Bolinho Branco com Banana

bolinho-branco-com-banana

Um dos problemas na minha cozinha é o que fazer com claras. Uso gemas para engrossar cremes, pincelar pães, tortas e empadas. Costumo ir juntando claras em um pote no congelador. Uso as claras em empanados e quando faço financiers. Não faço suspiros em casa por conta de um forno não tão bom.

A idéia do bolinho surgiu de uma receita perdida. Minha mãe disse que fez, uma vez, um bolo só com claras mas não anotou a receita e não se lembrava da quantidade dos ingredientes. Sabendo só que o iam 100 gramas de manteiga, alguma quantidade de amido de milho e 7 claras, parti para a experiência. O resultado foi bom. Ficaria bom simplesmente assado em uma assadeira. Mas, como tinha doce de banana prata na geladeira, acabei fazendo bolinhos. Banana combina bem com baunilha.

bolinho-branco-com-banana1

7 claras

2 xícaras de açúcar

100 gramas de manteiga amolecida

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de amido de milho

2 colheres de chá de fermento químico

1 xícara de leite

Baunilha à gosto

Doce de banana cremoso (ou outro recheio que preferir)

Bata as claras em neve. Adicione 1/2 xícara de açúcar e bata até formar um merengue. Reserve.

Bata a manteiga com o açúcar restante. Adicione a farinha misturada com o amido e o fermento, aternando com o leite. Bata em velocidade baixa, até misturar.

Adicione a baunilha.

Junte 1/3 do merengue e misture com calma. Depois de incorporado, adicione mais 1/3 do merengue. Misture e, por fim, adicione o merengue restante.

Despeje a massa em forminhas para muffin, forradas com papel.

bolinho-branco-com-banana2

No centro de cada uma, coloque uma colher de chá bem cheia do recheio.

Leve ao forno pré-aquecido, moderado, até corar.

Espere amornar antes de servir, porque o recheio estará, literalmente, borbulhando.

Share This Post

8 comentários em “Bolinho Branco com Banana”

  1. Esta vai para a minha pasta “Aproveitando Claras”. Confesso que raramente tenho claras sobrando, mas se isso acontece, coloco-as para congelar e vou “colecionando” claras até dar para fazer uma receita do meu arquivo.
    Bjs

  2. Marisa, se um dia eu tiver um filho com cara de bolinho de claras com doce de banana a culpa é sua!
    Meu Deus, isso deve ser um crime de bom! Ainda bem que tenho claras congeladas, vou fazer nesse sábado!
    Beijos, Yumi

  3. Yumi, fica bom mesmo ainda morno. Mas sabe de uma coisa? Eu faço, provo um, como até o segundo e acabou. Quem faz a festa é o povo em volta de mim. Os rapazes que vieram fazer umas instalações aqui comeram meia dúzia cada um. E eu fiquei com azia por eles… Definitivamente,meu grande “barato” é cozinhar. Comer é outro assunto.
    E por conta de filhos e desejos, um pote de doce de laranja da terra foi parar no Japão, no ano passado. O bebê nasceu dias depois e é lindinho.

  4. Ah, se eu cozinho em grande quantidade não passo nem perto do resultado final (ex.: gingerbreadman, que faço todo final de ano e quando me pedem, não consigo nem provar mais).
    Já quando é pouca coisa, muitas vezes enfio o pé na jaca! E sempre que vejo algo com carinha muito boa, brinco que eu vou ter um filho com a cara da guloseima e a culpa será sempre de quem fez/comentou/comeu a dita cuja!
    Esse fim de semana vai ter esse bolinho aqui em casa, ah se vai!
    Obrigada pelas receitas e pelo carinho, Marisa!
    Beijos, Yumi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *