O Básico – Parte 1

LP teve a idéia, mas começo escrevendo eu. Nos próximos dias vamos listar itens que consideramos básicos em uma cozinha, além do fogão, geladeira e colher de pau.

basico

Uma balança digital faz falta. As medidas-padrão (xícaras, colheres) não são precisas. É um equipamento que mantenho sempre por perto. Não é garantia de receita perfeita, mas o risco de errar é bem menor. A mais barata que encontrei é parecida com a minha e custa R$50,00: http://www.quebarato.com.br/classificados/balanca-digital-5kg-cromada-graduacao-1g-kc-01-western__3404063.html

Mas certamente LP sabe de algum lugar que venda mais barato…

Batedor de arame ou fouet. Outro utensílio barato, durável e indispensável. Para bater alguma massa, misturar o molho branco, preparar o molho da salada (uso o menor). Existem dois formatos: o redondo e o em pêra. Eu prefiro o redondo, mas é uma questão de gosto.

Pincel. Sim, eu já usei os dedos para pincelar empadinhas. Mas o pincel faz menos bagunça e sujeira, é barato, dura muito e cumpre a função muito bem.

basico-2

Descascador de legumes. Existem vários modelos e preços. Alguns perdem o fio em pouco tempo. Outros são desconfortáveis. O meu favorito é o de baixo. Tenho-o há pelo menos 7 anos (ou seria mais?)  e ainda descasca coco.

basico-3

Tesoura: É bom ter uma na cozinha, seja para abrir um pacote, separar os gomos de linguiça ou cortar as pétalas de uma alcachofra. Conheço uma senhora que aderiu às tesouras e corta as cabeças e tira as vísceras dos peixes com elas.

basico-42

Pedra para amolar facas: Se você tem facas, um dia terá que refazer o fio. Existem vários tipos de pedras. Algumas, como as japoneses, precisam ser hidratadas antes de usar. Outras usam óleo para lubrificar a superfície. Informe-se na hora da compra. As japonesas costumam não ser baratas mas mesmo assim levam anos para gastar. Mesmo assim, talvez seja necessário mandar as facas para um amolador profissional de vez em quando.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em equipamentos com as tags . ligação permanente.

15 Responses to O Básico – Parte 1

  1. Clau B diz:

    Peneiras também são necessárias :). bjs

    • Marisa Ono diz:

      Ainda vamos falar de outros utensílios, Clau. Conforme as fotos forem tiradas, serão publicadas e comentadas. É que, de outra forma, o post ficaria muito longo e a visualização seria comprometida.

  2. De todas essas coisas, a que mais uso, é o descascador de legumes, simplesmente não sei descascar batatas sem ele. Este seu pincel parece muito bom, eu comprei um caro, desses de cerdas de silicone da le creuset, não presta, as cerdas são muito grandes e geralmente ferem a massa pincelada, eu tinha um de cerdas naturais e embora muito bom para pincelar, o problema dele era lavar depois…

  3. Myrna diz:

    é, também acho penoso lavar o pincel depois. Costumo passar gema nas coisas com as mãos mesmo…
    Apenas esclarecendo, usei o pincel 2 vezes e passei gema com as mãos outras 2 ehehehe! Somando tudo dá 4, que são as vezes que usei o rolo de abrir massa.
    Numa cozinha como a minha, a tesoura é primordial para abrir pacotes e caixinhas tetra-pak!!

  4. Eu não vivo sem fouet e tesoura na cozinha. Aliás, quero, preciso e ainda vou ter uma tesoura que corta “julienne” – vi no wal-mart, baratinho, só não sei se cumpre o que promete!
    Beijos, Yumi

  5. Cesar Saldanha diz:

    Onde você encontrou o descascador de legumes que está no meio da foto, obrigado!

  6. Vera Pereira diz:

    Ola a todos, Marisa esse descascador do meio é maravilhoso e dura muitos anos. A parte do meio, como é articulavel, facilita muito. Infelizmente perdi o meu e estou tentando achar outro para comprar. Tinha aqui no Brasil, mas nunca vi mais.
    Se alguem encontrar por favor me avise onde e se eu encontrar avisarei tb.
    Parabéns pelo site

    • Marisa Ono diz:

      De fato, Vera, eu acho que o tenho há mais de 15 anos! Não tenho certeza de quando o comprei e continua sendo de grande ajuda. Para meu alívio, minha mãe tem outro parecido…

  7. Zelia Gopfert diz:

    Marisa, bom dia. Muito boas as suas informações sobre os apetrechos de cozinha. Gostaria de ter informações sobre um ralador de legumes, queijo, etc. Eu o vi num restaurante vegetariano, aqui no Rio de Janeiro. Consiste de uma placa de material plástico, com aberturas onde se inserem as lâminas que são para várias espessuras. Parece que é importado.
    Se você souber alguma coisa a respeito agradeço pela informação.
    Zélia

  8. Gostaria de comprar descascador de legumes do modelo deste do meio, que tem um eixo e gira em volta do que se quer descascar. Só que não consigo encontrar. Preciso de uma dúzia. Será que alguém pode me ajudar?
    Entrem em contato.
    Grata
    Isabel Fagundes

    • Marisa Ono diz:

      Maria Isabel, confesso que não sei onde tenha para vender, não me lembro se vi ou onde vi. Mas fica anotado aqui, se alguém souber, comentará.

  9. Clarice diz:

    Se alguém ainda quer saber, o descascador do meio é da marca Ekco [ekco.com], made in USA. Comprei 2 no Paraguai em 1989 e nenhum deles perdeu o corte até hoje! São comprovadamente excelentes!

Os comentários estão fechados.