Choco-ichigo Daifuku

ichigo-choco-daifuku

O ichigo daifuku é um doce da confeitaria japonesa que está começando a ficar conhecido no Brasil. Originalmente, trata-se de um morango coberto com pasta doce de feijão (anko) e envolto por mochi (massa de arroz glutinoso). No entanto, já provei uma versão com creme de baunilha (que não em agradou, principalmente por conta da textura muito molenga). Não demorou muito para alguém juntar o chocolate ao morango dessa receita. Fiz uma versão desse doce, que não exige um pilão ou máquina de sovar mochi, nem vai anko, que ainda não vi para comprar pronto e sei que é muito trabalhoso de se fazer em casa. Como o morango é fresco, recomendo comer no mesmo dia ou até o dia seguinte, para não perder o frescor. É gostoso gelado, embora a casca fique um pouco mais firme.

Massa:

200 gramas de farinha de arroz mochigome (glutinous rice powder ou shiratama mochi-ko)

150 gramas de açúcar

300 ml de água

Recheio:

400 gramas de chocolate em barra, picado

200 ml de creme de leite

Morangos limpos e enxutos

Primeiro, prepare o recheio: aqueça o creme de leite, adicione o chocolate e misture até derreter. Leve à geladeira para firmar.

Envolva os morangos (sem os cabinhos) com o chocolate. Leve novamente à geladeira, para firmar bem. Para não fazer muita sujeira-bagunça-meleca, coloquei uma porção de massa em um filme plástico e o morango no centro. Fui modelando com ajuda do plástico.

Misture a farinha de arroz ao açúcar, junte água aos poucos, misturando bem.

Leve ao microondas por cerca de 6 minutos, misturando a cada 1 minuto e meio. A massa deverá ser firme e sem gosto de arroz cru. Despeje em uma assadeira polvilhada com mais farinha de arroz mochigome ou polvilho. Isso vai evitar que ele grude na assadeira. Polvilhe com mais farinha, espere esfriar e divida em porções.

Abra cada porção com as palmas das mãos. Envolva o doce com essa massa.

PS: para um resultado melhor, use creme de leite com alto teor de gordura. Confira o rótulo, algumas marcas possuem 20, outras 30 % de gordura.

O daifuku da foto está verde porque adicionei matcha (chá verde em pó) à massa, diluído em um pouco de água.

Rende cerca de 16 unidades

PS: Apesar do nome “Daifuku Mochi”, essa massinha que arroz que envolve o doce não é tecnicamente mochi. Mochi é arroz glutinoso cozido e pilado. Na confeitaria japonesa chamam de Gyuhi e é utilizada em diversos doces diferentes.

PS2: A versão mais “correta” do daifuko envolve pegar mochi, aquecer no vapor e adicionar açúcar, amassar, cozinhar novamente e modelar. Mas é muito complicado e essa versão feita com Gyuhi está ficando cada vez mais popular mesmo no Japão.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

20 Responses to Choco-ichigo Daifuku

  1. NICE diz:

    qdo eu for aih eu queroooooooooooo!!!!!! me deu agua na boca!

  2. Carmelina diz:

    Tudo de bom…
    Pode me usar de cobaia sempre!!!
    Rsrsrs

  3. Boa noite Marisa Ono.

    Intrometo-me neste post para lhe dar a conhecer a Bubok.Pt, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. Um pouco como o YouTube para os vídeos e o MySpace para a música, na Bubok.Pt o autor controla totalmente a sua obra e, no final, ainda recebe 80% dos lucros da venda do seu livro.

    Um das áreas em que gostaríamos muito de ver crescer o número de publicações é exactamente a culinária. Acreditamos que um livro é sempre um bom “fim” para as receitas arquivadas em blogues com a qualidade do seu. Uma vez que o texto está pronto e quase sempre acompanhado de imagens, só precisa de uma breve revisão para ficar pronto para publicar na Bubok.Pt, dando a conhecer os seus cozinhados a todos os que queiram comprar o seu livro.

    O processo de publicação é muito simples e rápido: basta seguir os 5 passos indicados em Bubok.Pt, do upload do ficheiro com a sua obra, à escolha do preço da obra. A Bubok disponibiliza os seus livros em E-book e em papel através de um serviço ecológico de Print On Demand, em que cada livro é impresso por encomenda e, por isso, sem tiragens mínimas ou excedentes poeirentos e poluentes.

    Ficamos à espera da sua visita em http://www.bubok.pt. Se precisar de algum esclarecimento, não hesite! Estou disponível para qualquer dúvida que possa surgir.

    marta.furtado@bubok.com

    • Marisa Ono diz:

      A proposta é interessante. No entanto, sendo a empresa portuguesa, para os leitores brasileiros, os custos com despesas de envio e o tempo consumido seriam desestimulantes.

  4. Yoko diz:

    Fiz, enfim, Marisa!
    Através de uma mercearia no Mercado Municipal de Curitiba, é possível encomendar anko.
    Como minha casa é das cavernas e não tem microondas, fiz no fogão, em banho maria, por medo de tostar o mochi. Mas foi muito demorado. Será que a panela pode ir no fogo direto?
    O resultado ficou muito bom. Levei pros meus amigos provarem e todos amaram.
    Muitíssimo obrigada!!!

    • Marisa Ono diz:

      Já ouvi dizer que pode ser cozido em uma panela, direto no fogo, mexendo vigorosamente. Antigamente minha mãe fazia no vapor, embrulhado em um pano fino molhado. O bom do cozimento no vapor é que não é preciso ficar cuidando muito dele.

  5. Yoko diz:

    Vou testar no vapor. Obrigada de novo!!!

  6. rosy diz:

    oi marisa!eu estava louca para ter uma maquina de mochi e pao,enfim esses dias ganhei uma de meu marido,da marca zojirushi,em formato da panela de goran,mas um pouco maior,eu estava pesquisando uma quadrada como a sua,ainda estou aprendendo a usar,apenas ja´fiz o pao com ela,mas queria mesmo fazer mochi,diz no manual ,para usar o arroz de mochi,mas tenho duvida de como fazer,sera´q vc poderia dar uma dica?onegai?

    • Marisa Ono diz:

      Creio que o modelo daqui de casa seja diferente do seu. De qualquer forma, o mochi é feito com arroz específico, chamado de mochigome. Vende em lojas de produtos orientais. Ele é bem branco. Na noite anterior ele é selecionado (de vez em quando vem misturado outro arroz no meio, mas é fácil de ver, ele é transparente), lavado e deixado de molho para hidratar. No modelo aqui de casa, o arroz é colocado em uma das cubas e a própria máquina se encarrega de cozinhar. No entanto, vi modelos em que o arroz precisa ser cozido primeiro. Basta levar o arroz para cozinhar no vapor, envolto em um pano fino.
      Depois de cozido, o arroz é colocado dentro da cuba com o batedor e a programação é selecionada. O arroz tem que ser sovado enquanto está quente. Os modelos que vi têm um alarme no meio do processo que é para avisar a hora de adicionar um pouco de água quente. Isso porque a massa vai ficando cada vez mais pegajosa e pesada, além de ir perdende água na forma de vapor. Não me lembro se é preciso adicionar água uma, duas ou três vezes.
      O mochi é modelado ainda quente, com ajuda de farinha de arroz ou mesmo polvilho.

  7. rosy diz:

    muito obrigada marisa!vou me arriscar fazer,por aqui!!uma coisa que tambem adoraria aprender,seria aqueles dangos,as bolinhas q parece de mochi,naquele molho adocicado,parecido de shoyu e açucar,espetado no palito,q vende junto com os tacoyaki,sei q vende farinha propria para dango por aqui,mas o processo de fazer a massa e´a mesma do mochi?

  8. monica nampo diz:

    oi marisa adoro seu blog pois amo cozinhar…mas gostarias de saber onde eu encontro essa farinha de motigome?me add no orkut…sou de londrina vc ainda reside aki?

    • Marisa Ono diz:

      A farinha de arroz glutinoso ou mochigome se encontra nas lojas especializadas em produtos orientais. Algumas marcas são importadas e há uma marca nacional, creio que de Registro (SP).
      Mudei-me há alguns anos de Londrina, estou no estado de São Paulo.

  9. Fernando diz:

    Marisa, posso utilizar a farinha de moti (arroz glutinoso) para preparo do moti sem o recheio ?
    Aquele moti que eh consumido no ano novo ?

    • Marisa Ono diz:

      Aquele mochi é feito no pilão ou na máquina própria para mochi. A textura dele é mais firme. Essa massa feita com farinha de arroz é muito mais mole.

  10. Nivaldo Sato diz:

    Boa tarde Marisa.
    Me chamo Nivaldo Sato sou de Maringá- Paraná gostaria de saber se tem como representar ou vender estes produtos em loja. Tudo que se refere a moti. Nunva havia experimentado este moti com morango, mas ao comer fiquei encantado. Gostaria de saber se tem alguma empresa que fornece, prazo de validade , pois gostaria de comercializar em minha cidade que não tem e a colonia é muito grande. Fico no aguardo de sua resposta. Obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      Nivaldo, não sei quem possa produzir aí. O mochi recheado com chocolate ou morango têm um prazo de validade muito curto, por isso não costuma ser comercializado em mercearias, geralmente em docerias.

  11. Pingback: Ichigo Daifuku « Cat, Le Chef

  12. Ale diz:

    Pensei no recheio com marrom glacê dissolve-lo um pouco para não ficar duro, e envolver o morango.

  13. Renata diz:

    Oi, Marisa, tudo bem? Pelo que andei lendo nos comentários, o mochi é feito com o arroz. Se eu quiser fazer o daifuku com o arroz mochigome, será que dá certo ou só mesmo com a farinha? Obrigada!!

Os comentários estão fechados.