fermentar o leite numa panela protegida no forno desligado e com a luz acesa. Teste a temperatura de seu forno com uma panela cheia d’água deixando-a no forno desligado com a luz acesa por algumas horas.

Nunca acrescente açúcar ao leite para o processo de fermentação (mas pode por adoçante se quiser). Você não vai querer bactérias comendo açúcar comum e produzindo mais ácido ainda para terminar com um iogurte mais azedo do que a intenção inicial…

Mais tempo de fermentação também significa maior coagulação da proteína do leite e mais separação de soro (aquele líquido esverdeado ligeiramente repulsivo que se forma), que embora seja muito nutritivo, não está entre as coisas mais graciosas da vida.

Muita gente me procura reclamando sobre acidez no iogurte. Ela é intrínseca. Não gosta, que faça um flan ao invés. Outra coisa: caso você não tenha problemas de intolerância à lactose, não há sentido em usar uma bactéria para acidificar e coagular o leite. É lenda que iogurte seja mais rico em vitaminas (pelo contrario, estão diminuídas B6 E B12 usadas pela bactéria). 1 pacotinho de Clight (TODOS os sabores são infernalmente ácidos, quase cáusticos) em 1 litro de leite costuma produzir uma deliciosa “bebida láctea industrializada caseira” com consistência apropriada em apenas umas horinhas de refrigerador. Com o bônus das lindas e extravagantes cores e sabores que só Clight artificialmente possui. Desafie seus filhos pré-obesos a tomar leite azedo de baixa caloria e levar a Parmalat e a Danone à bancarrota.

 

iogurte-merge-24

Por último, o método mais bacana para fazer iogurte em casa é comprar uma iogurteira tabajara em loja de 1,99 por apenas 60 reais.  Para você, que como eu, nunca haverá um limite para mais um gadget meia-boca na cozinha, é realmente um achado.

Por enquanto só a encontrei numa rede de lojas no eixo Ana Rosa – Jabaquara aqui em São Paulo, destinada às classes menos favorecidas e aos que se recusam a comprar artigos de cozinha em lojas com preços de joalheria.

Não é uma peça elegante e só vem num maravilhoso tom de verde doentio que aparentemente deve exaltar a natureza (onde esse verde não existe naturalmente). Em termos de harmonização com seus pares na cozinha, só perde para o pink. O layout da marca deve ter sido feito por uma aluna da 7ª série de um dos funcionários hippies da empresa.

Mas funciona muitíssimo a contento, e é o que realmente interessa. Já criei uma rotina de fazer iogurtes e paulatinamente tenho substituído sobremesas calóricas, por uma combinação com iogurte como a da foto (onde a geléia e granola também são caseiros, seguindo a teoria cataclísmica de produtos caseiros). Uso leite integral, leite em pó desnatado para enriquecer e adensar e gelatina sem sabor para uma consistência extrafirme. Não dá errado nunca.

Compramos uma para a Marisa colocar na cozinha  ao lado dos 749 outros aparelhos eletrodomésticos que ela tem enfileirados na bancada, mas ela vai ter que vir buscar aqui em casa, mesmo porque me deve uma visita antes que o neolítico sobrevenha.

Depois volto ao tema, explicando a diferença sutil entre iogurte e coalhada, e como fazer um inesquecível cream cheese em casa e pelo menos engordar comendo uma coisa realmente gostosa, ao contrário da bobagem que a Kraft empurra nas prateleiras…

 

Luiz Paulo Portugal

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades, dicas, produtos., Uncategorized com as tags , . ligação permanente.

106 Responses to Iogurte caseiro

  1. Marisa Ono diz:

    Exagero seu, LP. Em cima da bancada, só a panela elétrica de arroz, o pote de água quente e forninho tostador (que quase nunca uso). Próximo, o microondas que só tem aquecido comida para as gatas, batedeiras, liquidificador, máquina de pão, chapa de indução e multi-processadores (grande, pequeno e mínimo para moer chá). E distante, fatiador de frio, selador (não-vácuo), moedor de carne, esmeril e uma mandolina elétrica (!).

  2. Akemi diz:

    Uhú! Seção LP responde rules! Parabéns, querido!

  3. Myrna diz:

    Bem-vindo, LP, adorei o post. Estou pensando no assunto, consumimos bastante iogurte por aqui e seria bacana ter controle da procedência dele.
    Mas puxa, Marisa, “só” isso na bancada?…

    • Marisa Ono diz:

      Myrna, felizmente, nesta casa onde estou morando, graças à generosidade do sr Arturo e família, a cozinha é grande, com uma bancada bem larga. Invariavelmente, está num caos completo. Aposentei a cafeteira,mas ela ainda continua em um canto da cozinha, relembrando um tempo não muito distante.
      De eletrodomésticos e ferramentas, muita coisa herdei. Por isso, tenho esmeril, furadeira, uma lixadeira, plaina e coisas assim.
      E LP não pode falar muito de mim, não. Ele tem muita coisa na bancada, também. E sempre quer mais.

  4. Myrna diz:

    Marisa, sua bancada tem o tamanho do meu apartamento inteiro KKKKK bota generosidade nisso, né? Aqui não tenho espaço nem para abrir massa com rolo. E isso me lembra que preciso visitar o post da Sfiha!

  5. Dayse diz:

    Lipê, querido!
    Divertdido e de babar!
    Marisa e vc formam um dupla maravilhosa.
    Beijos.

  6. Ronaldd diz:

    Boa noite, onde posso compra uma iogurteira dessa, estou meio longe ai de sampa to no tocantins… tem como alguem compra e me enviar…?

  7. Ronaldd diz:

    Não há disponibilidade de entrega em sua localidade.
    EU KRO MSM ESSE AI DA FOTO ACIMA…
    TEM COMO ALGUEM COMPRA ELE PRA MIM E ME ENVIAR…?

  8. Ronaldd diz:

    certinho obrigado pela atençao…
    se caso souber me envie um e-mail…
    abços…

  9. Luciana diz:

    Marisa, Minha mãe tinha uma iogurteira Braun, antiga, com oito copinhos com tampas, e me lembro que ela usava fermentos em envelope. Você por acaso saberia a receita dos iogurtes para esta marca de iogurteira? Só o que me lembro é que a mistura era a quantidade certinha para fazer os oito copinhos, e que ficam deliciosos. Já pesquisei na internet e acho diversas receitas, mas não esta. Obrigada, e um abraço.

    • Marisa Ono diz:

      Há décadas, a Rich comercializa o fermento para iogurtes. Ainda vejo esses sachês em supermercados e sempre achei caro, de maneira que não compensava fazer iogurte em casa a partir desse método, era mais barato comprar pronto.
      Não conheço a iogurteira da Braun, não tenho receitas específicas para esse aparelho.

  10. Myrna diz:

    Estou fazendo iogurte regularmente, a cada 500 ml, com térmica de 750 ml e coador de café “permanente” tamanho 103 para escoar. Tem funcionado muito bem! Este post é 10, estou recomendando pra meio mundo.
    Só uma erguntinha… para fazer coalhada, deixo menos ou mais tempo levedando? Se eu usar um pouco de coalhada do Almanara, será que fica bom?

  11. Luiz Paulo diz:

    Myrna, mais tempo fermentando significa mais azedume, se é o que lhe apraz (levedar é para levedo, pão, no caso do iogurte é bacteria mesmo). É o azedo que coalha o leite. Se vc quiser menos azedo vai ter que usar coalho enzimatico (aqui tem no supermercado)e deixar fermentar pouco.
    Se a coalhada do Almanara não for pasteurizada é possivel que ela contenha bacterias. Eu não sei entretanto, se eles usam o lactobacilo comum ou se usam o estreptococo de queijo mesmo (para a seca, naturalmente). Coalhada sem inoculação de bacteria fica como um leite-gel, destituido de soro, sem graça. Na verdade a coalhada síria é feita com coalho e “aerada” (a historia de usar uma concha e despejar o leite na propria vasilha muitas vezes) com o intuito de se contaminar com as bacterias do ar para dar um sabor diferente ao produto.
    Eu costumo fazer queijo pastoso tipo coalhada seca com soro de queijo minas mais um tantinho de coalho sintético (atenção vegans, não é de estomago de bezerro). Tipo aquela aguinha nojenta que fica no fundo da embalagem. Funciona perfeitamente. Adicionando creme de leite fresco vira um “fromage frais” tabajara delicioso. Espero ter ajudado.

  12. Rose diz:

    pode dar a receita do “fromage frais taba”?????? gostei, cara de bão!!!! e ADOREI encontrar vc todos nesse maravilhoso site abs corddiais!!

  13. Myrna diz:

    Obrigada pelos esclarecimentos, Luis Paulo! Claro que ajudou!
    Não havia pensado na possibilidade de a coalhada de lá ser pasteurizada. Mas faz todo o sentido, se eu tivesse um restaurante, faria isso. Não tanto para evitar “pirataria gastronômica”, mas para evitar a perda do “ponto”.
    Muito interessante a técnica de aerar.
    Andei “namorando” um coagulante vegetariano líquido esses dias, naquele site Queijos no Brasil. Só que eu precisaria providenciar também uma pipeta de laboratório, pois usa-se 4 a 5 ml para cada 10 litros de leite. Inviável para quem faz a cada 500 ml, 2 vezes por semana. Melhor procurar coalho enzimático no supermercado.
    Obrigada mais uma vez. Apareça mais 🙂 gosto bastante dos seus papers gastronômicos!

  14. Luiz Paulo diz:

    Myrna, pra que pipeta, minha fia? Qualquer seringa hipodermica descartavel faz o serviço na casa dos mililitros (as de insulina ou para imunovacinas então vão a décimos, se não me engano). Com o coalho de supermercado também vai ter que usá-las…Se quiser posso comprar o coalho aqui e lhe enviar pelos correios caso você não encontre com facilidade por aí, ok?

  15. Myrna diz:

    Obrigada, Luiz! (e sorry pelo “LuiS”, agora que eu vi)
    Aproveitando que meu filho está entretido com o DVD e uns 500 brinquedos, voltei aqui.
    É mesmo, as seringas para imunovacinas vão aos décimos. Tem umas cujo fundo de escala é o ml. 3 anos de imunovacina = liberdade para respirar o pó paulistano e, às vezes, experimentar uma porcaria de vez em quando, além de algum conhecimento sobre seringas pequenas.
    Estou tentada a aceitar sua proposta do coalho, se bem que eu moro em SP, se vc me passar o endereço já “vai estar estando” (ARGH) ótimo. Ou então a seção do supermercado onde ficam os coalhos… Ontem eu dei uma olhada no PA e não encontrei.
    Mas nem comecei a garimpagem, preciso conferir os outros supermercados, além das lojas de produtos naturais.
    Agora eu vou voltar à sala porque o silêncio está preocupante. Obrigada!

  16. Luiz Paulo diz:

    Você “vai estar encontrando” o coalho no Supermercado Mambo. Pelo menos na loja aqui da Rua Aurélia (final da Heitor Penteado). Mas se não me engano há lojas na Vila Leopoldina, Vila Madalena, Morumbi e Campo Belo. deve estar custando uns 5 reau. A loja do Campo Belo é uma beleza mas a minha perto aqui é uma merda capenga mal-abastecida cujos clientes são velhas pão-duras, gordas de legging e estudantes miseráveis. Gente como eu.

  17. Myrna diz:

    Obrigada, vou lá conferir. 5 reau de coalho + 1 reais da seringa, taí uma brincadeira que vale a pena.
    E gente como eu também. Sou do time das nerds durangas. Acho que começarei pela loja mais próxima da sua casa.

  18. Igor Koakoski diz:

    Olha… eu gostei muito do post, mas para quem quiser o canal de compra shoptime (na Sky – 19 / na Net – 31/ e parabólica) tem à venda uma iogurteira muito semelhante à essa, porem mais “harmônica”. segue o link:

    site:www.shoptime.com.br/

    link do produto:www.shoptime.com.br/ShopProdF/31/296285

  19. Lourdes diz:

    Boa tarde!
    Ganhei da minha irmã uma iogurteira braun de 8 copinhos (muito antiga), funciona, porém não sei usar, pois não tem manual. Vc sabe usar? tem um manual que possa me enviar.
    Agradeço a atenção.
    Obrigada
    Lourdes

  20. Luiz Paulo diz:

    Lourdes, eu tive uma iogurteira Braun (acho que ainda esta guardada em algum escôndito da casa). Foi para o purgatório antes do lixo porque alguns dos copinhos se quebraram e eu não consegui repo-los. Culpa minha que adorava usá-los para as mais diversas finalidades, com aquela tampinha branquinha de frasco de laboratório. Ainda tenho esperança de achar um copinho que se encaixe nela. Como sua iogurteira, sou muuuito antigo.
    Não me parece necessario consultar um manual. Iogurte se forma sempre num intervalo de temperatura que acho, a sua iogurteira provem. Faça a receita comum, encha os copinhos e deixe por 6-9 horas ligada (6 para iogurte mais líquido e menos ácido e 8-9 para iogurtes mais firmes e mais ácidos, leia acima). Uma das vantagens que eu gostava, era poder fermentar o iogurte com uma porção de compota no fundo do copinho (ameixa, pessego, morango etc…), o que é pouco pratico com a minha atual iogurteira.

  21. Cristina diz:

    Obrigada à Marisa e ao João Paulo, um dos melhores posts sobre o assunto!
    E a pergunta que não quer se calar… Qual a diferença entre o iogurte e a coalhada?
    É o tempo de fermentação ou o tipo de bactéria?
    Se eu começar a fermentação do leite a partir de miolo de pão? É coalhada ou iogurte?
    Abraços,
    Cris

  22. Cristina diz:

    Sorry!!! LuiZ Portuga!!!z

  23. Ly diz:

    Olá, Luiz Paulo, procurando torradeiras encontrei você fazendo yogurt!!! Eu sou derly Siqueira, vivendo atualmente (desde 27/10/2009 nos confins de Portugal, pois! Já estou fazendo yogurt com meus 6 inteligentes potinhos sobre uma base elétrica, e, gostaria muito de aprender a fazer sorvete de yogurt, você tem alguma ideia? Ou, quem sabe alguma dessas mulheres maravilhosas que se comunicaram com você por causa do yogurt? gostei muito da maneira como você expõe os seus conhecimentos. Um abraço e mil desculpas pelos pequenos erros, que não consegui corregir, ou teria de refazer tudo… Derly Siqueira.

  24. leonardo diz:

    faço o iogute dessa forma com o leite o iogurte e o leite em po, mas as vezes fica viscoso, não dá consistencia firme nem fca macio. pq ??

  25. Ana Maria diz:

    Olha vim parar aqui e li todo o material de vcs(adorei),porque as vezes meu iogurte fica viscoso.Não entendo o porque,vcs saberiam me dizer o que fazer para que este visco,não aconteça mais?
    Um abração
    ana

    • Marisa Ono diz:

      Ana Maria, pelo pouco que eu sei, a consistência do iogurte depende muito do tipo de bactéria que você usa. No caso do kefir e do iogurte do mar Cáspio, ele é viscoso mesmo. Caso queira um iogurte mais consistente, experimente adicionar 5 gramas de gelatina (hidrate em um pouco de água e depois aqueça no microondas, até dissolver completamente; adicione ao iogurte antes de leva-lo à geladeira) para cada litro de leite. Se você estiver reproduzindo o mesmo iogurte há algum tempo, pode ser que ele tenha sido contaminado por outro organismo.

  26. Marinês diz:

    Olá Marisa, estava eu a procura de massa de pastel assado, qdo cliquei em Delícias, me diverti lendo os comentários, e a simplicidade de suas receitas. Pena que algumas não consegui copiar, pois não tenho impressora, mas tudo bem, nada como uma corridinha da cozinha até o PC e vice versa, hehehe, claro que passei para o caderno de receitas. Mas quero que saiba que adorei tua culinária, pois faço lanches para venda, somente assados e frutas( 4 a 5 tipos de frutas picadas, s/adição d açúcar) eles amam, ponho um garfinho e pronto, um lanche p ninguém colocar defeito, geladinho. É isso, continue nos presenteando com novas receitas. Abraços

  27. Marinês diz:

    Referente ao iorgurte, não posso ajudá-la, pois quando faço, do jeito que ficar eu utilizo, e olha que já ficaram de várias maneira, + ou- líquido,+ ou – firme, mas usei do mesmo jeito, delicioso.
    Quando é feito por nós, com carinho, apostando que tudo vai dar certo, às vezes é muito mais saboroso do que aquele comprado.
    Abraço Mari

  28. Maria Lima diz:

    Procurando iogurteira me bati c/ vcs., me divertí lendo os comentários e aprendi tb. Já tive a braum e tb quebraram os copos, nem lembro o que fiz com a base. Atualmente faço usando uma daquelas caixas meio térmicas, ganhei de brinde da sádia em algum natal da vida. A caixa é grande e cabe 2 litros. Coloco 1 copo do iogurte anterior (de vez em quando compro um novo no supermercado)em panela de esmalte ou inox dentro da caixa. Mas, confesso que fiquei tentada pela das lojas na Jabaquara. Vou revirar todas essas lojas de Salvador. Um aviso aquela gosma significa que ficaram em consistência Kefir, mais saudável ainda que os outros iogurtes, eu também não gostava qdo ficavam assim, após saber que é pq os lactobacilos estão mais ricos aprendí a valorizar e hj lamento qdo não ficam.
    Obrigada,
    Maria

  29. João Roberto diz:

    Cara Marisa
    Ao invés de gastar dinheiro em iogurteiras, coalhos, pós, etc, sugiro o Kefir, que se obtém gratuitamente, por meio de doação (como foi o meu caso).
    Trata-se de uma colônia de lactobcilos (60 deles) e leveduras diversas, oriundos do Cáucaso, onde são considerados presente de Deus.
    A aparência do Kefir lembra o sagú e, após recebê-lo, é só adicionar ao leite, guardar o vasilhame em um armário fechado e aguardar 24 horas para fermentar. Aí coa-se, deixando na geladeira pra consumo por uns 3 dias. O starter então é colocado em um novo leite, reiniciando o ciclo.

    • Marisa Ono diz:

      João Roberto, para quem não gosta da textura viscosa e do cheiro característico do kefir, vale a pena investir na iogurteira sim. Eu, particularmente, não gosto muito do kefir.

  30. João Roberto diz:

    Cara Marisa
    A textura viscosa e o cheiro azedo do Kefir podem ser
    transformados num inesquecível cream cheese (conforme o LP disse lá em cima).
    Basta filtrar o Kefir em um coador de café grande por 6 horas e pronto: fica uma delícia se misturado (suavemente) com azeitonas moidas no processador, azeite de oliva e orégano…
    O tempo de fermentação do Kefir define os benefícios (comprovados) no trato intestinal: por 12 horas – solta, 24 horas – estabiliza e 48 horas – prende.
    Experimente.

  31. Gabriel Arantes diz:

    olá gente…
    Adorei o tópico, to começando a usar iogurte em casa e to muito afim de começar a fazer, tenho uma dúvida. A algum tempo atrás uma amiga me disse que havia uma forma de fazerbem fácil, com uma seringa iogurte e um litro de leite (de caixinha), com a seringa sem agulha vc puxava o iogurte, depois colocava a agulha na seringa e injetava na caixa de leite. só que o problema é que não me lembro a quantida de de iogurte nem o tempo de descanso, se alguem souber por favor, post aí… desde já agradecido, abraço a todos

    • Marisa Ono diz:

      Gabriel, leite “de caixinha” (UHT) não vira um iogurte de consistência boa, não, exatamente por causa da alta temperatura pelo qual é processado. Leite “de saquinho” ou leite de vaca da fazenda são a melhor opção. E iogurte fermentado à temperatura ambiente, vai depender muito do tipo de fermento. O iogurte industrializado desenvolve-se melhor em uma temperatura mais elevada. Quanto mais tempo o leite levar para fermentar, mais vai estar exposto à bactérias do próprio ambiente, do ar, etc. E acaba desenvolvendo cheiros e texturas que podem não ser tão boas assim.

  32. Ola,LP.
    Para ser bem sincera aderi a esse hábito por necessidade,e ja obtive alguns resultados.
    So que ultimamente ñ tem dado certo por colocar o leite em pó,gostaria que colocasse mais (explicadinho) essa sua receita para yogurt caseiro,até la ficarei fazendo tentativas.
    Um grande abraço e ficarei ansiosamente lhe aguardando.
    Martha Schumacher

  33. Dany diz:

    olá JP, olá Marisa…
    Caramba, fiquei boquiaberta com toda essa aula sobre iougurtes,
    sem contar no tanto que ri, com os comments do JP!!!!
    faz tempo que não me interesso por um assunto, juntando prazer
    à aprendizado, que foi o caso de hoje, lendo sobre iougurtes!!!
    Me intteresso muito por cozinha,no geral, tanto que quero fazer gastronomia…
    dei de cara com o site pesquisando sobre a falsa-groselha ou “vinagreira”, que minha
    amiga oriental tanto me encheu perguntando sobre a tal….
    Agora, fiquei curiosa sobre uma coisa,o Luiz Paulo possui alguma formação voltada
    a culinaria, teconologia de alimentos…???? Fiquei impressionada com detalhes sobre
    Bactérias e tudo mais, coisa que nem eu, nas aulas de microbiologia, consegui absorver 100%
    (é que curso tec. de nutrição e dietetica e temos aulas sobre microrganismos), meu fiquei boba!!!
    tenho que admitir, me impresionei, mesmo, ParabénS Luiz Paulo!!!!
    ADOREI, de verdade, o site, não vou deixar de visitá-lo!!!!
    Parabéns Marisa e Luiz Paulo, AMEI!!!!!!!!!
    Abçs e bjs,
    Dany

  34. LiLy diz:

    LP Carissimo…
    Adorei seu estilo de redação! *rindo muito aqui*
    Mas fiquei com uma duvida sobre o “leite azedo com Clight”.
    Ponho o leite frio + clight pra gelar e vai virar “Iogurt de beber”?
    Posso substituir o iogurt industrializado por clight, no preparo do iogurt feito na garrafa térmica?
    Help, Please!
    Um forte abraço,
    LiLy.

  35. rita de cassia a fraga diz:

    olá, marisa ono adorei esse modo de preparar o iogurte na garrafa termica, por poderira me mandar po e-mail, obrigada bjs. RITA

  36. Marcelo Swenson diz:

    Marisa parabéns pelas receitas!!!
    Li todos os comentarios sobre Yogurt e achei muito interessante as dúvidas, e com o tempo achei algumas respostas que podem ajudar
    1- sempre tem que ferver o leite antes, para matar todas as bacterias que tambem fermentam o leite , mas com outro sabor e cheiro.
    2- Apos esterilizar o leite espere esfriar até 45ºC,( coloque o dedo ( previamente limpo heheheh) e se conseguir permanecer por 10 segundo com ele lá , então ta bom ai vc coloca um potinhode yogurte comprado sem sabor ou natural ( comprado)que deve estar a temperatura ambiente ou levemente aquecido em banho maria , senão com choque termico as bacterias morrem, misture tudo e deixe dentro do micro ondas , ou forno ou enrole em coberta a panela tampada ou mesmo dentro de qualquer caixa de isopor com agua quente ao fundo.
    2- so pode leite de saquinho por que o de caixinha tem citrato de sodio que funciona como um tampão ( ou seja sequestra os acidos formados pela fermentação evitando que se coagulem por isso o oleite de caixinha dura 4 meses)
    3- o viscoso deve-se a pouco tempo incubado ou temperatura baixa , existem 2 lactobacilus que oferecem yogurte com textura e sabor agradavel , um funciona bem a 40 graus e o outro a 20 graus mais ou menos então quando um para o outro começa a funcionar, fermentando a lactose em acido latico que reage com o calcio formando o lactato de calcio ( coagulo). se quiser mais firme tem que introduzir cloreto de calcio ou colocar leite em po.
    4- se pegar o yogurte colocar em um coador de cafe de pano (novo somente para esse fim ou mesmo em um pano de prato limpo ( daqueles mais finos ) ou em um peneira com trama fina e deixar na geladeira “pingando ” ( eu uso um pote alto tipo tuperware com suporte) vc tera a coalhada siria azeda.
    abraços a todos

  37. simone alves diz:

    Ia navegando buscando informações sobre iogurte caseiro (sabe como é: bebê recém nascido + corpo fora de forma + dietas naturais milagrosas) e encontrei este post que me fez até esquecer porque cheguei aqui… `LP tu és jornalista? Se sim, parabéns. Se não, caraca, escreves muitíssimo bem.Sua narrativa é informativa, divertida e prende a atenção. Ih, tem um bebe chorando, alforria suspensa!!!!!!
    Beijo.

  38. Geraldo Pietragala diz:

    Coloque o yogurte num pano de prato novo e pendure em cima da pia ate perder todo o liquido,apos tempere com azeite ,utilize em torradas

  39. Angelo diz:

    Muito legal.As informações são boas…mas teu texto é ÓTIMO!!!Dei muita risada aqui.Parabéns.Cultive seu dom.Abraço!!

  40. Sandra diz:

    Concordo com o Angelo, você tem uma modo de escrever um pouco diferente,…irônico?, mas é muito divertido. Também dei muita risada e gostei das informações dadas. Abraços.

  41. Vilson diz:

    também gostei muito do texto! obrigado!

  42. penha diz:

    Ola Luis,

    Realmente acho os textos explicativos de uma maneira em geral ,chatos e sem alma.
    O seu foi ao mesmo tempo informativo mas ludico,o que me deu motivacao para ler tudo sem saltar um paragrafo.Continue nos encantando com os seus deliciosos comentarios.
    Tai uma pessoa de bem com a vida e consigo mesmo.
    Beijos

  43. érica diz:

    olha. será que a marisa é minha parente?!(tudo de infeite e muiiitos eletrodomesticos) kkkkkkkkkk
    to querendo saber em qual ordem coloco a gelatina. antes ou após o preparo… rsrsrsrs
    Abraços aqui está + uma fã dos interminaveis eletrodomesticos de plantão (inclusive a iogurteira)

    • Marisa Ono diz:

      Eu coloco depois de pronto. Hidrato em um pouco de água, levo ao microondas, derreto bem e misturo. Depois levo à geladeira para firmar. Mas, pensando bem, nem sei se faria diferença colocar gelatina antes. Creio que a indústria coloca antes.

  44. Aparecida diz:

    Acabo de “descobrir” seu site! Estou adorando ler tantas informações de um modo muito gostoso, divertido e útil. Parabéns! Uma informação: onde encontro a iogurteira tabajara? Moro em SP e eixo Ana Rosa-Jabaquara é longo. Abraços

  45. vaneide diz:

    oi gostei muito do site mais como os outros site tenho que ler tudo o que estar falando pra depois ver a reseita poxa!olha eu quero a reseira passo a passo por favor,e quero saber quando é que coloco açúcar?ou um sabor.
    ASSIM:
    igredientes

    1 litro de leite
    1 copo de iogurte natural

    e o resto é como,como coloco o sabor
    me responda por favor.obrigado♥

  46. Leandra diz:

    Você escreve muito bem!
    Simplesmente adorei esse texto com uma pontinha de ironia, divertido e explicativo!
    Abraços!

  47. Paula diz:

    Luis Paulo,

    Gosto de cozinhar,tambem gosto muito de ler…qdo li seu texto parecia q lia um pouco de “Clarice”.
    Adorei “ler” você,obrigada.
    Paula

  48. Giselda diz:

    Adorei vc e suas dicas do iogurte. Me interessei tbm pela dica da loja para pessoas como eu, que acreditam em reciclar e economizar. Agradeço desde já, vai que aconteça o esperado hecatombe e fica aqui meu abraço e admiração.

  49. Pingback: fiz iogurte em casa! | Blog Tofu Studio

Os comentários estão fechados.