Peras em Massa Folhada

pera-tatin-4

Poderia chamar essa sobremesa de “Tatin de Pera”? Bem, o fato é que é uma sobremesa fácil, muita coisa pode ser feita com muita antecedência e finalizada pouco antes de servir. E é quente, que combina com o friozinho que tem feito nos últimos dias.

Descasque e corte ao meio peras não muito maduras. Retire as sementes e leve para cozinhar em uma calda feita com açúcar, água e um pouco de suco de limão, até ficarem bem macias. Escorra da calda depois de frias e leve as metades ao congelador, em uma travessa ou assadeira. 

Pouco antes de servir, abra massa folhada em uma lâmina bem fina (pouco mais de 1 milímetro). Coloque as metades de peras congeladas com o lado cortado para baixo em uma tábua e cubra com a massa.

pera-tatin

Corte à volta, deixando uma pequena borda. A massa tende a encolher enquanto assa.

pera-tatin1

Faça algumas pregas em torno, para acentuar o formato.

pera-tatin2

Arrume as metades de cobertas com massa sobre uma assadeira forrada com calda de caramelo. Para a calda, leve ao fogo açúcar cristal com um pouco de água até ficar dourada. Acrescente um pouco de água (cuidado, pode espirrar) e deixe que ferva, até dissolver. Deverá resultar em uma calda não muito espêssa. Eu aromatizei com brandy, porque gosto do aroma.  Coloque a assadeira sobre outra chapa ou assadeira, para protegê-la do calor excessivo. Caso contrário, a calda poderá queimar antes da massa assar. Leve ao forno quente, até dourar.

Retire do forno, aguarde um minuto e, com cuidado, retire com uma espátula. Sirva quente. Se preferir, sirva com sorvete ou um creme de baunilha.

 

pera-tatin-3

Share This Post

10 comentários em “Peras em Massa Folhada”

  1. Isso é covardia, Marisa! A aparência dessa sobremesa é a melhor que já vi nos últimos tempos, até crua é apetitosa!
    Lá vou eu correndo comprar os ingredientes e fazer aqui, pro filho não nascer folhado e piriforme!
    Beijos, Cris Yumi

  2. Fiz outro dia, aproveitando peras na promoção do supermercado. Não estavam boas para comer cruas e resolvi cozinhar. Daí surgiu a idéia da sobremesa que pode ser adiantada (a calda também pode ser feita com antecedência). Doce de última hora! Eu abri a massa mais fina que o normal porque ela estufa demais e fica um tanto quanto disforme. Fininha, ela fica crocante e menos folhada.

  3. Regime de gastrite, Yoko? O que o médico recomendou? É que convivi com alguém que teve úlcera duodenal e não houve grandes restrições alimentares. Apenas, se não me falha a memória, o conselho de evitar excessos e alimentos fibrosos demais (que deveriam ser picados e bem cozidos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *